A propaganda do comportamento empresarial como um imperativo cultural e psicológico no trabalho de Edward Bernays

Autores

  • Juan Esteban Posada Morales Universidade Nacional de Colombia

DOI:

https://doi.org/10.17533/udea.boan.v37n63a04

Palavras-chave:

Emoções políticas, neo-liberalismo, empreendedorismo, liberdade, capitalismo, propaganda

Resumo

O objetivo deste texto é realizar uma breve análise que nos permite refletir sobre a proposta de simplificar o comportamento dos cidadãos por meio da propaganda, feita por Edward Bernays. Para reconhecer os horizontes teóricos contribuídos pelo autor acima mencionado, os elementos para reinterpretar o significado, neste caso, da idéia de que a construção de certezas para caminhar pelo mundo, foi identificada como o dispositivo por excelência que o capitalismo deveria tentar operar e materializar como uma totalidade integradora do sentido da verdade essencial.

|Resumo
= 488 veces | PDF (ESPAÑOL (ESPAÑA))
= 142 veces|

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Bernays, E. (2008). Propaganda. Madrid: Melusina.

Balibar, Étienne. Ciudadanía. Buenos Aires: Adriana Hidalgo Editora, 2013.

Bauman, Z. (2005). Identidad. Madrid: Losada.

Castro, Edgardo. Diccionario Foucault. Buenos Aires: Siglo Veintiuno Editores, 2011.

Castro-Gómez, S. (2015). Historia de la gubernamentalidad I. Bogotá: Siglo del Hombre Editores.

De Certeau, M. (2007). La invención de lo cotidiano, México: UIA.

Foucault, M. (2007). Nacimiento de la biopolítica. México: Fondo de Cultura Económica.

Han, B. (2014). Psicopolítica. Neoliberalismo y nuevas técnicas de poder. Barcelona: Herder.

Harvey, D. (2015). Breve historia del neoliberalismo. Madrid: Ediciones Akal.

Hayek, F. (1998). Los fundamentos de la libertad. Madrid: Unión Editorial.

Hirschman, Albert. Las pasiones y los intereses. Salamanca: Capitán Swing Libros, 2014.

Lacan, J. “Subversión del sujeto y dialéctica del deseo en el inconsciente freudiano”. En Escritos, (Buenos Aires: Siglo XXI, 2003), 773-807.

Laval, C y Dardot P. (2013). La nueva razón del mundo. Ensayo sobre la sociedad neoliberal. Barcelona: Editorial Gedisa.

Le Bon, G. (2004) La psicología de las masas, Buenos Aires: Unión del personal civil de la nación.

Rojas Brítez, G. (2011) Las clases sociales en Karl Marx y Max Weber: elementos para una comparación, Asunción: Centro de Estudios y Educación Popular Germinal.

Santamaría, A. (2018). En los límites de lo posible. Política, cultura y capitalismo afectivo. Madrid: Akal.

Sloterdijk, P. (2003). Esferas I. Madrid: Ediciones Siruela.

Zizek, Slavoj. 2004. «El espectro de la ideología». En Ideología. Un mapa en cuestión, editado por Slavoj Zizek, 7-42. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2004.

Cibergrafía

Adam Curtis (Director) (2002). El siglo del Yo [Documental] BBC Four y RDF Media, Reino Unido.

Publicado

2022-10-21

Como Citar

Posada Morales, J. E. (2022). A propaganda do comportamento empresarial como um imperativo cultural e psicológico no trabalho de Edward Bernays. Boletim De Antropologia, 37(63), 15. https://doi.org/10.17533/udea.boan.v37n63a04