Uma fonte bíblica para o princípio da separação de poderes?

Autores

  • Juan David Ramírez Echeverri Universidade de Antioquia

DOI:

https://doi.org/10.17533/udea.esde.v78n172a02

Palavras-chave:

Modernidade, Secularização, Soberania, Constituição, Separação de poderes

Resumo

Contrastando com a tese de que o princípio de separação de poderes tem sua fonte no Antigo Testamento, defendida no marco de um “projeto” que pretende descobrir as relações entre o constitucionalismo e o cristianismo, neste artigo afirma-se que tal princípio, como elemento necessário de um Estado constitucional e democrático de direito, tem como pressuposto necessário o processo da modernidade, no sentido da superação do teocentrismo medieval, de um lado, e da luta em contra do poder absoluto e despótico, do outro.

|Resumo
= 775 veces | HTML (ESPAÑOL (ESPAÑA))
= 239 veces| | XML (ESPAÑOL (ESPAÑA))
= 647 veces| | PDF (ESPAÑOL (ESPAÑA))
= 372 veces|

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juan David Ramírez Echeverri, Universidade de Antioquia

Professor titular da Faculdade de Direito e Ciências Políticas. Advogado do referido corpo docente e mestre em ciências políticas do Instituto de Estudos Políticos

Referências

Aristóteles. (1993). Política (C. G. Gual y A. Pérez, Trads.). Barcelona: Ediciones Altaya.

Bernal-Pulido, C. (2019). Fundamentos bíblicos de la separación de poderes y función catalizadora del juez. Díkaion Revista de Fundamentación Jurídica, 28(2), 222-246. Recuperado de http://www.scielo.org.co/scielo.php?pid=S0120-89422019000200222&script=sci_abstract&tlng=pt

Blanco Valdés, R. (1994). El valor de la Constitución. Madrid: Alianza.
Bodin, J. (2006). Los seis libros de la República (P. Bravo, Trad.). Madrid: Tecnos.
Bovero, M. (2013). El concepto de laicidad. México: UNAM, Instituto de Investigaciones Jurídicas, Instituto Iberoamericano de Derecho Constitucional.
Burckhardt, J. (2004). La cultura del renacimiento en Italia (T. Blanco, F. Bouza y J. Barja, Trads.). Madrid: Ediciones Akal.
Castoriadis, C. (2006). Lo que hace a Grecia. 2. La ciudad y las leyes. Seminarios 1983-1984. (La creación humana III) (H. Pons, Trad.). Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica.
Castoriadis, C. (2012). Lo que hace a Grecia. 1. De Homero a Heráclito. Seminarios 1982-1983. La creación humana II. (S. Garzonio, Trad.). Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica .
Cassirer, E. (1996). El mito del Estado (E. Nicol, Trad.). México: Fondo de Cultura Económica.
De Padua M. (2009). El defensor de la paz (L. Martínez, Trad.). Tecnos: Madrid.
Dippel, H. (2009). Constitucionalismo Moderno (C. Álvarez y M. Salvador Martínez, Trads.). Madrid: Marcial Pons.
Duso, G. (Coordinador). (2005) El poder: para una historia de la filosofía política moderna. (S. Mattoni, Trad.). México: Siglo XXI.
Figgis, J. (1942). El derecho divino de los reyes y tres ensayos adicionales (E. O´Gorman, Trad.). México: Fondo de Cultura Económica .
Filmer, R. (2010). Patriarca o el poder natural de los reyes (Á. Rivero, Trad.). Madrid: Alianza.
Fioravanti, M. (2011). Constitución. De la antigüedad a nuestros días (M. M. Neira, Trad.). Madrid: Trotta.
De Ockham, G. (2008). Sobre el gobierno tiránico del papa (P. Rodríguez, Trad.). Madrid: Tecnos .
Hamilton, A., Madison, J. y Jay, J. (2001). El federalista (G. Velasco, Trad.). México: Fondo de Cultura Económica .
Heller, H. (1997). Teoría del Estado (L. Tobio, Trad.). México: Fondo de Cultura Económica .
Heródoto. (2000). Historia (C. Shrader, Trad.). Madrid: Gredos.
Hobbes, T. (1993). El ciudadano (J. Rodríguez, Trad.). Madrid: Debate.
Hobbes, T. (1994). Leviatán o la materia, forma y poder de una república eclesiástica y civil (M. Sánchez, Trad.). México: Fondo de Cultura Económica .
Homero. (1991). Ilíada (E. Crespo, Trad.). Madrid: Gredos.
Homero. (2014). Odisea (J. M. Pabón, Trad.). Madrid: Gredos .
Kant, I. (2004). Fundamentación de la metafísica de las costumbres (M. García, Trad.). México: Editorial Porrúa.
Locke, J. (1994). Segundo tratado sobre el gobierno civil (C. Mellizo, Trad.). Barcelona: Ediciones Altaya.
Locke, J. (2007). Ensayo y carta sobre la tolerancia (C. Mellizo, Trad.). Madrid: Alianza.
Lutero, M. (2008). Escritos políticos (J. Abellán, Trad.). Madrid: Tecnos .
Malberg, C. (2001). Teoría general del Estado (J. L. Depetre, Trad.). México: Fondo de Cultura Económica .
Mommsen, T. (2003a). Historia de Roma. Libro I. Desde la fundación de Roma hasta la caída de los reyes (A. García Moreno, Trad.). Madrid: Turner.
Mommsen, T. (2003b). Historia de Roma. Libro II. Desde la caída de los reyes hasta la reunión de los estados itálicos (A. García Moreno, Trad.). Madrid: Turner .
Mommsen, T. (2003c). Historia de Roma. Libro III. Desde la reunión de Italia hasta la sumisión de Cartago y de Grecia (A. García Moreno, Trad.). Madrid: Turner .
Montesquieu, C. (1993). El espíritu de las leyes (M. Blázquez y P. de Vega, Trads.). Barcelona: Tecnos.
Maquiavelo, N. (2006). El príncipe (H. Puigdoménech, Trad.). Madrid: Cátedra.
Matteucci, N. (1998). Organización del poder y libertad. Historia del constitucionalismo moderno (F. J. Ansuátegui y M. Martínez, Trad.). Madrid: Trotta .
Romilly, J. (1997). ¿Por qué Grecia? (O. Bandrés, Trad.). Madrid: Debate.
Rousseau, J. (1993). El contrato social (M. J. Villaverde, Trad.). Barcelona: Altaya.
Schmitt, C. (2001). Teología política I. Cuatro capítulos sobre la teoría de la soberanía. En H. Orestes Aquilar (comp.), Carl Schmitt, teólogo de la política. México: Fondo de Cultura Económica .
Skinner, Q. (1993a). Los fundamentos del pensamiento político moderno. I. El Renacimiento. (J. J. Utrilla, Trad.). México: Fondo de Cultura Económica .
Skinner, Q. (1993b). Los fundamentos del pensamiento político moderno. II. La Reforma (J. J. Utrilla, Trad.). México: Fondo de Cultura Económica .
Skinner, Q. (2007). Significado y comprensión en la historia de las ideas (E. B. Crespo, Trad.). En E. Bocardo Crespo (ed.). El giro contextual. Cinco ensayos de Quentin Skinner, y seis comentarios (pp. 63-108). Madrid: Tecnos .
Sotelo, I. (2002). Estado moderno. En E. Díaz y M. A. Ruiz (eds.), Filosofía Política II. Teoría del Estado (pp. 25-44). Madrid: Trotta .
Spinoza, B. (1994). Tratado teológico-político (A. Domínguez, Trad.). Barcelona: Altaya .
Strauss, L. (1996). Jerusalén y Atenas. Varias reflexiones preliminares. En Persecución y arte de escribir y otros ensayos de filosofía política (A. Lastra, Trad.). Valencia: Novatores.
Strauss, L. (1970). ¿Qué es filosofía política? (A. de la Cruz, Trad.). Madrid: Guadarrama.
Strauss, L. (2013). Derecho natural e historia (L. Nosetto, Trad.). Buenos Aires: Prometeo Libros.
Tucídides. (2014). Historia de la Guerra del Peloponeso (A. Guzmán, Trad.). Madrid: Alianza.
Vallespín, F. (1990). Aspectos metodológicos en la Historia de la Teoría Política. En F. Vallespín (comp.), Historia de la Teoría Política 1. Madrid: Alianza.
Voegelin, E. (2006). La nueva ciencia de la política: una introducción (J. Ibarburu, Trad.). Buenos Aires: Katz Editores.
Wolin, S. (2001). Política y perspectiva. Continuidad y cambio en el pensamiento político occidental (A. Bignami, Trad.). Buenos Aires: Amorrortu.
Zweig, S. (2001). Castellio contra Calvino. Conciencia contra violencia (B. Vías Mahou, Trad.). Barcelona: Acantilado.

Publicado

2021-07-14

Como Citar

Ramírez Echeverri, J. D. . (2021). Uma fonte bíblica para o princípio da separação de poderes?. Estudios De Derecho, 78(172), 49–69. https://doi.org/10.17533/udea.esde.v78n172a02

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)