Outras arte / outras educações físicas: os diálogos de um professor entre educação física e arte abstrata

Autores

  • Irene López Secanell Universidade da Flórida

DOI:

https://doi.org/10.17533/udea.efyd.v37n2a05

Palavras-chave:

educação física, arte, ensino superior, criatividade

Resumo

Neste artigo, o desafio de Kirk é explorado através de uma EF em torno da arte. Para fazer isso, as histórias autobiográficas de um professor da EF são usadas para mostrar os processos de aprendizagem gerados a partir de uma exposição de arte. A visita permite iniciar um jogo no qual você explora as possibilidades oferecidas pela arte abstrata hoje em suas práticas de educação física. O artigo quer discernir se a arte pode ser incorporada às nossas práticas profissionais para conceber a possibilidade de criar uma educação física longe dos discursos da performance. Nesse sentido, as atividades que o professor realiza são a espinha dorsal do texto, combinada com discursos sobre arte e educação física. Essas são atividades que visam interromper o conhecimento que futuros professores de EF têm sobre seu ambiente e permitem explorar novas possibilidades em seus usos educacionais por meio de um pensamento singular.

|Resumo
= 796 veces | HTML (ESPAÑOL (ESPAÑA))
= 159 veces| | XML (ESPAÑOL (ESPAÑA))
= 3 veces| | PDF (ESPAÑOL (ESPAÑA))
= 228 veces|

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Irene López Secanell, Universidade da Flórida

Doutor em Pedagogia, Universidade de Lleida. Trabalho na Universidade da Flórida.

Referências

Armour, K. (2006). The way to a teacher’s heart: Narrative research in physical education. In D. Kirk, D. MacDonald, & M. O'Sullivan (Eds.), Handbook of physical education (pp.467-485). London, UK: Sage Publications.

Arnold, P. (1991). The preeminence of skill as an educational value in the movement curriculum. Quest, 43(1), 66-77.

Aucouturier, B. (2004). Los fantasmas de acción y la práctica psicomotriz. España: GRAO.

Barrett, T. (2004). Investigating art criticism in education: An autobiographical narrative. In E. Eisner & M. Day (Eds.), Handbook of research and policy in art education (pp.725-749). Mahwah: Lawrence Erlbaum.

Biesta, G. (2010). Good education in an age of measurement-ethics, politic, democracy. Colorado: Paradigm Publishers.

Camnitzer, L. (2013). Un saber realmente útil: pensar en torno al arte y a través de él. Madrid, España: Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía.

Canales, I. (2006). Consecuencias pedagógicas de la mirada y el tacto en la expresión corporal (Tesis doctoral). Universidad de Lleida, España.

Coterón, J., & Sánchez, G. (2013). Expresión corporal en EF: bases para una didáctica fundamentada en los procesos creativos. Retos. Nuevas tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación, 24, 117-122.

Devís, J. (2017). La investigación narrativa en la educación física y el deporte. Movimiento, 23(1), 13-24.

Dewey, J. (1934). El arte como experiencia. Madrid: Paidós.

Eisner, E. (2003). Artistry in education. Scadinavian Journal of Educational Research, 47, 273-283.

González, G., & Martínez, L. (2009). Aproximación a los significados e interpretaciones de la lesión en futuros docentes de Educación Física por medio de narraciones autobiográficas. Retos. Nuevas tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación , 15, 35-40.

Hernández, F., & Rifà, M. (2011). Investigación autobiográfica y cambio social. Barcelona: Octaedro.

Hernández, F., Sancho, J., & Rivas, J. (2011). Historias de vida en educación. Biografías en Contexto. Barcelona: Universitat de Barcelona, Esbrina-Recerca 14.

Jové, G., Farrero, F., & Selfa, M. (2017). A la derriba: una propuesta de enseñanza y aprendizaje a través del arte contemporáneo.Arte y Sociedad. Revista de Investigación, 12, 1-18.

Kirk, D. (2009).Physical education futures. London: Routledge.

Kirk, D., MacDonald, D., & O'Sullivan, M. (Eds.) (2006). Handbook of physical education . London, UK: Sage Publications .

Leggo, C. (2010). Lifewriting: A poet’s cautionary tale. Learning Landscapes, 4(1), 67-84.

López, I. (2016). “Resignificant” la formació inicial de mestres: l'aprenentatge com a projecte vital (Tesis doctoral). Universidad de Lleida, España.

López, I. (2018). La educación en movimiento: análisis de una sesión de Educación Física desde un enfoque fenomenológico.Lecturas: Educación Física y Deportes, 23(248), 30-48.

López, I., & Jové, G. (2017). (De)construyendo la Educación Física mediante ambientes de aprendizaje de arte contemporáneo. Ágora para la Educación Física y el Deporte, 19(2-3), 226-256.

Monfort, M., & Iglesias, N. (2015). La creativitat en l’expressió corporal. Un estudi de casos en educació secundària. Apunts. Educació Física i Esports, 122, 28-35.

Montávez, M., & González, I. (2012). La expresión corporal en educación física en primaria. Conclusiones sólidas para una sociedad líquida. Tándem. Didáctica de la Educación Física, 39, 8-21.

Ranciere, J. (2005). Sobre políticas estéticas. Barcelona, España: Servei de Publicacions de la Universitat Autònoma de Barcelona.

Solá, J. (2009). Els paradigmes científics en la investigació educativa i el model de camp psicològic. Temps d’Educació, 37, 235-252.

Stolz, S. (2014). The philosophy of physical education: A new perspective. London: Routledge .

Tapié, M. (1952).Un art autre: où il s' agit de nouveaux dévidages du réel. Paris: Gabriel-Giraud.

Publicado

2019-12-09

Como Citar

López Secanell, I. (2019). Outras arte / outras educações físicas: os diálogos de um professor entre educação física e arte abstrata. Educación Física Y Deporte, 37(2), 205–242. https://doi.org/10.17533/udea.efyd.v37n2a05

Edição

Seção

Artigos de pesquisa