Esta é uma versão desatualizada publicada em 2021-12-06. Leia a versão mais recente.

Dançar na época da guerra. Um olhar ao expressionismo e às raízes do Butoh.

Autores

  • Nayeli Pérez Monjaraz Universidad Nacional Autónoma de México

DOI:

https://doi.org/10.17533/udea.boan.v36n62a06

Palavras-chave:

Cuerpo, Danza, Crisis, Sentido

Resumo

Em este texto nos aproximamos a uma revisão histórica e antropológica de alguns fenômenos que atravessaram a construção da dança na época de pré-guerra e pós-guerra, especificamente
sob dois contextos: por um lado, desde algumas manifestações estéticas que surgiram durante a época do expressionismo alemão e, por outro lado, a partir de uma breve aproximação às raízes da dança Butoh
no Japão. Esta revisão nos permitirá refletir sobre a importância da experiência do corpo na construção
e reconstrução do sentido social, singularmente, dentro de contextos de crises profundas.

|Resumo
= 349 veces | PDF (ESPAÑOL (ESPAÑA))
= 330 veces| | HTML (ESPAÑOL (ESPAÑA))
= 58 veces|

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Arendt, Hannah (1998). Los orígenes del totalitarismo. Taurus, España.

Bardet, Marie (2012). Pensar Con mover. Un encuentro entre danza y filosofía. Ed. Catus (Serie Occursus), Buenos Aires.

Collini Sartor, Gustavo (1995). Kazuo Ohno. El último emperador de la danza. Ed. Vinciguerra, Buenos Aires.

Deleuze, Gilles (2011). Lógica del sentido. Paidós, Madrid.

Herzog, Hans-Michael (1995). El descubrimiento de un medio estilístico: El grabado de Brücke. Centro Atlántico de Arte Moderno, Cabildo Insular de Gran Canaria, Tabapress, Palmas de Gran Canaria.

Hijikata, Tatsumi (2000). To prisión. [Traducido del japonés por Nanako Kurihara para The Drama Review, vol. 44, N.° 1 (T165)]. [En línea:] https://shihlun.tumblr.com/post/38314646267/to-prison-hijikata-tatsumi. (Consultado el 16 de junio de 2016).

Hoffman, Ethan (1987). Butoh. Dance of the dark soul. Apertur Foundation, New York.

Kurihara, Nanako (2000). “Hijikata Tatsumi. The words of butoh: [Introduction]”. En: TDR, vol. 44, N.° 1, pp. 12-28. [En línea:] http://www.jstor.org/stable/1146810. (Consultado el 20 de abril de 2016).

Nakajima, Natsue (1997). Ankoku Butoh. [Conferencia dictada en la universidad Fu Jen: “La espiritualidad femenina en el teatro, la ópera y la danza”].

Nancy, Jean-Luc (2003). El sentido del mundo. La marca, Buenos Aires.

Nancy, Jean-Luc (2010). Corpus. Arena Libros, Madrid.

Nancy, Jean-Luc (2015). 58 indicios sobre el cuerpo. Extensión del alma. La Cebra, Buenos Aires.

Ohno, Yoshito y Ohno, Kasuo (2004). Kazuo Ohno´s world. From whitout and whitin. [Traducido por John Barret]. Wesleyan University, Canadá.

Ramírez Mireles, Paloma (1997). La danza-teatro y el no teatro, la danza-teatro y la no danza, o Pina Bausch y la búsqueda de nuevos caminos. Tesis para optar por la licenciatura en Literatura dramática y teatro. Facultad de Filosofía y Letras, UNAM, México.

Saldaña Paris, Daniel (2020). “La bruja del monte Verità”. En: U, Revista de la Universidad de México, N.° 855/856, pp. 139-143. [En línea:] https://www.revistadelauniversidad.mx/articles/22db9d75-22bd-4664-8591-4f96a551b56f/la-bruja-del-monte-verita. (Consultado el 27 de enero de 2021).

Viala, Jean y Masson-Sekine, Nourit (1988). Butoh: Shades of darknes. Ed. Shufunutono, Tokio.

Publicado

2021-12-06

Versões

Como Citar

Pérez Monjaraz, N. (2021). Dançar na época da guerra. Um olhar ao expressionismo e às raízes do Butoh. Boletim De Antropologia, 36(62), 105–117. https://doi.org/10.17533/udea.boan.v36n62a06