O território de los astros, de los a’i, dos Ukabate e dos Kuankua: o mundo e os ocupantes para o cofán (a’i) do Putumayo

Autores

  • Juan Carlos Rubiano Carvajal Departamento de Antropología, Universidad de Antioquia

DOI:

https://doi.org/10.17533/udea.boan.v33n55a03

Palavras-chave:

Cofán, Amazônia, Putumayo, cosmologia, xamanismo, parentesco com espíritos, perspectivismo

Resumo

O artigo descreve a forma como o cofán, comunidade do noroccidente do Amazonas, organizando espacialmente o mundo, apresentando os habitantes de cada um dos níveis do mundo e suas inter-relações. As relações se construíram de forma distinta entre os humanos e os não humanos dependentes do nível em el que residen. No caso dos vivos, dos homens e do inferno (onde vivemos os dueños dos animais), as relações se entablan a partir de laços de aliança e filiação, que se fortalecem por meio de troca, pero que enmascaran relations de dominación. Al contrario com o nível de cima (território de los) e particularmente com Chiga (sol) a relação de los A’I is de dependencia. O contato entre os seres que habitam no mundo é constante, mas a comunicação é possível.
|Resumo
= 564 veces | PDF (ESPAÑOL (ESPAÑA))
= 440 veces| | HTML (ESPAÑOL (ESPAÑA))
= 95 veces|

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juan Carlos Rubiano Carvajal, Departamento de Antropología, Universidad de Antioquia

Doutorado em antropologia

Referências

Bateson, Gregory (1993). “Un enfoque sistémico”. En: Una unidad sagrada, pasos ulteriores hacia una ecología de la mente. Gedisa Editorial, España, pp. 330-333.

Borman, M. B. (1990). “La cosmología y la percepción histórica de los cofanes de acuerdo a sus leyendas” En: Cuadernos Lingüísticos, N.° 10. Abya-Yala y instituto Lingüístico de Verano, Quito.

Califano, Mario y Gonzalo, Juan Ángel (1995). Los A’i (cofan) del río Aguarico mito y cosmovisión. Abya-Yala, Quito.

Carneiro da Cunha, Manuela (1998). “Pontos de vista sobre a floresta Amazônica: xamanismo e tradução”. En: Mana. Estudos de Antropologia Social, vol. 4, N.°1, Río de Janeiro, pp. 7-22.

Chaumeil, Jean-Pierre (1997). “Robinson, S –Hacia una nueva comprensión del shamanismo cofán”. En: Journal de la Société des Américanistes, Vol. 83, N.° 1, París, pp. 361-363.

Chaumeil, Jean-Pierre (2000). Voir, Savoir, Pouvoir : le Chamanisme chez les Yagua de l’Amazonie Péruvienne. Georg, París.

Chaves, Margarita y Vieco, Juan (1985). “La encrucijada actual de las comunidades siona y kofan del Putumayo”. En: Revista de Investigación, año 1, N.° 1, Pasto, pp. 151-162.

Daillant, Isabelle (2003). Sens dessus dessous : organisation sociale et spatiale des Chimanes d’Amazonie bolivienne,Société d’ethnologie, Nanterre.

Déléage, Pierre (2009). Le Chant de l’anaconda.Société d’ethnologie, Nanterre.

Elias, Norbert (1987). La société des individus. Fayard, France.

Foucault, Michel (2014). Seguridad, territorio, población. Fondo de Cultura Económica, México.

Hamayon, Roberte (1990). La Chasse à l’Ame, Esquisse d’une Théorie du Chamanisme Sibérien. Société d’Ethnologie, París.

Langdon, Jean (1990). “La historia de la conquista de acuerdo a los indios siona del Putumayo”. En: Pineda, Roberto y Alzate, Beatriz (comp.), Meandros de la historia en el Amazonas, . AbyaYala, Quito, pp.: 13-41.

Langdon, Jean (2014). La negociación de lo oculto, chamanismo, medicina y familia entre los siona del Bajo Putumayo. Editorial Universidad del Cauca, Popayán.

Lucena, manuel (1997). Las últimas creencias de los indios kofán. Magia, selva y petróleo en el Alto Putumayo. Edición universidad de Murcia, España.

Martínez González, Roberto (2010). “La animalidad compartida: el Nahualismo a la luz del animismo”. En: Revista Española de Antropología Americana, vol. 40, N.° 2, pp. 256-263.

Molano, María (2011). Plantas medicinales y mujeres cofán: conservación de la biodiversidad y la cultura en el valle del Guamuez. PNN, Bogotá.

Pueblo Cofán (2012). Plan de salvaguarda pueblo cofán. Putumayo.

Reichel-Dolmatoff, Gerardo (1978). El chamán y el jaguar. Siglo xxi, México.

Robinson, Scott (1996). Hacia una comprensión del shamanismo cofán. Ediciones Abya-Yala, Quito.

Rubiano, Juan Carlos (2010). L’homme forêt: action sociale et action rituelle dans le chamanisme Embera-Chami. Tesis de doctorado. École Pratique des Hautes Études, París.

Vilaça, Aparecida (2000). “O que significa tornar-se outro? xamanismo e contato interétnico na amazônia”. En: Revista Brasileira de Ciências Sociais, vol. 15, N.° 44, São Paulo, pp. 56-72.

Valderrama, Diego y Pérez, Ángela (2004). Manual botánico para el reconocimiento ambiental y cultural de Ukumari Kankhe. Instituto Alexander von Humbold y Fundación Zio A’i, Bogotá.

Viveiros de Castro, Eduardo (1996). “Os pronomes cosmológicos e o perspectivismo ameríndio”. En: Mana. Estudos de Antropologia Social, vol. 2, N.° 2, Río de Janeiro, pp. 115-43.

Publicado

2018-01-01

Como Citar

Rubiano Carvajal, J. C. (2018). O território de los astros, de los a’i, dos Ukabate e dos Kuankua: o mundo e os ocupantes para o cofán (a’i) do Putumayo. Boletim De Antropologia, 33(55), 35–55. https://doi.org/10.17533/udea.boan.v33n55a03

Edição

Seção

Dossier