Como en un juego de espejos, metrópolis vs. necrópolis. Una aproximación al Cementerio San Pedro de la ciudad de Medellín como fuente de refl exión histórica y antropológica
DOI:
https://doi.org/10.17533/udea.boan.6785Resumo
Downloads
Referências
Arango, Gloria Mercedes (1993). La mentalidad religiosa en Antioquia. Prácticas y discursos. 1828-1885.Universidad Nacional de Colombia, Medellín.
Ariès, Philippe (1983). El hombre ante la muerte. Taurus, Madrid.
Augé, Marc (1993). Los “no lugares”, espacios del anonimato. Una antropología de la sobremoder-nidad. Gedisa, Barcelona.
Blair, Elsa (2005). Muertes violentas. La teatralización del exceso. Universidad de Antioquia, Medellín.
Botero Herrera, Fernando (1996). Medellín 1890-1950. Historia urbana y juego de intereses. Univer-sidad de Antioquia, Medellín.
Cardona, Marleny; García, Héctor Iván; Giraldo, Carlos Alberto; López, María Victoria; Suárez, Cla-ra Mercedes; Corcho, Diana Carolina; Posada, Carlos Hernán y Flórez, María Nubia (2005). “Homicidios en Medellín, Colombia, entre 1990 y 2002: actores, móviles y circunstancias”. En: Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, Vol. 21, N.o 3, pp. 840-851. [En línea] http://www.scielo.br/pdf/csp/v21n3/18.pdf, consulta: diciembre de 2006.
Castillejo, Alejandro (2000). La poética de lo otro. Antropología de la guerra, la soledad y el exilio interno en Colombia. ICANH, Bogotá.
Cementerio San Pedro. [En línea] http://www.cementeriosanpedro.org.chttp://www.cementeriosanpedro.org.cho, consulta: noviembre de 2006.
Delgado, Manuel (1999). Ciudad líquida, ciudad interrumpida. Universidad de Antioquia, Medellín.
Díaz Cruz, Rodrigo (1998). Archipiélago de rituales. Teorías antropológicas del ritual. Anthropos-Universidad Autónoma Metropolitana, México D. F.
Evans-Pritchard, E. E. (1978). Brujería, magia y oría, magia y oríáculos entre los azande. Anagrama, Barcelona.____________ (1976). Los nuer. Anagrama, Barcelona.
Frazer, James George (1995). La rama dorada. Magia y religión. F. C. E., México.
Ginzburg, Carlo (2004). Tentativas. Prohistoria, México D. F.
____________ (1997). El queso y los gusanos. La cosmovisión de un molinero del siglo xvi.xvi.xvi Muchnik, Barcelona.
Hertz, Robert (1990). La muerte. La mano derecha. Conaculta-Alianza, México D. F.
Lévi-Strauss, Claude (1993). El pensamiento salvaje. F. C. E., México D. F.
Malinowski, Bronislaw (2001). Los argonautas del Pacífi co occidental. Península, Barcelona.
____________ (1981). Una teoría científi ca de la cultura. Edhasa, Barcelona.
Martín Barbero, Jesús (1985). “Cementerios y jardines para los muertos”. En: Magazín Dominical, El Espectador, Bogotá, N.o 106, pp. 4-5.
Proust, Marcel (1982). En busca del tiempo perdido i: por el camino de Swann. Oveja Negra, Bogotá.
Radcliffe-Brown, A. R. (1976). Estructura y función en la sociedad primitiva. Península, Barcelona.
Turner, Víctor (1989). La selva de los símbolos. Taurus, Madrid.
Velásquez Parra, Catalina (dir.) (2002). El rito de la memoria. Colección de crónicas del regreso. 160 años Cementerio San Pedro. Fundación Cementerio San Pedro, Medellín.
Villa Mejía, Víctor (1991). Pre-ocupaciones. Secretaría de Educación y Cultura de Antioquia, Medellín.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Boletim de Antropologia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores que publiquem no “Boletim de Antropologia” aceitam as seguintes condições:
- Os autores conservam os direitos autorais e cedem à revista o direito da primeira publicação, com o trabalho cadastrado com a licença de atribuição de Creative-Commons, que permite a terceiros utilizar o publicado contanto que mencionem a autoria do trabalho e à primeira publicação nesta revista.
- Os autores podem realizar outros acordos contratuais independentes e adicionais para a distribuição não exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (por exemplo, incluí-lo em um repositório institucional ou publicá-lo em um livro) contanto que mencionem explicitamente que o trabalho foi publicado por primeira vez nesta revista.