Ecologias nômades: as plantas, o conhecimento incorporado e a temporalidade na Amazônia Colombiana

Autores

  • Iván Dario Vargas Roncancio Universidade Duke

DOI:

https://doi.org/10.17533/udea.boan.v32n53a14

Palavras-chave:

mambia, agencia das plantas, temporalidades não humanas, decolonialidade, Amazônia colombiana

Resumo

Uma aproximação não antropocêntrica às relações humanas e outras não humanas na Amazônia colombiana, este artigo faz um seguimento aso encontros planta-humano no contexto do uso ritual da coca (Quech kuka;. Lat. Erythroxylon coca) com um idoso Murui. Nele descreve-se como as plantas e os seres humanos criam em conjunto conhecimento baseado no lugar, ecologias e territórios. O artigo também se aproxima a assuntos da vida sócio ecológica amazônica além das noções teleológicas de tempo, mudança e historia. Uma conversa sobre as relações planta-humano sugere que as questões da corporeidade, ingestão e tato, entre outras, poderiam ser de interesses para a teoria não colonial.

|Resumo
= 469 veces | PDF (ESPAÑOL (ESPAÑA))
= 294 veces| | HTML (ESPAÑOL (ESPAÑA))
= 23 veces|

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iván Dario Vargas Roncancio, Universidade Duke

Aluno de Doutorado, Departamento de Estudos Românicos - Estudos Latino-Americanos.

Referências

Allen, Catherine (2002). The hold life has. Coca and cultural identity in an Andean community. Smithsonian Institute Press, Washington.

Andrade, Ángela (1990). “Sistemas Agrícolas Tradicionales en el Medio Caquetá”. In: Correa, François (ed.). La Selva Humanizada. Instituto Colombiano de Antropología e Historia (ICANH), Financiera Energética Nacional (FEN), CEREC, Bogotá.

Andrade, Ángela (1992). “Bases para el Estudio y diagnóstico preliminar de los Sistemas de producción en la Amazonía Colombiana”. In: Amazonia Colombiana. Diversidad y Conflicto. Colciencias, CONIA, CEGA, Bogotá.

Correa, Francois (1990). “La Reciprocidad como modelo cultural de la reproducción del medio y la sociedad Taiwano”. In: Correa, François (ed.). La Selva Humanizada. Instituto Colombiano de Antropología e Historia (ICANH), Financiera Energética Nacional (FEN), CEREC, Bogotá.

Descola, Philippe (2013). Beyond nature and culture. University of Chicago Press, Chicago.

Despret, Vinciane (2004). “The Body We Care For: Figures of Anthropo-zoo-genesis”. In: Body and Society, vol. 10, N.° 2-3, pp. 111-134.

Echeverry, Juan Alvaro and Kinerai, Hipólito Candre (1993). Tabaco Frío. Coca Dulce. Palabras del Anciano Kinerai de la Tribu Cananguchal para sanar y alegrar el corazón de sus huérfanos. Concultura, Bogotá.

Echeverry, Juan Álvaro and Pereira, Edmundo (2010). “Mambear coca no es pintarse la boca de verde.’ Notas sobre el uso ritual de la coca amazónica”. In: Chavez, Margarita and Del Cairo, Carlos (comps.). Perspectivas antropológicas sobre la Amazonía Contemporánea. Instituto Colombiano de Antropología e História (ICANH) y Universidad Javeriana, Bogotá, pp. 565-594.

Escobar, Arturo (2015). Sentipensar con la Tierra. Nuevas lecturas sobre desarrollo, territorio y Diferencia. Ediciones Universidad Autónoma Latinoamericana (UNAULA), Medellín.

Fausto, Carlos (2007). “Festing on people: Eating animals and humans in native Amazonian”. In: Current Anthropology, vol. 48, N.° 4, pp. 497-530.

Grillo Fernández, Eduardo (1998). “Development or cultural affirmation in the Andes?”. In: ApffelMarglin, Frederique and PRATEC (eds.). The Spirit of Regeneration. Andean Culture Confronting Westerns Notions of Development. Zed Books, New York.

Haraway, Donna (2008). When Species Meet. University of Minnesota Press, Minneapolis.

Ingold, Tim (2000). The perception of the environment: Essays on livelihood, dwelling and skill, Routledge, London.

Kawa, Nicholas (2016). Amazonia in the Anthropocene. People, soils, plants, forests. University of Texas Press, Austin.

Kohn, Eduardo (2013). How Forests Think. University of California Press, Berkeley.

Lyons, Kristina (2014). “Soil Science, Development, and the “Elusive Nature” of Colombia’s Amazonian Plains”. In: The Journal of Latin American and Caribbean Anthropology, vol. 19, N.° 2, pp. 212-236.

Lyons, Kristina (2016). “Decomposition as Life Politics: Soils, Selva, and Small Farmers Under the Gun of the US-Colombia War on Drugs”. In: Cultural Anthropology, vol. 31, N.°1, pp. 56-81.

Marder, Michel (2013). Plant-thinking. A philosophy of Vegetal life. Columbia University Press, New York.

Maturana, Humberto and Varela, Francisco (1994). De máquinas y seres vivos. Autopoiesis: la organización de lo vivo. Editorial Universitaria, Santiago de Chile.

Mignolo, Walter (2000). Local histories/global designs. coloniality, subatern knowledges, and border thinking. Princeton University Press, Princeton.

Mignolo, Walter (2011). The darker side of Western modernity. Duke University Press, Durham.

Ramírez, Maria Clemencia (2011). Between the guerrillas and the state: The Cocalero movement, citizenship, and identity in the Colombian Amazon. Duke University Press, Durham.

Rodríguez, Carlos Alberto (2010). “Sistemas agrícolas–chagras y seguridad alimentaria”. In: Monitoreos comunitarios para el manejo de los recursos naturales en la Amazonía Colombiana, vol.2. Tropenbos International, Bogotá.

Slater, Candace (2002). Entangled Edens. Visions of the Amazon. University of California Press, Berkeley.

Smith Tuhiwai, Linda (2012). Decolonizing methodologies Zed Book, New York.

Strathern, Marilyn (2004). Partial Connections. Walnut Creek, AltaMira Press, California.

Strathern, Marilyn (2015). Kinship, Law and the Unexpected. Relatives are always a surprise. Cambridge University Press, Cambridge.

Urbina Rangel, Fernando (1992). Hojas del Poder. Relatos sobre la Coca entre los Uitotos y Muinanes de la Amazonía Colombiana. Centro Editorial Universidad Nacional de Colombia, Bogotá.

Urbina Rangel, Fernando (2010). “El origen de la coca”. In: Urbina Rangel, Fernando. Las palabras del origen. Breve compendio de la mitología de los Uitoto. Biblioteca Básica de los Pueblo Indígenas de Colombia, : Ministerio de Cultura, Bogotá.

Urbina Rangel, Fernando (2011). La coca. Palabras-hoja para cuidar el mundo. In: Maguaré, vol. 25, N.° 2, Bogotá, pp. 199-225.

Varela, Francisco (1999). Ethical know-how: Action, wisdom and cognition. Stanford University Press, Stanford.

Vasquez, Rolando (2012). “Towards a Decolonial Critique of Modernity. Buen Vivir, Relationality and the Task of Listening”. In: Fornet-Betancourt, Raul (ed.). Capital, Poverty, Development, Denktraditionen im Dialog, vol. 33, Wissenschaftsverlag, Mainz, Aachen, pp. 241-252.

Viveiros de Castro, Eduardo (2004). “The forest of mirrors. A few notes on the ontology of Amazonian spirits”. In: Symposium La nature des esprits : humains et non-humanis dans les cosmologies autochtones des Amériques. Centre Interuniversitaire d’Études et de Recherches sur les Autochtones, Université Laval, Québec.

Zakour, Michael and Gillespie, David (2013). “Vulnerability Theory”. In: Community Disaster Vulnerability. Springer, Berlín, pp. 17-35.

Cybergraphy

Lyons, Kristina (2015) “Can There Be Peace With Poison?” In: Cultural Anthropology Hotspot Collection: When Peace is the Exception: Negotiating Colombia’s Post-Conflict Futures. [Online:] http://www.culanth.org/fieldsights/679-can-there-be-peace-withPoison. (Visited on April 30th 2015).

Lyons, Kristina (2016). Decentering “the human” at the interfaces of anthropology and science studies? [Online:] https://savageminds.org/2016/12/12/decentering-the-human-at-the-interfacesof-anthropology-and-science-studies/. (Visited on November 14th 2016).

Varela, Francisco (2001). La belleza de pensar. https://www.youtube.com/results?search_query=la%20belleza%20de%20pensar%20francisco%20varela&sm=1. (Visited on November 14th 2016).

Publicado

2017-01-01

Como Citar

Vargas Roncancio, I. D. (2017). Ecologias nômades: as plantas, o conhecimento incorporado e a temporalidade na Amazônia Colombiana. Boletim De Antropologia, 32(53), 255–276. https://doi.org/10.17533/udea.boan.v32n53a14

Edição

Seção

Artigo de reflexão