Da flexibilidade no currículo do Instituto de Educação Física da Universidade de Antioquia

Autores

  • León Urrego Universidade de Antioquia

DOI:

https://doi.org/10.17533/udea.efyd.v37n1a01

Palavras-chave:

currículo, flexibilidade, educação física, transformação, educação

Resumo

Este ensaio desenvolve uma revisão ao estado e a posta em funcionamento da ideia de flexibilidade no projeto educativo do Instituto de Educação Física da Universidade de Antioquia (Colômbia). Para propor esta análise, apelou-se à revisão da documentação que a instituição oferece sobre o processo de transformação, rastreamento e desenvolvimento curricular; ademais, apela-se à guia teórica e conceitual proposta por Díaz (2002, 2011) e Nieto (2002).A análise vai acompanhada de algumas ideias que permitem visualizar possíveis ações a executar, com o propósito de qualificar o ideal de flexibilidade no projeto educativo revisado.

|Resumo
= 897 veces | HTML (ESPAÑOL (ESPAÑA))
= 422 veces| | PDF (ESPAÑOL (ESPAÑA))
= 355 veces|

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

León Urrego, Universidade de Antioquia

Doutor da Universidade de Valladolid, Espanha. Professor Assistente do Instituto de Educação Física 

Referências

Castañeda, G., Castro, J., Aguilar, R., López, N., Jiménez, J., & Ochoa, V. (2010). Tensiones internas y externas que han incidido en los procesos de transformación curricular en el instituto de Educación Física en la Universidad de Antioquia. Medellín: Universidad de Antioquia, Instituto Universitario de Educación Física, Comité de Currículo.

Díaz, M. (2002). Flexibilidad y educación superior en Colombia (Vol. 2). Bogotá: ICFES.

Díaz, M. (2011). Los discursos sobre la flexibilidad y las competencias en educación superior. Pedagogía y Saberes, 35, 9-24.

Gallo, L., & Castañeda, G. (2011). La motricidad en el campo de la formación en los programas del Instituto de Educación Física (Documento inédito). Medellín: Universidad de Antioquia, Instituto Universitario de Educación Física.

Gracia, Á. (2000). Conceptualización, objeto de estudio, evolución histórica y cuerpo de conocimiento de las ciencias del deporte. Lúdica Pedagógica, 1(5), 1-9.

Harvey, D. (2006). Breve historia del neoliberalismo. España: Ediciones Akal.

IUEF Instituto Universitario de Educación Física (2005). Guía del diseño curricular. Colombia: Universidad de Antioquia, Instituto Universitario de Educación Física.

Nieto, L. (2002). La flexibilidad curricular en la Educación Superior. Algunas perspectivas para su análisis y ejemplos en la Educación Agronómica. En XXXII Reunión Nacional de Directores de la Asociación Mexicana de Educación Agrícola Superior (AMEAS). Tuxtla Gutíerrez, Chis. México. http://ambiental.uaslp.mx/docs/LMNC-PN-0210-FlexCurr.pdf

Publicado

2019-08-15

Como Citar

Urrego, L. (2019). Da flexibilidade no currículo do Instituto de Educação Física da Universidade de Antioquia. Educación Física Y Deporte, 37(1), 9–27. https://doi.org/10.17533/udea.efyd.v37n1a01

Edição

Seção

Editorial