Em direção a uma antropologia da vida: elementos para uma compreensão da complexidade dos sistemas vivos
DOI:
https://doi.org/10.17533/udea.boan.v31n52a18Palavras-chave:
ciências da vida, complexidade, ciências sociais e humanas, síntesesResumo
Neste artigo se introduz o conceito de “antropologia da vida”. Para isso, mais do que um quadro histórico, se faz um marco conceitual e teórico no que aparece por primeira vez na história do conhecimento, a vida como problema; isto é, como objeto explícito de temática. Apresenta-se um quadro de eixos, artistas e derivações resultantes e se faz explícito ao final sobre o que significa o conceito introduzido. O caráter exploratório deste artigo procura salientar a ideia da vida mesma, mas como um processo de fluxo do que como um estado.
Downloads
Referências
Baluska, Frantisek. y Mancuso, Stefano. (eds.) (2007). Communication in Plants. Neuronal Aspects of Plant Life. Springer Verlag.
Bedau, Mark y Cleland, Carol (eds.) (2010). The Nature of Life: Classical and Contemporary Perspectives from Philosophy and Science. Cambridge University Press, Cambridge.
Bennett, Jane (2010). Vibrant Matter: A Political Ecology of Things. John Hope Franklin Center Book: Duke University Press, Durham.
Broswimmer, Franz J. (2005). Ecocidio. Breve historia de la extinción en masa de las especies. Ed. Laetoli, Pamplona.
Chamovitz, Daniel, (2013). What a Plant Knows. A Field Guide to the Senses. Scientifi American/ Farrar, Straus and Giroux, Nueva York.
De Waals, Frans (1996). Good Natured. The Origins of Right and Wrong in Humans and Other Animals. Harvard University Press. Cambridge, MA-London.
De Waals, Frans (2011). La edad de la empatía. Lecciones de la naturaleza para una sociedad más justa y solidaria. Tusquets, Barcelona.
Descola, Philippe (2013). Beyond Nature and Culture. University of Chicago Press, Chicago.
Douglas Mary (1996). Cómo piensan las instituciones. Alianza Editorial, Madrid.
Foucault, Michel (2004). La naissance de la biopolitique. Cours au Collège de France 1978-79. Seuil, París.
Georgescu-Roegen, Nicholas (1996). La ley de la entropía y el proceso económico. Argentaria, Madrid.
Grusin, Richard (2015). The Nonhuman Turn. University of Minnesota Press, St. Paul.
Hölldobler, Bert y Wilson, Edward O. (1996). Viaje a las hormigas. Una historia de exploración científica. Crítica-Grijalbo, Barcelona.
Ibáñez, Alfonso y Ledezma, Noel Aguirre (2013). Buen vivir, vivir bien. Una utopía en proceso de construcción. Desde Abajo (Colección “Primeros Pasos”), Bogotá.
Klein, Naomi (2007). The Schock Doctrine: The Rise of Disaster Capitalism. Knopf, Nueva York.
Klein, Naomi (2014). This Changes Everything: Capitalism vs the Climate. Simon & Schuster, Nueva York.
Kohn, Eduardo (2013). How Forests Think. Toward and Anthropology beyond the Human. University of California Press, Berkeley.
Lane, Nick (2006). Power, Sex, Suicide. Mitochondria and the Meaning of Life. Oxford University Press, Oxford.
Leaky, Richard y Lewin, Roger (1997). La sexta extinción. El futuro de la vida y de la humanidad. Tusquets, Barcelona.
Lovelock, James (1993). Las edades de Gaia. Una biografía del planeta. Tusquets, Barcelona.
Maldonado, Carlos Eduardo (2009). “Antropología, Historia y Complejidad”. En: Forero Lloreda, Eduardo; López, Carlos Eduardo y Maldonado, Carlos Eduardo (eds.), Complejidad de la arqueología y el turismo cultural: territorios, sostenibilidad y patrimonio. Ed. Universidad del Rosario, Bogotá, pp. 26-42.
Maldonado, Carlos Eduardo (2012a). “Complejidad de las ciencias sociales. Las contribuciones de la antropología”. En: Revista Jangwa Pana, vol. 11, enero-diciembre, pp. 10-26.
Maldonado, Carlos Eduardo (2014). “¿Qué es un sistema complejo?”. En: Revista Colombiana de Filosofía de la Ciencia, vol. 14, N.° 29, pp. 71-93.
Mancuso, Stefano y Viola, Alessandra (2015). Brilliant Green. The Surprising History and Science of Plant Intelligence. Island Press, Washington D. C.
Margulis, Lynn y Sagan, Dorion (2003). Captando genomas. Una teoría del origen de las especies. Kairós, Barcelona.
Maturana, Humberto y Varela, Francisco (1990). El árbol del conocimiento. Las bases biológicas del conocimiento humano. Debate, Madrid.
Nagel, Thomas (1995). “What is it like to be a bat?”. En: Mortal Questions. Cambridge University Press, Cambridge, pp. 165-180.
Odum Eugene Pleasants (1997). Ecology: A Bridge Between Science and Society. Sinauer Associates, Sunderlands, MA.
Passet, René (1996). Principios de bioeconomía. Argentaria, Madrid.
Reeves, Hubert et al. (2009). La historia más bella del mundo. Anagrama, Barcelona.
Simonnet, Dominique et al. (2010). La más bella historia de amor. Fondo de Cultura Económica, México.
Van Potter, Rensselear (1971). Bioethics: Bridge to the Future. Prentice-Hall, Upper Saddle River, N.J.
Vila-Coro, María Dolores (1995). Introducción a la biojurídica. Universidad Complutense de Madrid, Madrid.
Weisman, Alan (2007). El mundo sin nosotros. Debate, Madrid.
Wilson, Edward O. (1994). La diversidad de la vida. Crítica, Barcelona.
Referencias electrónicas
Maldonado, Carlos Eduardo (2012b). “¿Cómo es la complejidad de América Latina? Una reflexión de antropología y complejidad”. [En línea:] http://www.pacarinadelsur.com/nuestra-america/abordajes-y-contiendas/518-como-es-la-complejidad-de-america-latina-una-reflexion-deantropologia-y-complejidad. (Consultado el 25 de agosto del 2016).
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publiquem no “Boletim de Antropologia” aceitam as seguintes condições:
- Os autores conservam os direitos autorais e cedem à revista o direito da primeira publicação, com o trabalho cadastrado com a licença de atribuição de Creative-Commons, que permite a terceiros utilizar o publicado contanto que mencionem a autoria do trabalho e à primeira publicação nesta revista.
- Os autores podem realizar outros acordos contratuais independentes e adicionais para a distribuição não exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (por exemplo, incluí-lo em um repositório institucional ou publicá-lo em um livro) contanto que mencionem explicitamente que o trabalho foi publicado por primeira vez nesta revista.

