Terminologia médica: de um obstáculo à compreensão a uma ponte para o conhecimento através de infografias
DOI:
https://doi.org/10.17533/udea.mut.v18n1a10Palavras-chave:
comunicação médico-doente, infografia, linguagem clara, medicina gráfica, terminologia médicaResumo
A comunicação entre os profissionais de saúde e os doentes e familiares nem sempre é bem sucedida. Como resposta, nas últimas décadas surgiram iniciativas para aproximar a linguagem médica do público. Sob a égide da medicina gráfica, a infografia no domínio da saúde tem sido postulada como um recurso inovador para os doentes que, entre outros aspectos, facilita a compreensão e melhora a capacidade de aprendizagem.
Um dos maiores obstáculos a esta comunicação é a terminologia que, paradoxalmente, é responsável pela transmissão de conhecimentos especializados. Assim, propusemo-nos o desafio de aproximar a terminologia médica dos doentes através de uma infografia terminológica. Assumindo os postulados teórico-metodológicos da Teoria Comunicativa da Terminologia, o objetivo deste estudo é estabelecer uma metodologia para a criação de infografias terminológicas para pacientes que combine as fases do trabalho terminológico e as etapas da criação de infografias. Para tal, tomaremos como caso de estudo a área médica do cancro da mama.
O resultado é uma infografia terminológica sobre os tratamentos do cancro da mama, disponível online, que já foi testada e obteve uma avaliação muito positiva em termos de compreensão terminológica. Este artigo dá um contributo metodológico que pode ser extrapolado para outros domínios, resultando num recurso com um impacto social muito claro, que é o de fornecer informação compreensível sobre o cancro da mama aos doentes, ajudando a aumentar a qualidade de vida das pessoas e a sua literacia em saúde.
Downloads
Referências
Abt-Sacks, A., Pablo-Hernando, S., Serrano-Aguilar, P., Fernández-Vega, E., y Martín Fernández, R. (2013). Necesidades de información y uso de Internet en pacientes con cáncer de mama en España. Gaceta Sanitaria, 27(3), 241-247. 10.1016/j.gaceta.2012.06.014.
Alcalde, I. (2015). Visualización de la información: de los datos al conocimiento. Universitat Oberta de Catalunya.
Anderson, J. E. y Rudd, R. E. (2014). La alfabetización para la salud en el entorno de hospitales y centros sanitarios. Girona: Documenta Universitaria.
Barrio-Cantalejo, I. M., Simón-Lorda, P., Melguizo, M., Escalona, I., Marijuán, M., y Hernando, P. (2008). Validación de la Escala INFLESZ para evaluar la legibilidad de los textos dirigidos a pacientes. Anales del Sistema Sanitario de Navarra, 31(2), 135-152.
Basagoiti, I. (coord.). (2012). Alfabetitzación en salut: de la información a la acción. València: Itaca. http://www.salupedia.org/alfabetizacion/.
Cabré, M. T. (1999). La terminología: representación y comunicación. Elementos para una teoría de base comunicativa y otros artículos. Barcelona: Institut Universitari de Lingüística Aplicada. Universitat Pompeu Fabra.
Cabré, M. T. (2003). El lenguaje científico desde la terminología. En B. Gutiérrez Rodilla (ed.), Aproximaciones al lenguaje de la ciencia, 19-52. Fundación Instituto Caste-llano y Leonés de la Lengua.
Cabré, M. T. y Nazar, R. (2011). Terminus: a Workstation for terminology and corpus management. Dins Institut Porphyre (ed.). Actes de la cinquième conférence TOTh - Annecy 26-27 mayo 2011: Institut Porphyre, 63-74.
Cabré, M. T., Domènech-Bagaria, O. y Estopà, R. (2018). La terminologia avui: termes, textos i aplicacions. Barcelona: Universitat Oberta de Catalunya.
Cabré, M. T., y Estopà, R. (2020). El análisis lingüístico: una herramienta para mejorar la comunicación médica. En Estopà, R. (coord.). Los informes médicos: estrategias lingüísticas para favorecer su comprensión. Buenos Aires (Argentina): Delhospital. 79-96. ISBN 978-987-8349-12-1.
Campillos-Llanos, L., Reinares, A., Puig, S., Valverde-Mateos, A. y Capllonch, A. (2022). Building a comparable corpus and a benchmark for Spanish medical text simplification Construcción de un corpus comparable y un recurso de referencia para la simplificación de textos médicos en español. Procesamiento de Lenguaje Natural, 69, 189-196.
Campillos-Llanos, L; Bartolomé, R. y Reinares, A. (2024). Enhancing the understanding of clinical trials with a sentence-level simplification dataset. Procesamiento del Lenguaje Natural, [S.l.], v. 72, 31-43. <http://journal.sepln.org/sepln/ojs/ojs/index.php/pln/article/view/6576/3976>
Campos, O. (2013). Procedimientos de desterminologización: traducción y redacción de guías para pacientes. Panace@ 14 (37), 48-52.
Campos, O. (2008). La desterminologización en las guías para pacientes. Fòrum de Recerca, 14, 350-359. ISSN-e 1139-5486
Català, J. (2019). Siempre que la ciencia precisa llegar a los demás se entiende muy bien con la infografía. Universitas Científica, 21(2), 52–57. https://revistas.upb.edu.co/index.php/ universitas/article/view/916/742.
Cobos López, I. (2019). Traducir para el paciente: acercamiento y adaptación como modalidad de traducción. Quaderns de Filologia: Estudis Lingüístics, 24, 211-228. doi: 10.7203/QF.24.16307.
Cobos López, I. (2021). La medicina gráfica como herramienta para la traducción y la adaptación de textos biosanitarios. Mutatis Mutandis. Revista Latinoamericana De Traducción, 14(2), 397–426. https://doi.org/10.17533/udea.mut.v14n2a06
Cortés, M. (2017). Recordem el 80% del que veiem i fem. [Article]. Recuperat el 17 de juny del 2020 des de https://www.viaempresa.cat/opi-nio/recordem-80-veiem-emojis_51187_102.html.
Da Cunha, I. y Escobar, M. Á. (2021). Recomendaciones sobre lenguaje claro en español en el ámbito jurídico-administrativo: análisis y clasificación. Pragmalingüística, 29, 129-148. ISSN 1133-682X
Davis, T., Williams, M., Marin, E., Parker, R. y Glass, J. (2002). Health Literacy and Cancer Communication. CA: A Cancer Journal for Clinicians, 52.
Domènech Bagaria, O., Estopà, R. y Vidal-Sabanés, L. (2020). La comprensión de los informes médicos. En Estopà, R. (coord.). Los informes médicos: estrategias lingüísticas para favorecer su comprensión. Buenos Aires: Delhospital Ediciones. ISBN 978-987-8349-12-1.
Dunlap, J. C., y Lowenthal, P. (2016). Getting graphic about infographics: design lessons learned from popular infographics. Journal of Visual Literacy, 35, 42-59. DOI:10. 1080/1051144X.2016.1205832.
Ebrahimabadi, M., Rezaei, K., Moini, A., Fournier, A. y Abedi, A. (2018). Infographics or video; which one is more effective in asthmatic patients’ health? A randomized clinical trial. Journal of Asthma, 56, 1306-1313.
Escudero-Carretero, M. J., Sánchez-Gómez S., González-Pérez R., Sanz-Amores R., Prieto-Rodríguez M. A., y Fernández de la Mota, E. (2013). Elaboración y validación de un documento informativo sobre adeno-amigdalectomía para pacientes. Anales del Sistema Sanitario de Navarra, 36(1), 21-33.
Estopà, R. (coord.) (2020). Los informes médicos: estrategias lingüísticas para favorecer su comprensión. Buenos Aires (Argentina): Delhospital. ISBN: 978-987-8349-12-1.
Estopà, R. y Montané, M. A. (2020). Terminology in medical reports: Textual parameters and their lexical indicators that hinder patient understanding. Terminology, 26, 213-236. https://doi.org/10.1075/term.00051.est.
Estopà, R. y Armayones, M. (2021). Metodología JUNTS de creación de Webapps para el abordaje de barreras en la comunicación médico-paciente: el caso de la aplicación COMJuntos en el ámbito de las enfermedades raras. Teknokultura. Revista de Cultura Digital y Movimientos Sociales, 2, 157-65.
Estopà, R. y Vidal-Sabanés, L. (2022)."Infografías terminológicas sobre la covid-19 para niños y adolescentes". Dins Estopà (coord.). El coronavirus és verd! Imaginaris de pandèmia. La construcció d'un discurs científic en la població infantil i juvenil a través dels mots. ISBN 978-84-19506-40-5. Octaedro.
Estopà, R. (coord.) (2023). Diccionari il·lustrat de Medicina per a principiants. Barcelona: Publicacions de l’Abadia de Montserrat.
Gambarte, M. L., Osornio A. L., Martinez, M., Reynoso, G., Luna, D. y de Quiros, F. G. (2007). A practical approach to advanced terminology services in health information systems. Studies in Health Technology and Informatics, 129(1), 621-625. PMID: 17911791.
García Izquierdo, I. y Muñoz Miquel, A. (2015). Los folletos de información oncológica en contextos hospitalarios: la perspectiva de pacientes y profesionales sanitarios. Panace@: Revista de Medicina, Lenguaje y Traducción 16 (42), 225-231.
García Palacios, J. (2000). La terminología en los diccionarios académicos del nuevo siglo. En Kyoto University of Foreign Studies (ed.). Siglo XXI y el mundo de habla hispana. Kyoto: Kyoto University of Foreign Studies, 15-39.
Gebre, E. (2018). Learning with Multiple Representations: Infographics as Cognitive Tools for Authentic Learning in Science Literacy. Canadian Journal of Learning and Technology / La revue canadienne de l’apprentissage et de la technologie, 44(1). https://www.learntechlib.org/p/183623/.
Gómez-Zúñiga, B., Pulido Moyano, R., Pousada Fernández, M., García Oliva, A. y Armayones Ruiz, M. (2019).The experience of parents of children with rare diseases when communicating with healthcare professionals: towards an integrative theory of trust. Orphanet J. Rare Dis. 14, 159.
González-Pacanowski, T. y Medina, P. (2009). Comunicación online en el sector salud. Valor de la infografía. Profesional De La Información, 18, 413-420. https://doi.org/10.3145/epi.2009.jul.08.
Graham, C. (2012). Emerging Practice and Research in Blended Learning. En Moore, M. G., y Diehl, W. C. (eds.). Handbook of Distance Education. Abingdon (Regne Unit): Routledge. 10.4324/9780203803738.ch21
Hayes, E., Dua, R., Yeung, E., y Fan, K. (2018). Patient understanding of commonly used oral medicine terminology. British Dental Journal, 223(11), 842-845. DOI: 10.1038/sj.bdj.2017.991.
International Plain Language Federation. 2024. (en línea). Plain Language definitions. https://www.iplfederation.org/plain-language/
Institute of Medicine (2014). Implications of Health Literacy for Public Health: Workshop Summary. Washington: The National Academies Press. https://doi.org/10.17226/18756.
Jänich, A. (2023). Exploring Automatic Synonym Generation for Lexical Simplification of Swedish Electronic Health Record. Linköping University, Department of Health, Medicine and Caring Sciences [Tesis de Máster]. https://www.diva-portal.org/smash/get/diva2:1764506/FULLTEXT01.pdf
Jiménez, A., y Ruiz, J. (2014). Estàndards i pràctiques en la comunicació escrita per a la salut. En Suñer, R., i Santiñà, M. (eds.). Alfabetització per a la salut: estàndards i recomanacions per als professionals de la salut. Girona: Documenta Universitaria, 55-70.
Lalanda, M. (2019a). Qué es Medicina Gráfica. Medicina Gráfica. El papel de los cómics, las novelas gráficas y las ilustraciones en el mundo sanitario. https://medicinagrafica.blog/que-es-medicina-grafica/
Lalanda, M. (2019b). El cómic como herramienta en el mundo sanitario. Clínica, 27, 56-64. https://revistas.uva.es/index.php/clinica/article/view/3083.
López-Rodríguez, C., Faber, P., y Sánchez, M. (2006). Terminología basada en el conocimiento para la traducción y la divulgación médicas: el caso de ONCOTERM. Panace@, 7(24), 228-240
Lorente Casafont, M., Estopà, R. y Vidal-Sabanés, L. (2020). Adequació de recursos terminològics per a usuaris avançats: el cas de les comunitats de pacients de la sanitat. En Conceição, M. C., i Zanola, M. T. (orgs.). Terminologia e mediação linguística: métodos, práticas e atividades. Faro: Universidade do Algarve. http://dx.doi.org/10.34623/bybf-fh80.
Mayor, B. (2013): La historieta como instrumento para la divulgación médico-sanitaria: Aspectos pragmalingüísticos. Translation Journal, 17(2). http://translationjournal.net/journal/64historietas.htm>.
Mayor, B. (2016). El cómic como recurso didáctico en los estudios de Medicina. Barcelona: Fundació Dr. Antoni Esteve. https://www.raco.cat/index.php/QuadernsFDAE/article/view/317104.
Mayor, B. (2020). La utilidad del cómic para la formación de traductores médicos. Revista CTPCBA del Colegio de Traductores Públicos de la Ciudad de Buenos Aires, 14, 22-26. https://www.traductores.org.ar/wp-content/uploads/2020/04/Rev_145.pdf.
Mazzarato, R. (2024). Five “translation” strategies to 20 adapt technical content for lay audiences. Medical Writing, 33(1), 20-25.
Montalt, V., y Shuttleworth M. (2012). Research in translation and knowledge mediation in medical and healthcare settings, Linguistica Antverpiensia. New Series – Themes in Translation Studies, 11, 9-29.
Montolío, E. y Tascón M. (2020). El derecho a entender. La comunicación clara, la mejor defensa de la ciudadanía. Prodigioso Volcán, Catarata.
Muñoz del Bosque, J. (2017). El uso de infografías en temas de salud. http://www.uic.edu.mx/uso-infografias-temas- salud/#prettyPhoto
Navarro, F. (2013). Medicina y terminología: maridaje natural. Terminàlia, 46-48. https://revistes.iec.cat/index.php/Terminalia/article/view/67229/pdf_429
Organización Mundial de la Salud (5 agosto 2024). Alfabetización en materia de salud. https://www.who.int/es/news-room/fact-sheets/detail/health-literacy
Organización Panamericana de la Salud (2022). Cáncer de mama. https://www.paho.org/es/temas/cancer-mama
Palmucci, D. (2017). Las infografías, nuevos espacios de lectura para el discurso científico-pedagógico. Discurso i Sociedad, 11(2), 262–288.
Peix, M. (2024). Bronquiolitis en la UCIP. Guía para padres y madres. Universidad Internacional de Andalucía. https://www.marinapeix.com/guia-bronquiolitis-ucip
Rivera, P. E. (2019). Infografías de salud publicadas por organizaciones y autoridades sanitarias en la red social Pinterest. Revista de Investigación en Tecnologías de la Información, 7(13), 92-100. https://www.riti.es/ojs2018/inicio/index.php/riti/ article/view/155
Rudd, R. E., Groene, O. R., y Navarro-Rubio, M. D. (2013). On health literacy and health outcomes: background, impact, and future directions. Revista de calidad asistencial: Órgano de la Sociedad Española de Calidad Asistencial, 28(3), 188-192. https://doi.org/10.1016/j.cali.2013.03.003.
Rudd, R. E., Kaphingst, K., Colton, T., Gregoire, J., y Hyde, J. (2004). Rewriting public health information in plain language. Journal of Health Communication, 9, 195-206.
Safeer, R. S., y Keenan, J. (2005). Health literacy: the gap between physicians and patients. American family physician, 72(3), 463–468. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/16100861.
Santamaría, I. (2024). Neotermed: un proyecto inclusivo sobre salud reproductiva. En X Reunión Internacional de la Red Temática «Lengua y Ciencia. Universitat Rovira i Virigili, junio 2024. Tarragona.
Sanz-Lorente, M., y Castejón-Bolea, R. (2018). Infografías en las ciencias de la salud: aplicación al cuidado domiciliario. Hosp Domic., 2(2), 67-78.
Silva, I., Vargas-Ferreira, L., Marques de Sá-Ciabattari, A. C., Pires-Bellei, L., Machado-Saraiva, J. y Barros-Costa, M. (2016). Capacidad de comunicación: fundamental para comprender la consulta médica. FEM. Revista de la Fundación Educación Médica, 19(4), 187-191.
Smiciklas, M. (2012). The power of infographics: Using pictures to communicate and connect with your audiences. Pearson Education, Indianapolis. http://kenanaonline.com/files/0093/93684/The%20power%20of%20Infographics.pdf.
Stableford, S. y Mettger, W. (2007). Plain Language: A Strategic Response to the Health Literacy Challenge. Journal of Public Health Policy, 28(1), 71-93.
Tariman, J. D., Doorenbos, A., Schepp, K. G., Singhal, S., y Berry, D. L. (2014). Information Needs Priorities in Patients Diagnosed With Cancer: A Systematic Review. Journal of the Advanced Practitioner in Oncology, 5(2), 115-122.
Valero-Sancho, J. L. (2001). La infografía. Técnicas, análisis y usos periodísticos. Bellaterra: Universitat Autònoma de Barcelona.
Vidal-Sabanés, L., y Estopà, R. (2020). La terminologia que utilitzen les pacients de càncer de mama: una anàlisi descriptiva. Terminàlia, 21, 7-18. DOI: 10.2436/20.2503.01.144.
Vidal-Sabanés, L. (coord.) (2022). Vocabulari multilingüe de càncer de mama per a pacients. Barcelona: IULA, Universitat Pompeu Fabra, Sèrie Materials, 14. https://repositori2.upf.edu/55478/
Vidal-Sabanés y da Cunha, I. (en prensa, 2025). “AI as a resource for the clarification of medical terminology: an analysis of its advantages and limitations”. Computational Terminology Special Issue – Terminology, 31(1).
Vidal-Sabanés, L. (2021). “La terminologia en els textos mèdics per a pacients: el cas d’una comunitat virtual de dones amb càncer de mama”. Barcelona: Universitat Pompeu Fabra. [Tesis doctoral]. https://www.tdx.cat/handle/10803/672627
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Mutatis Mutandis. Revista Latinoamericana de Traducción

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aquellos autores/as que tengan publicaciones con esta revista, aceptan los términos siguientes:
- La revista es el titular de los derechos de autor de los artículos, los cuales estarán simultáneamente sujetos a la Licencia de reconocimiento no comercial sin obra derivada de Creative Commons que permite a terceros compartir la obra siempre que se indique su autor y su primera publicación esta revista.
- Los autores/as podrán adoptar otros acuerdos de licencia no exclusiva de distribución de la versión de la obra publicada (p. ej.: depositarla en un archivo telemático institucional o publicarla en un volumen monográfico) siempre que se indique la publicación inicial en esta revista.
- Se permite y recomienda a los autores/as difundir su obra a través de Internet (p. ej.: en archivos telemáticos institucionales o en su página web) antes y durante el proceso de envío, lo cual puede producir intercambios interesantes y aumentar las citas de la obra publicada.