Comprimidos (1929), por Lydia Bolena (1882-1959). Um capítulo inédito do conto modernista da literatura colombiana.
DOI:
https://doi.org/10.17533/udea.lyl.n81a15Palavras-chave:
Lydia Bolena, imprensa, história, modernismo, cosmopolitismoResumo
Este artigo procura destacar uma figura pouco estudada na história do conto modernista e da literatura feminina do século XX na Colômbia. Trata-se da obra narrativa da escritora Lydia Bolena, publicada na imprensa colombiana e estrangeira entre 1912 e 1947. Uma parte importante deste trabalho foi compilada no livro Comprimidos (1929). Este estudo explora alguns elementos característicos da narrativa modernista nesta obra, tanto formal (construção precisa e austera) quanto temática (cosmopolitismo, presença da cidade, esteticismo), assim como a voz da mulher do século XX.
Downloads
Referências
Agudelo, A. M. (2018). Cuento y géneros próximos en revistas literarias colombianas (1900-1951): un balance. Anales de Literatura Hispanoamericana, 47, 17-36.
Baquero, M. (1967). Qué es el cuento. Columba.
Bolena, L. (1929). Comprimidos. Trejos Hermanos.
Bolena, L. (19 de mayo de 1943). [Carta a Blanca Isaza]. Archivo Blanca Isaza y J. B. Jaramillo. Carpeta 1943. Biblioteca Central, Universidad de Caldas, Manizales.
Bolena, L. (diciembre de 1941). Faz porteña. Manizales, 2(15), 459.
Bolena, L. (mayo de 1946). Tragedia simia. Manizales, 7(68), 229-230.
Bolena, L. (diciembre de 1947). El sepulcro de Rubén Darío. Manizales, 9(87), 215.
Bolena, L. (2000). Una vivienda encantadora. En R. Illán Bacca (Comp.), Veinticinco cuentos barranquilleros (pp. 7-10). Universidad del Norte.
Carrasquilla, T. (2014). Homilía N.º 1. En Herejías y homilías (pp. 21-40). Universidad Autónoma Latinoamericana.
Carrasquilla, T. (2014). Homilía N.º 2. En Herejías y homilías (pp. 49-89). Universidad Autónoma Latinoamericana.
Castañeda Aragón, G. (23 de junio de 1930). Marginaciones bibliográficas. Comprimidos. Lydia Bolena. Repertorio Americano, p. 357.
Cortázar, J. (1993). Algunos aspectos del cuento. En C. Pacheco & L. Barrera (Comps.), Del cuento y sus aldrededores (pp. 379-407). Monteávila.
Friedman, N. (1993). ¿Qué hace breve un cuento breve?. En C. Pacheco & L. Barrera (Comps.), Del cuento y sus aldrededores (pp. 85-105). Monteávila.
Gómez Carrillo, E. (1 de julio de 1906). El arte de trabajar la prosa artística. El Nuevo Tiempo Literario, 199-203.
Gómez Carrillo, E. (3 de Marzo de 1907). La novela francesa se muere. El Nuevo Tiempo Literario, 81-83.
Gómez Corena, P. (6 de julio de 1929). El libro de una sutil cuentista. La obra de Lydia Bolena tiene maciza contextura. Repertorio Americano, 8, 13.
Isaza, B. (1959). Lydia Bolena. Manizales, 273.
Isaza, B. (1926). Cuentos de la montaña. Tipografía Blanco y Negro.
Illán Bacca, R. (Comp.). (2000). Veinticinco cuentos barranquilleros.: Ediciones Uninorte.
Jaramillo Vélez, A. M. (2014). La profesionalización del escritor hispanoamericano. En T. Carrasquilla, Herejías y homilías (p. 11-19). Universidad Autónoma Latinoamericana.
Londoño, V. M. (13 de Mayo de 1906). Notas. El Nuevo Tiempo Literario, 89-90.
Mercado Romero, J. & Montes Mathieu, R. (Comps.). (2003). Antología del cuento caribeño. Fondo Editorial Universidad del Magdalena.
Millás, J. J. (1993). Lo que cuenta el cuento. En C. Pacheco & L. Barrera Linares (Comps.), Del cuento y sus alrededores (pp. 247-253). Monteávila.
Monguió, L. (1962). De la problemática del modernismo: la crítica y el «cosmopolitismo». Revista Iberoamericana, 75-86.
Neli, E. (1926). Cuentos. Ediciones Colombia.
Olivares, J. (1991). La recepción del decadentismo en Hispanoamérica. En C. Goic (Comp.) Historia y crítica de la literatura hispanoamericana, vol. 2 (pp. 74-86). Crítica.
Ospina, S. (1926). Cuentos y crónicas. Imprenta Oficial.
Pertuz, Á. (s. f.). Fotografía de Lydia Bolena (Julia Jimeno de Pertuz). Archivo Personal de Álvaro Pertuz.
Pertuz, Á. (s. f.). Fotografía de portada de Comprimidos (1929) de Lydia Bolena. Archivo Personal de Álvaro Pertuz.
Poe, E. A. (1993). Hawthorne y la teoría del efecto en el cuento. En C. Pacheco & L. Barrera Linares (Comps.), Del cuento y sus alrededores (pp. 293-309). Monteávila.
Ruiz Manotas, P. (2020). La construcción del divorcio en Colombia desde las normas jurídicas a partir del siglo XIX.
Diferencias de género e influencia política y religiosa. Revista de Derecho Privado, 39, 109-139.
Samper Ortega, D. (Comp.). (1935). Varias cuentistas colombianas. Editorial Minerva.
Torres, C. A. (11 de Agosto de 1907). Del movimiento literario en la Europa contemporánea. El Nuevo Tiempo Literario, 464-466.
Unamuno, M. (20 de marzo de 1906). Literatura colombiana. El Nuevo Tiempo Literario, 575-579.
Uribe, B. (Comp.). (1934). Mujeres de América. Imprenta Oficial.
Valera, J. (1945). Carta - Prólogo. En R. Darío, Azul (pp. 11-32). Espasa-Calpe.
Villacastin, R. (1987). Catálogo-archivo Rubén Darío. Universidad Complutense.
Yurkievich, S. (1991). Celebración del modernismo. En C. Goic (Ed.), Historia y crítica de la literatura hispanoamericana (vol. 2, pp. 371-376). Crítica.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Lingüística y Literatura
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Creative Commons by-nc-sa
Aqueles autores/as que tenham publicações com esta revista, aceitam os seguintes termos:
1. A revista é o titular dos direitos de autor dos artigos, os quais estarão simultaneamente sujeitos à Licença Internacional de Atribuição-Não comercial-CompartilhaIgual 4.0 de Creative Commons que permite a terceiros compartilhar a obra sempre que se indique seu autor e sua primeira publicação esta revista.
2. Os autores/as poderão adotar outros acordos de licença não exclusiva de distribuição da versão da obra publicada (p. ex.: depositá-la em um arquivo telemático institucional ou publicá-la em um volume monográfico) desde que se indique a publicação inicial nesta revista.
3. Permite-se e recomenda-se aos autores/as difundir sua obra através da Internet (p. ex.: em arquivos telemáticos institucionais ou em sua página web) antes e durante o processo de envio, o que pode produzir intercâmbios interessantes e aumentar as citações da obra publicada.