Projeto de uma plataforma digital para economia de água
experiências de redesenhar o futuro a partir do setor privado.
DOI:
https://doi.org/10.17533/udea.boan.v37n63a08Palavras-chave:
Desenho ontológico, etnografia digital, manejo de recursos hídricos, ludificação, pensamento de desenhoResumo
Este documento narra a experiência de projetar uma plataforma digital e gamificada a fim de gerar consciência e hábitos sobre o consumo racional de água em um grupo de estudantes de escolas públicas da região de Guavio, no departamento de Cundinamarca, Colômbia, durante o ano de 2015-2016. Ela reconstrói o caminho metodológico para o projeto da plataforma digital com base no Design Thinking. Conclui refletindo sobre os resultados da experiência em termos de seu impacto sobre a população participante, seu escopo e a possibilidade que tem de redesenhar relações ontológicas, e concluímos com forte ênfase na necessidade de incluir antropólogos na iniciativa privada, assim como de torná-los parte ativa dos processos de transformação social.
Downloads
Referências
Barcham, M. (2022). “Weaving together a decolonial imaginary through design for effective river management: Pluriversal ontological design in practice”. En: Design Issues, vol. 38, N.° 1, pp. 5-16. DOI:10.1162/desi_a_00666
Brightman, M. y Lewis, J. (eds.) (2017). Anthropology of Sustainability: beyond development and progress. Palgrave Macmillan, New York.
Broadbent, S. (2012). “Approaches to personal communication”. En: Horst, H. y Miller, D. (eds.). Digital Anthropology. Berg, London, pp. 69-90.
Castaño J., Natalia; Franco, Jaime Carlos y Velásquez H., Juan (2014). “Smart meters adoption: recent advances and future trends”. En: DYNA, vol. 81, N.° 183, pp. 221. DOI:10.15446/dyna.v81n183.38148
Davis, F. D.; Bagozzi, R. P. y Warshaw, P. R. (1989). “User Acceptance of Computer Technology: A Comparison of Two Theoretical Models”. En: Management Science, vol. 35, N.° 8, pp. 982-1003. DOI:10.1287/mnsc.35.8.982
De la Cadena, M. (2015). Earth beings: Ecologies of practice across Andean Worlds. Duke University Press, North Carolina.
Drazin, A. (2021). Design anthropology in context: An introduction to design materiality and collaborative thinking. Routledge, Taylor & Francis Group, New York.
Escobar, A. (1988). “Power and Visibility: Development and the Invention and Management of the Third World”. En: Cultural Anthropology, vol. 3, N.° 4, pp. 428-443. DOI:10.1525/can.1988.3.4.02a00060
Escobar, A. (2018). Designs for the Pluriverse: Radical Interdependence, Autonomy, and the Making of Worlds. Duke University Press, North Carolina. DOI:10.1215/9780822371816-001
Eyal, N. y Hoover, R. (2014). Hooked: How to build habit-forming products. Portfolio Penguin, London.
Frans, M. (2008). An introduction to game studies: games in culture. Sage Publications, Los Angeles.
Gardner, K. y Lewis, D. J. (2015). Anthropology and development: challenges for the twenty-first century. Pluto Press, London.
Gestwicki, P. y McNely, B. (2010). “A case study of a five-step design thinking process in educational museum game design”. En: Design thinking in museum game design. Children Museum of Indianapolis, Indianapolis, pp. 1-30.
Giménez, G. (1996). “Territorio y cultura”. En: Estudios sobre las Culturas Contemporáneas, vol. ii, N.° 4, pp. 9-30.
Goffman, E. (1951). “Symbols of Class Status”. En: The British Journal of Sociology, vol. 2, N.° 4, p. 294-304. DOI:10.2307/588083
Grossi, G. y Pianezzi, D. (2017). “Smart cities: Utopia or neoliberal ideology?” En: Cities, N.° 69, pp. 79-85. DOI:10.1016/j.cities.2017.07.012
Hutchins, E. (2006). Cognition in the wild. MIT Press, Cambridge, Mass.
IDEO (2015). The field guide to human-centered design: design kit. IDEO, San Francisco.
Kim, B. (2015). Understanding gamification. (2a Ed., vol. 51, Rep.). American Library Association, Chicago, IL.
Luchs, M.; Swan, S. y Griffin, A. (2016). Design thinking: New product development essentials from the PDMA. John Wiley & Sons, Inc, New Jersey.
Madianou, M. y Miller, D. (2012). “Polymedia: Towards a new theory of digital media in interpersonal communication”. En: International Journal of Cultural Studies, vol. 16, N.° 2, pp. 169-187. DOI:10.1177/1367877912452486
Pink, S.; Horst, H. A.; Postill, J.; Hjorth, L.; Lewis, T. y Tacchi, J. (2016). Digital Ethnography: Principles and practice. SAGE, Los Angeles.
Plattner, H.; Meinel, C. y Leifer, L. (eds.) (2011). Design thinking: Understand - Improve - Apply. Springer, Heidelger.
Raymond, E. S. (2010). Cathedral and the bazaar. SnowBall Publishing, La Vergne, TN.
Soesilo, R. (2014). “Local wisdom as the ontological foundation to postmodern urban-design in a developing country”. En: International Review for Spatial Planning and Sustainable Development, vol. 2, N.° 4, pp. 54-67. DOI:10.14246/irspsd.2.4_54
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 JULIAN ANDRES RIVEROS CLAVIJO
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores que publiquem no “Boletim de Antropologia” aceitam as seguintes condições:
- Os autores conservam os direitos autorais e cedem à revista o direito da primeira publicação, com o trabalho cadastrado com a licença de atribuição de Creative-Commons, que permite a terceiros utilizar o publicado contanto que mencionem a autoria do trabalho e à primeira publicação nesta revista.
- Os autores podem realizar outros acordos contratuais independentes e adicionais para a distribuição não exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (por exemplo, incluí-lo em um repositório institucional ou publicá-lo em um livro) contanto que mencionem explicitamente que o trabalho foi publicado por primeira vez nesta revista.