“Enunciação antirracista nas práticas artísticas na Colômbia
diálogos e mal-entendidos na pesquisa colaborativa
DOI:
https://doi.org/10.17533/udea.boan.v39n67a5Palavras-chave:
Antirracismo, práticas artísticas, enunciação antirracista, corpo, afetividadeResumo
Este artigo tem como objetivo contribuir para a reflexão sobre a mobilização antirracista na Colômbia a partir da perspetiva das práticas artísticas, através da experiência de trabalho etnográfico e colaborativo com artistas afro-colombianos e mestiços. Propõe a noção de um “campo de enunciação antirracista” que emerge de uma leitura interpretativa do trabalho de artistas colombianos cujos projectos abordam a questão do racismo. Traça as primeiras manifestações da luta contra o rac- ismo nas artes e centra a discussão do antirracismo no corpo e na afetividade como mediações de onde emergem três sentidos anti-racistas: o antirracismo como possibilidade de alívio de episódios traumáticos na vida das comunidades racializadas, o antirracismo como “possibilidade de re-existência” e o antirracismo como prática de afirmação das religiosidades afro. Termina descrevendo duas perspectivas do antirracismo, a perspetiva afro-centrada e a perspetiva relacional, para mostrar as divergências e a heterogeneidade das iniciativas de mobilização antirracista e também as potencialidades dessas alianças.
Downloads
Referências
Agudelo, Carlos (2005). Multiculturalismo en Colombia: política, inclusión y exclusión de poblaciones negras. Colección La Carreta Social, Bogotá.
Agudelo, Carlos (2010). “Movilizaciones afrodescendientes en América Latina. Una visión panorámica de algunas experiencias contra la exclusión y por el derecho a la identidad”. Colombia Internacional, n.° 71, pp. 109-126. DOI: https://doi.org/10.7440/colombiaint71.2010.06
Albán Achinte, Adolfo (2013). “Pedagogías de la re-existencia. Artistas indígenas y afrocolombianos”. En: Pedagogías decoloniales. Prácticas insurgentes de resistir, (re)existir y (re)vivir, tomo 1, pp. 443-468. [En línea:] https://www.academia.edu/download/51223882/Pedagogias_de_Re.existencia_A._Alban_1.pdf
Allemand, Patricia D. (2007). “Quimeras, contradicciones y ambigüedades en la ideología criolla del mestizaje: el caso de José María Samper”. En: Historia y Sociedad, n.° 13, pp. 45-63. [En línea:] https://revistas.unal.edu.co/index.php/hisysoc/article/view/20437
Alonso, Mónica Johanna Morales (2020). “Movimiento afrodescendiente colombiano en la Asamblea Nacional Constituyente de 1991: de la política de influencia a la política del poder”. En: Estado & Comunes. Revista de Políticas y Problemas Públicos, vol. 2, n.° 11, pp. 37-53. [En línea:] DOI: https://doi.org/10.37228/estado_comunes.v2.n11.2020.169
Ariza Aguilar, Ada Ruth Margarita (2022). Salve Salva Salvia [Trabajo de grado de maestría, Universidad Nacional de Colombia, Bogotá]. Repositorio Institucional Biblioteca Digital UN. [En línea:] https://repositorio.unal.edu.co/handle/unal/83472
Arribas Lozano, Alberto (2015). “Antropología colaborativa y movimientos sociales: construyendo ensamblajes virtuosos entre sujetos en proceso”. En: Ankulegi, n.° 19, pp. 9-73. [En línea:] https://aldizkaria.ankulegi.org/index.php/ankulegi/article/view/77
Arthur, Mathew (2021). “Affect Studies”. En: Oxford Bibliographies, 12 January, 2021. [En línea:] https://www.oxfordbibliographies.com/display/document/obo-9780190221911/obo-9780190221911-0103.xml
Austin, John Langshaw & Urmson, J. O. (1990). Cómo hacer cosas con palabras. Paidós, Barcelona.
Ayús Reyes, Ramfis & Eroza Solana, Enrique (2007). “El cuerpo y las ciencias sociales”. En: Revista Pueblos y Fronteras Digital, vol. 2, n.° 4, pp. 38-93. [En línea:] https://doi.org/10.22201/cimsur.18704115e.2007.4.217
Banco de la República (2006). “Viaje sin mapa: representaciones afro en el arte contemporáneo colombiano” [Exposición]. En: Banrepcultural. La red cultural del Banco de la República. [En línea:] https://www.banrepcultural.org/proyectos/afrocolombianidad/viaje-sin-mapa-representaciones-afro-en-el-arte-contemporaneo-colombiano
Banton, Michael (2019). The Idea of Race. Routledge.
Baronnet, Bruno; Mora Bayo, Mariana & Stahler-Sholk, Richard (coords.) (2011). Luchas “muy otras”. Zapatismo y autonomía en las comunidades indígenas de Chiapas. CIESAS / Universidad Autónoma Metropolitana UAM-Xochimilco / Universidad Autónoma de Chiapas, México, D.F.
Bennett, Michael (2016). “Afrofuturism”. En: Computer, vol. 49, n.° 4, pp. 92-93. https://doi.org/10.1109/MC.2016.99
Benveniste, Émile (1970). “El aparato formal de la enunciación”. En: Langages, vol. 5, n.° 17, pp. 12-18. [En línea:] https://www.academia.edu/download/59381348/cuadernillo-2-2017-vz20190524-79256-romeiu.pdf#page=14
Berg, Ulla D. & Ramos-Zayas, Ana Y. (2015). “Racializing Affect: A Theoretical Proposition”. En: Current Anthropology, vol. 56, n.° 5, pp. 654-677. [En línea:] https://doi.org/10.1086/683053
Besserer Alatorre, Federico (2014). “Regímenes de sentimientos y la subversión del orden sentimental: hacia una economía política de los afectos”. En: Nueva Antropología, vol. 27, n.° 81, pp. 55-76.
Birenbaum-Quintero, Michael (2020). “La audaz intelectualidad afro de Teófilo Potes”. En: Revista CS, n.° 30, pp. 97-122. [En línea:] https://doi.org/10.18046/recs.i30.3514
Campos García, Alejandro (2012). “Racialización, racialismo y racismo: un discernimiento necesario”. En: Universidad de La Habana, n.° 273, pp. 184-199. [En línea:] https://www.academia.edu/download/33131755/Racializacion_racialismo_y_racismo-_un_discernimiento_necesario.pdf
Carneiro, Sueli (2019). Escritos de uma vida. Jandaîra, Sao Pablo. [En línea:] https://books.google.es/books?hl=es&lr=&id=8ES8EAAAQBAJ&oi=fnd&pg=PA3&dq=sueli+carneiro&ots=X0kZCd9SG0&sig=gfia5Lt-M1Sh1b5vw2CiQq-SFnI
Clough, Patricia Ticineto (2007). “Introduction”. En: The Affective Turn. Theorizing the Social, pp. 1-33. Duke University Press. DOI: https://doi.org/10.2307/j.ctv11316pw.5
Clough, Patricia Ticineto & Halley, Jean (2007). The Affective Turn: Theorizing the Social. Duke University Press. DOI: https://doi.org/10.1215/9780822389606
Congreso de la República (30 de noviembre de 2011). Ley 1482 de 2011. Por medio de la cual se modifica el Código Penal y se establecen otras disposiciones. [En línea:] https://www.funcionpublica.gov.co/eva/gestornormativo/norma.php?i=44932
Correa Angulo, Carlos y Alarcón Velásquez, Rossana (2024). “Subversión, irrupción e interpelación de las audiencias: los efectos de la práctica artística antirracista en Colombia”. En: Cuadernos de Música, Artes Visuales y Artes Escénicas, vol. 19, n.° 1, pp. 202-221. DOI: https://doi.org/10.11144/javeriana.mavae19-1.siac
Csordas, Thomas J. (1994). Embodiment and Experience: The Existential Ground of Culture and Self. Cambridge University Press.
Cunin, Elisabeth (2003). Identidades a flor de piel. Lo “negro” entre apariencias y pertenencias: mestizaje y categorías raciales en Cartagena. IFEA-ICANH / Uniandes / Observatorio del Caribe Colombiano.
Cunin, Elisabeth (dir.) (2013). Mestizaje, diferencia y nación. Lo “negro” en América Central y el Caribe. Centro de Estudios Mexicanos y Centroamericanos, México. [En línea:] http://books.openedition.org/cemca/143
Cunin, Elisabeth (2018). Administrar los extranjeros: raza, mestizaje, nación. Migraciones aPobeliceñas en el territorio de Quintana Roo, 1902-1940. Traducido por Silvia Kiczkovsky. IRD Éditions, Marseille. DOI: https://doi.org/10.4000/books.irdeditions.17600
Curiel, Ochy (2007). “Crítica poscolonial desde las prácticas políticas del feminismo antirracista”. En: Nómadas, n.° 26, pp. 92-101. [En línea:] https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=3997720
De La Fuente, Manuel (2008). La resistencia afrocolombiana en el siglo XX. Estudio y análisis de los movimientos sociales afrocolombianos. Centro de Estudios Sociales / Universidad Nacional de Colombia, Bogotá.
De Souza, Ricardo & De Cunto, Juan Pablo (2020). “Reexistencias afro en Brasil: reflexiones sobre la identidad y la política”. En: Revista Latinoamericana de Estudios Sociales, vol. 5, n.° 1, pp. 97-112. DOI: https://doi.org/10.5565/rev/relas.v5n1a7
García, Angelica (2021). Rostros y voces: la cultura afrocolombiana en el cine colombiano. Universidad de La Sabana.
García, Juan Carlos (2008). Culturas y poderes en América Latina. Reflexiones críticas desde el sur. Editorial Pontificia Universidad Javeriana.
García, Miguel (2020). Apariencia, corporeidad y subjetividad en el contexto urbano: un enfoque antropológico. Universidad Nacional Autónoma de México.
Gómez, Guillermo (2012). “Movimientos sociales y política cultural en América Latina”. En: Revista de Estudios Políticos, vol. 1, pp. 155-171. DOI: https://doi.org/10.5294/rep.2012.1.10
Gómez, Patricia (2020). El cuerpo en la antropología cultural: una introducción. Editorial Universitaria.
Gómez, Rafael (2021). De lo etnológico a lo político: una crítica de la teoría cultural. Editorial Siglo XXI.
López, José Francisco (2018). “Políticas públicas y derechos de los afrocolombianos en el siglo XXI”. En: Revista de Estudios Sociales, vol. 18, n.° 2, pp. 49-65. DOI: https://doi.org/10.1007/s10441-018-9312-0
Montenegro, Andrea (2020). Memorias de la diáspora afrocolombiana en el siglo XXI. Editorial Universidad del Valle.
Morales, Claudia (2019). Los afrocolombianos en el escenario cultural: identidad, resistencia y participación. Editorial Pontificia Universidad Javeriana.
Moya, Héctor (2021). Estrategias culturales y movimientos sociales en Colombia. Editorial Universidad Nacional de Colombia.
Múnera, Javier (2018). “Construcción y negociación de la identidad afrocolombiana en el contexto urbano”. En: Revista de Ciencias Sociales, vol. 25, n.° 1, pp. 89-105. DOI: https://doi.org/10.2307/27785000
Rico, Sonia (2019). Cuerpos en resistencia: narrativas y prácticas de la identidad afrocolombiana. Editorial Universidad de los Andes.
Rodríguez, Andrés (2020). El racismo y la multiculturalidad en la educación colombiana. Editorial Pontificia Universidad Javeriana.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Boletim de Antropologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores que publiquem no “Boletim de Antropologia” aceitam as seguintes condições:
- Os autores conservam os direitos autorais e cedem à revista o direito da primeira publicação, com o trabalho cadastrado com a licença de atribuição de Creative-Commons, que permite a terceiros utilizar o publicado contanto que mencionem a autoria do trabalho e à primeira publicação nesta revista.
- Os autores podem realizar outros acordos contratuais independentes e adicionais para a distribuição não exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (por exemplo, incluí-lo em um repositório institucional ou publicá-lo em um livro) contanto que mencionem explicitamente que o trabalho foi publicado por primeira vez nesta revista.