Outras arte / outras educações físicas: os diálogos de um professor entre educação física e arte abstrata
DOI:
https://doi.org/10.17533/udea.efyd.v37n2a05Palavras-chave:
educação física, arte, ensino superior, criatividadeResumo
Neste artigo, o desafio de Kirk é explorado através de uma EF em torno da arte. Para fazer isso, as histórias autobiográficas de um professor da EF são usadas para mostrar os processos de aprendizagem gerados a partir de uma exposição de arte. A visita permite iniciar um jogo no qual você explora as possibilidades oferecidas pela arte abstrata hoje em suas práticas de educação física. O artigo quer discernir se a arte pode ser incorporada às nossas práticas profissionais para conceber a possibilidade de criar uma educação física longe dos discursos da performance. Nesse sentido, as atividades que o professor realiza são a espinha dorsal do texto, combinada com discursos sobre arte e educação física. Essas são atividades que visam interromper o conhecimento que futuros professores de EF têm sobre seu ambiente e permitem explorar novas possibilidades em seus usos educacionais por meio de um pensamento singular.
Downloads
Referências
Armour, K. (2006). The way to a teacher’s heart: Narrative research in physical education. In D. Kirk, D. MacDonald, & M. O'Sullivan (Eds.), Handbook of physical education (pp.467-485). London, UK: Sage Publications.
Arnold, P. (1991). The preeminence of skill as an educational value in the movement curriculum. Quest, 43(1), 66-77.
Aucouturier, B. (2004). Los fantasmas de acción y la práctica psicomotriz. España: GRAO.
Barrett, T. (2004). Investigating art criticism in education: An autobiographical narrative. In E. Eisner & M. Day (Eds.), Handbook of research and policy in art education (pp.725-749). Mahwah: Lawrence Erlbaum.
Biesta, G. (2010). Good education in an age of measurement-ethics, politic, democracy. Colorado: Paradigm Publishers.
Camnitzer, L. (2013). Un saber realmente útil: pensar en torno al arte y a través de él. Madrid, España: Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía.
Canales, I. (2006). Consecuencias pedagógicas de la mirada y el tacto en la expresión corporal (Tesis doctoral). Universidad de Lleida, España.
Coterón, J., & Sánchez, G. (2013). Expresión corporal en EF: bases para una didáctica fundamentada en los procesos creativos. Retos. Nuevas tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación, 24, 117-122.
Devís, J. (2017). La investigación narrativa en la educación física y el deporte. Movimiento, 23(1), 13-24.
Dewey, J. (1934). El arte como experiencia. Madrid: Paidós.
Eisner, E. (2003). Artistry in education. Scadinavian Journal of Educational Research, 47, 273-283.
González, G., & Martínez, L. (2009). Aproximación a los significados e interpretaciones de la lesión en futuros docentes de Educación Física por medio de narraciones autobiográficas. Retos. Nuevas tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación , 15, 35-40.
Hernández, F., & Rifà, M. (2011). Investigación autobiográfica y cambio social. Barcelona: Octaedro.
Hernández, F., Sancho, J., & Rivas, J. (2011). Historias de vida en educación. Biografías en Contexto. Barcelona: Universitat de Barcelona, Esbrina-Recerca 14.
Jové, G., Farrero, F., & Selfa, M. (2017). A la derriba: una propuesta de enseñanza y aprendizaje a través del arte contemporáneo.Arte y Sociedad. Revista de Investigación, 12, 1-18.
Kirk, D. (2009).Physical education futures. London: Routledge.
Kirk, D., MacDonald, D., & O'Sullivan, M. (Eds.) (2006). Handbook of physical education . London, UK: Sage Publications .
Leggo, C. (2010). Lifewriting: A poet’s cautionary tale. Learning Landscapes, 4(1), 67-84.
López, I. (2016). “Resignificant” la formació inicial de mestres: l'aprenentatge com a projecte vital (Tesis doctoral). Universidad de Lleida, España.
López, I. (2018). La educación en movimiento: análisis de una sesión de Educación Física desde un enfoque fenomenológico.Lecturas: Educación Física y Deportes, 23(248), 30-48.
López, I., & Jové, G. (2017). (De)construyendo la Educación Física mediante ambientes de aprendizaje de arte contemporáneo. Ágora para la Educación Física y el Deporte, 19(2-3), 226-256.
Monfort, M., & Iglesias, N. (2015). La creativitat en l’expressió corporal. Un estudi de casos en educació secundària. Apunts. Educació Física i Esports, 122, 28-35.
Montávez, M., & González, I. (2012). La expresión corporal en educación física en primaria. Conclusiones sólidas para una sociedad líquida. Tándem. Didáctica de la Educación Física, 39, 8-21.
Ranciere, J. (2005). Sobre políticas estéticas. Barcelona, España: Servei de Publicacions de la Universitat Autònoma de Barcelona.
Solá, J. (2009). Els paradigmes científics en la investigació educativa i el model de camp psicològic. Temps d’Educació, 37, 235-252.
Stolz, S. (2014). The philosophy of physical education: A new perspective. London: Routledge .
Tapié, M. (1952).Un art autre: où il s' agit de nouveaux dévidages du réel. Paris: Gabriel-Giraud.

