Héctor Abad Gómez como mestre popular. Uma aproximação a sua vida, obra e palestra

Autores

  • Luis Emilio Zea Bustamante Universidade de Antioquia

DOI:

https://doi.org/10.17533/udea.rfnsp.v35n2a02

Palavras-chave:

educação popular, educador, promotoras, saúde

Resumo

Objetivo: propor ao Héctor Abad Gómez como mestre popular em saúde desde uma aproximação a sua vida e obra. Metodologia: a través da investigação histórico-pedagógica se fez uma leitura criteriosa de 173 textos escritos pelo Abad Gómez ou escritos sobre a sua vida, escolhendo 70 deles. Discussão: Héctor Abad Gómez recreia nas suas obras os postulados do Paulo Freire do que é um mestre popular, unindo na sua vida princípios e valores como a coerência ético-política, o troco da realidade e o trabalho direto com as comunidades; estes três elementos tomam forma numa das grandes propostas: as promotorias rurais de saúde. Conclusões: o trabalho com as promotoras, assim como as suas ações como defensor de direitos humanos e a sua vida como educador, situam ao Héctor Abad como um dos primeiros mestres populares na Colômbia, onde a saúde ela vida aparecem como cenários de reivindicação da dignidade humana.

|Resumo
= 850 veces | PDF (ESPAÑOL (ESPAÑA))
= 393 veces|

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Emilio Zea Bustamante, Universidade de Antioquia

Doutor em Educação, Magíster em Desenvolvimento Educativo e Social, Enfermeiro. Universidade de Antioquia, Colômbia.

Referências

(1). Torres R, Freire P. Educación popular: un encuentro con Paulo Freire. Caracas: Cooperativa Laboratorio Educativo; 1986.

(2). Torres A. Educación popular: trayectoria y actualidad. Caracas: Universidad Bolivariana de Venezuela; 2011. 153 p.

(3). Freire P. Cartas a quien pretende enseñar. Buenos Aires: Siglo xxi; 2004. 160 p.

(4). Zea L. Una mirada histórico pedagógica a la intersección de los campos de la educación popular y la Salud en Colombia. Décadas de 1960, 1970 y 1980. [Tesis doctoral]. Medellín: Universidad de Antioquia, Facultad de Educación; 2017.

(5). Fornaca R. La investigación histórico-pedagógica. Barcelona: Oikos Tau; 1978. 176 p.

(6). Yarza A. Preparación de maestros, reformas, pedagogía y educación de anormales en Colombia: 1870-1940. Medellín: Universidad de Antioquia; 2011.

(7). Faciolince H. Apuntes de una biografía. En: Juten P, editor. Una Vida por la vida: Testimonios sobre la vida y obra de Héctor Abad Gómez. Bogotá: Coedición; 1989. p. 16-23.

(8). Sánchez Á. Salud pública y compromiso social. La obra científica de Hector Abad Gómez (1921-1987). Alicante: Universidad de Alicante; 2010.

(9). Faciolince H. El olvido que seremos. Bogotá: Planteta; 2006.

(10). Dirección Seccional de Salud de Antioquia. Promotoras de Salud. Primer nivel de contacto entre la comunidad y el sistema de prestación de servicios de salud. Medellín: DSSA; 1998.

(11). Abad H. Algunas consideraciones sobre Salud Pública en el Departamento de Antioquia. Medellín: Universidad de Antioquia; 1947.

(12). Gómez E, Correa F. Memoria de la Facultad Nacional de Salud Pública; 1999. 154 p.

(13). Cataño L. Héctor Abad Gómez, promotor de la salud. In: Junten P, editor. Una vida por la vida Testimonios de la vida y obra de Héctor Abad Gómez. Bogotá: Coedición; 1989. p. 55-62.

(14). Abad H. Anteproyecto de curso para promotores de salubridad rural. Medellín: Universidad de Antioquia; 1959. p. 3.

(15). Abad H. Mis cinco mil novias. U-235. Medellín: Universidad de Antioquia; 2012.

(16). Abad H. Diez Años de Salud Pública en Antioquia. Antioquia Médica. 1962; 12(1): 662-66.

(17). Organización Panamericana de la Salud. Declaración de Alma Ata. Conferencia Internacional sobre Atención Primaria en Salud; 6-12 de septiembre de 1978. URSS: OPS; 1978.

(18). Organización Mundial de la Salud. Carta de Ottawa para la promoción de la salud. Ontario: OMS; 1986.

(19). Freire P. De las virtudes del educador. Educación popular. Buenos Aires: Centro cultural General San Martín; 1985. p. 4.

(20). Cabrera O. El perfil del educador popular. Revista interamericana de educación de adultos. 1989; 12(1): 24-45.

(21). Abad H. Manual de la tolerancia. Medellín: Colección Otra Parte; 1990.

(22). Freire P. Pedagogía de la autonomía. México: Siglo XXI; 1997.

(23). Torres A. Educación popular: Evolución reciente y actuales búsquedas. Revista la Piragua. 1993; 32: 8-25.

(24). Velásquez F. Dos vidas ejemplares: Héctor Abad Gómez y nuestra asociación de profesores. Revista Lectiva. 1997: 41-6.

Publicado

2017-05-29

Como Citar

1.
Zea Bustamante LE. Héctor Abad Gómez como mestre popular. Uma aproximação a sua vida, obra e palestra. Rev. Fac. Nac. Salud Pública [Internet]. 29º de maio de 2017 [citado 31º de janeiro de 2025];35(2):179-85. Disponível em: https://revistas.udea.edu.co/index.php/fnsp/article/view/325368

Edição

Seção

Investigación

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.