Jorge Isaacs y José Asunción Silva o el asincronismo entre el desarrollo socioeconómico y lo artístico literario
DOI:
https://doi.org/10.17533/udea.lyl.886Palavras-chave:
Asincronía, representación, compromiso, referencialidad, ruptura, Asynchrony, representation, commitment, preferentiality, ruptureResumo
RESUMEN La asincronía propia del orden impuesto por el capitalismo y el precoz proceso de cosmopolitismo e individualización, ha permitido la manifestación de ciertos rasgos de modernización de la literatura desde la segunda mitad del siglo XIX. En este sentido, en María la crisis de la representación propia del romanticismo europeo y la ruptura del artista con la sociedad, y en De sobremesa la especialización del oficio del escritor, diferenciándola del compromiso político del intelectual, son sus manifestaciones más importantes. ABSTRACT The asynchrony, proper of the order imposed by capitalism and the early process of cosmopolitism and individualization, has allowed the expression of certain features of modernization of literature since the second half of the nineteenth century. In this regard, both in María, the crisis of the representation of the European Romanticism and the rupture of the artist with his society and, in De sobremesa, the specialization in the art of the writer as opposed to the political commitment of the intellectuals are the most important manifestations of the modernization of literature.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Creative Commons by-nc-sa
Aqueles autores/as que tenham publicações com esta revista, aceitam os seguintes termos:
1. A revista é o titular dos direitos de autor dos artigos, os quais estarão simultaneamente sujeitos à Licença Internacional de Atribuição-Não comercial-CompartilhaIgual 4.0 de Creative Commons que permite a terceiros compartilhar a obra sempre que se indique seu autor e sua primeira publicação esta revista.
2. Os autores/as poderão adotar outros acordos de licença não exclusiva de distribuição da versão da obra publicada (p. ex.: depositá-la em um arquivo telemático institucional ou publicá-la em um volume monográfico) desde que se indique a publicação inicial nesta revista.
3. Permite-se e recomenda-se aos autores/as difundir sua obra através da Internet (p. ex.: em arquivos telemáticos institucionais ou em sua página web) antes e durante o processo de envio, o que pode produzir intercâmbios interessantes e aumentar as citações da obra publicada.