Da flexibilidade no currículo do Instituto de Educação Física da Universidade de Antioquia
DOI:
https://doi.org/10.17533/udea.efyd.v37n1a01Palavras-chave:
currículo, flexibilidade, educação física, transformação, educaçãoResumo
Este ensaio desenvolve uma revisão ao estado e a posta em funcionamento da ideia de flexibilidade no projeto educativo do Instituto de Educação Física da Universidade de Antioquia (Colômbia). Para propor esta análise, apelou-se à revisão da documentação que a instituição oferece sobre o processo de transformação, rastreamento e desenvolvimento curricular; ademais, apela-se à guia teórica e conceitual proposta por Díaz (2002, 2011) e Nieto (2002).A análise vai acompanhada de algumas ideias que permitem visualizar possíveis ações a executar, com o propósito de qualificar o ideal de flexibilidade no projeto educativo revisado.
Downloads
Referências
Castañeda, G., Castro, J., Aguilar, R., López, N., Jiménez, J., & Ochoa, V. (2010). Tensiones internas y externas que han incidido en los procesos de transformación curricular en el instituto de Educación Física en la Universidad de Antioquia. Medellín: Universidad de Antioquia, Instituto Universitario de Educación Física, Comité de Currículo.
Díaz, M. (2002). Flexibilidad y educación superior en Colombia (Vol. 2). Bogotá: ICFES.
Díaz, M. (2011). Los discursos sobre la flexibilidad y las competencias en educación superior. Pedagogía y Saberes, 35, 9-24.
Gallo, L., & Castañeda, G. (2011). La motricidad en el campo de la formación en los programas del Instituto de Educación Física (Documento inédito). Medellín: Universidad de Antioquia, Instituto Universitario de Educación Física.
Gracia, Á. (2000). Conceptualización, objeto de estudio, evolución histórica y cuerpo de conocimiento de las ciencias del deporte. Lúdica Pedagógica, 1(5), 1-9.
Harvey, D. (2006). Breve historia del neoliberalismo. España: Ediciones Akal.
IUEF Instituto Universitario de Educación Física (2005). Guía del diseño curricular. Colombia: Universidad de Antioquia, Instituto Universitario de Educación Física.
Nieto, L. (2002). La flexibilidad curricular en la Educación Superior. Algunas perspectivas para su análisis y ejemplos en la Educación Agronómica. En XXXII Reunión Nacional de Directores de la Asociación Mexicana de Educación Agrícola Superior (AMEAS). Tuxtla Gutíerrez, Chis. México. http://ambiental.uaslp.mx/docs/LMNC-PN-0210-FlexCurr.pdf

