Avaliação formativa: contribuições para pensar a universidade latino-americana desde um caso uruguaio
DOI:
https://doi.org/10.17533/udea.efyd.v39n1a08Palavras-chave:
avaliação, universidade, ensino, aprendizagemResumo
Este artigo corresponde a uma pesquisa realizada em 2017-2018, que focalizou seu interesse em investigar as práticas de avaliação nas unidades curriculares do curso de Licenciatura em Educação Física do Instituto Superior de Educación Física. Dedicamo-nos a identificar: tipos, fundos e formas utilizadas, no intuito de estabelecer sua relação com o contexto universitário e suas funções (ensino, pesquisa e extensão). Empregou-se uma metodologia de corte misto, embora com ênfase qualitativa. Entre os procedimentos de levantamento de fontes foram utilizados: a análise de documentos, os questionários on-line e as entrevistas. Apesar das variadas formas em que é desenvolvida a avaliação, concluímos que seus recursos no campo universitário se referem a questões epistemológicas associadas à reprodução ou produção de conhecimento.
Downloads
Referências
1. Bourdieu, P. (1990). ¿Cómo se puede ser deportista? En P. Bourdieu, Sociología y Cultura (pp. 193-213). México: Editorial Grijalbo.
2. Bourdieu, P. (2000). Intelectuales, política y poder. Buenos Aires: Eudeba.
3. Camilloni, A. (2004). Evaluación de la formación docente. Revista Educar, 7(15).
4. Carr, W.; & Kemmis, S. (1988). Teoría Crítica de la enseñanza. Barcelona: Martínez Roca.
5. Carr, W. (2002). Una teoría para la educación. Madrid: Morata.
6. Christians, C. G. (2012). La ética y la política en investigación cualitativa. En N. K. Denzin & Y. S. Lincoln (Eds.), Manual de investigación cualitativa: el campo de la investigación cualitativa (pp. 283-332). Barcelona: Editorial Gedisa.
7. Davini, C. (2005). La formación docente en cuestión: política y pedagogia. Buenos Aires: Paidós.
8. Fenstermacher, G. (1989). Tres aspectos de la filosofía de la investigación sobre la enseñanza. La investigación de la enseñanza: enfoques, teorías y métodos. Barcelona: Paidós.
9. Fetterman, D. (1998). Ethnography. Step by step. London: Sage Publications.
10. Frossard, M. (2015). Avaliação educacional em educação física: um mapa da produção acadêmica de 1930-2014 (Dissertação de mestrado). Universidade Federal do Espírito Santo, Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Vitória.
11. Gimeno-Sacristán, J., & Pérez-Gómez, A. I. (2005). Comprender y transformar la enseñanza. Madrid: Ediciones Morata.
12. Goldschmid, M. (1990). 12 paradoxes de l’enseignement universitaire. Conférence présentée lors du colloque A. l. P. U. a Nice.
13. González, A. (2003). Los paradigmas de investigación en las ciencias sociales. ISLAS, 45(138), 125-135.
14. Gouldner, A. W. (1979). La crisis de la Sociología occidental. Buenos Aires: Amorrortu Ediciones.
15. Hammersley,M., & Atkinson, P. (1983). Etnografía. Métodos de investigación. Paidós: Barcelona.
16. Kvale, S. (2011). Las entrevistas en investigación cualitativa. Madrid: Morata.
17. López-Pastor, V. M. (2006). La evaluación en Educación Física: revisión de los modelos tradicionales y planteamientos de una alternativa. La evaluación formativa y compartida. Buenos Aires: Miño y Dávila.
18. López-Pastor, V. M. (2009). Evaluación formativa y compartida en educación superior. Propuestas, técnicas, instrumentos y experiencias. Madrid: Narcea.
19. López-Pastor, V. M., Kirk, D., & Lorente-Catalán, E. (2013). Alternative assessment in physical education: a review of international literature. Sport, Education and Society, 18(1), 57-76. doi:10.1080/13573322.2012.713860
20. López-Pastor, V. M., & Pérez-Pueyo, A. (coords.) (2017). Evaluación formativa y compartida en educación: experiencias de éxito en todas las etapas educativas. León: Universidad de León, Secretaría de Publicaciones (Grupo IFAHE).
21. Melo, L. F., Miranda, M. L., Ferraz, O. L., & Nista, V. L. (2014). Produção de conhecimento em prática avaliativa do professor de educação física escolar: análise das escolhas metodológicas. Revista Pensar a Prática, 17(1), 252-269. doi:10.5216/rpp.v17i1.18838
22. Novaes, R. C., Ferreira, M. S., & Mello, J. G. (2014). As dimensões da avaliação na educação física escolar: uma análise da produção do conhecimento. Revista Motrivivência, 26(42), 146-160. doi:10.5007/2175-8042.2014v26n42p146
23. Nunziatti, G. (1990). Pour construire un dispossitif d´évaluation formatrice. Cahiers Pédagogiques, 280, 47-64.
24. Perkins, D., Tishman, S., & Jay, E. (1995). Aulas para pensar. Buenos Aires: Aique.
25. Pozo, J. I., & Monereo, C. (2013). La universidad ante la nueva cultura educativa: enseñar y aprender para la autonomía. Madrid: Editorial Síntesis.
26. Sales, M. T., & Torres, G. (1995). Hacia una teoría contrahegemónica de la evaluación. Espaço Pedagógico, 2(1), 15-30.
27. Santos-Guerra, M. A. (1999). 20 paradojas de la evaluación del alumnado en la Universidad española. Revista Electrónica Interuniversitaria de Formación del Profesorado, 2(1).
28. Santos-Guerra, M. A. (2017). Evaluar con el corazón. Rosario: Homo Sapiens Ediciones.
29. Santos, W. dos (2018). Avaliação na Educação Física: diálogos com a formação inicial do Brasil, Colômbia, Uruguai e Espanha. Brasil: Appris Editora.
30. Santos, W. dos, Frossard, M. L., Matos, J. M. C., & Neto, A. F. (2018). Avaliação em educação física escolar: trajetória da produção acadêmica em periódicos (1932-2014). Movimento, 24(1), 9-22. doi:10.22456/1982-8918.63067
31. Sarni, M., & Rodríguez, L. (2013). Buenas prácticas de evaluación del aprendizaje: conocimiento e ideología. Montevideo: Consejo de Formación en Educación, Instituto de Perfecionamiento y Estudios Superiores.
32. Scallon, G. (1988). L’évaluation formative des apprentissages. Quebec: Les Presses de l’Universit ´ e Laval.
33. Strauss, A., & Corbin, J. (1998). Basics of qualitative research. Techniques and procedures for Developing Grounded Theory. Thousand Oaks: Sage Publishing.
34. Taylor, S., & Bogdan, R. (1986). Introducción a los métodos cualitativos de investigación. La búsqueda de significados. Buenos Aires: Paidós.
35. Valles, M. (1997). Técnicas cualitativas de investigación social. Reflexión metodológica y práctica profesional. Madrid: Síntesis.
36. Zhu, W. (1997). Alternative assessment: what, why, how. Journal of Physical Education, Recreation and Dance, 68 (7), 17-18. doi:10.1080/07303084.1997.10604977
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Domingo David Pérez López, Luciana Cantera Rosso, Gastón Alejandro Pereyra Azambuja
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.