Os nakatamales: o manjar de dar e receber

Autores

  • Brisol García García Universidade de Guanajuato
  • Ivy Jacaranda Jasso Martínez Universidade de Guanajuato

DOI:

https://doi.org/10.17533/udea.boan.339385

Palavras-chave:

cozinha tradicional, nakatamal, tamal, oferenda, dom

Resumo

O artigo apresenta o que acontece durante a preparação dos nakatamales, um dos manjares que oferendam as mulheres p ́hurpécha (p ́huré) da população de Angahuan, Michoacán (México), a noite de 2 de novembro para seus mortos. As mulheres p ́huré consanguíneas da moradia onde se celebra e se lembra de um morto, levam um pequeno presente: roupa para falecido, fruta ou pão, pimentas para fazer o chipuro que se experimentará esse dia e a anfitriã em correspondência a este sucesso as convida a preparar comida ritual (nakatamales, churipo y corcundas). Em reciprocidade a este novo gesto das consanguíneas de ajudar na preparação de alimentos, ao final da jornada lhes oferece uma bola de massa para que preparem ali mesmo seus próprios nakatamales e logo os cozinhem em seus fogões ou “paranguas”. Esta é uma prática de reciprocidade e intercâmbio que, se bem é principalmente realizada pelas mulheres, nos permite perceber a existência de uma organização social, tanto doméstica como nas relações sociais, estas se renovam a partir da elaboração da comida. É, então, que mais além do uso instrumental da comida, em este artigo se mostram alguns dos significados vinculados à elaboração de um quitute cerimonial.
|Resumo
= 854 veces | PDF (ESPAÑOL (ESPAÑA))
= 310 veces| | HTML (ESPAÑOL (ESPAÑA))
= 266 veces|

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Brisol García García, Universidade de Guanajuato

Mestre em Desenvolvimento Rural Regional e Dra. Em Arte e Cultura. Divisão de Ciências Sociais e Humanas, Universidade de Guanajuato (Guanajato, México). http://scienti.colciencias.gov.co:8081/cvlac/visualizador/generarCurriculoCv.do?cod_rh=0001334478

Ivy Jacaranda Jasso Martínez, Universidade de Guanajuato

Dra. Em Ciências Sociais. Divisão de Ciências Sociais e Humanas, Universidade de Guanajuato (Guanajato, México).

Referências

Barthes, Roland (2006). “Por una Psicosociología de la alimentación contemporánea”. En: EMPIRIA. Revista de Metodología de Ciencias Sociales, N.° 11, enero-junio, pp. 205-221.

Carrillo Trueba, César. (2009). “El origen del maíz: naturaleza y cultura en Mesoamérica”. En: Ciencias, N.° 92-93, octubre-marzo, pp. 4-13. Universidad Nacional Autónoma de México, México.

Centro de Salud Angahuan (2015). Diagnósticos 2015-2016 de la comunidad de Angahuan. Angahuan, Michoacán.

Cordón, Fernado (1980). Cocinar hizo al hombre. Ed. Tusquets, Barcelona.

CONABIO (2011). Proyecto Global de Maíces Nativos. CONABIO, México.

Denis Rodríguez, Patricia, Hermida Moreno, Andrés y Huesca Méndez, Javier 2012). “El altar de Muertos: origen y significado en México”. En: Revista de Divulgación Científica y Tecnológica de la Universidad Veracruzana, vol. xxv, N.° 1.

Fernández-Armesto, Felipe (2004) Historia de la comida: alimentos, cocina y civilización. Tusquets Barcelona.

García García, Brisol (2013). El entorno productivo rural y la cocina tradicional p´urhépecha: caso Pichátaro, Michoacán. Tesis de maestría. Universidad Autónoma Chapingo, Morelia.

Godelier, Maurice (1998). El enigma del don. Paidós Básica, Buenos Aires.

Godínez, T. (2017). “Cuando llegue el día de muertos”. En: INNBUS, N.° 105, pp. 5-15.

Good Eshelman, Catherine (2011). Perspectivas antropológicas sobre la comida y la vida ceremonial en el México moderno. En E. Good y L. Corona. Comida, cultura y modernidad en México. Perspectivas antropológicas e históricas. Escuela Nacional de Antropología e Historia. Tlalpan, México, pp. 39-45.

Mauss, Marcel (2009). Ensayo sobre el don. Forma y función del intercambio en las sociedades arcaicas. Katz, Buenos Aires.

Secretaría de Turismo de Michoacán. Guía de México Desconocido (2014). Impresiones Aéreas, México, pp. 48-56.

Stoopen, María (1989). Cocina y cultura. Textofilia Ediciones, México. Rendón, Silvia (2011). La alimentación Tarasca. Anales del INAH, México.

E. Good y L. Corona. Comida, cultura y modernidad en México. Perspectivas antropológicas e históricas. Topete Lara, Hilario (2009). “El gusto, el cargo, la deuda, las normas y sus alrededores. Meseta Purépecha, México”. En: Diálogo Andino, N.° 33, pp. 91-104. Departamento de Ciencias Históricas y Geográficas Facultad de Educación y Humanidades Universidad de Tarapacá, Arica.

Zizumbo-Villarreal, Daniel y Colunga-García Marín, Patricia (2017). “La milpa del occidente de Mesoamérica: profundidad histórica, dinámica evolutiva y rutas de dispersión a Suramérica”. En: Revista de Geografía Agrícola, N.° 58, pp. 33-46.

Referencias electrónicas

Inafed (2018). Regiones de Michoacán. [En línea:] http://siglo.inafed.gob.mx/enciclopedia/EMM16michoacan/regionalizacion.html. (Consultado el 28 de mayo de 2019).

INEGI (2016). Catálogo de Localidades. [En línea:] http://www.microrregiones.gob.mx/catloc/contenido.aspxrefnac=161020057. (Consultado el 28 de mayo de 2019).

Publicado

2019-08-04

Como Citar

García García, B. ., & Jasso Martínez, I. J. . (2019). Os nakatamales: o manjar de dar e receber. Boletim De Antropologia, 34(58), 108–128. https://doi.org/10.17533/udea.boan.339385

Edição

Seção

Dossier