Território, lugar e espaço de recreação na escola
DOI:
https://doi.org/10.17533/udea.efyd.v34n1a02Palavras-chave:
escola, recreação, espaçoResumo
A escola assume-se como um espaço de construção, produção e confronto simbólico permite o surgimento de várias maneiras em que a recreação é presente. Por isso, neste texto mostram-se algumas reflexões sobre o tipo de espaço de recreação educativo, entendido como a exploração e intervenção na recreação no territórios físicos e interpessoais que permitem construir e consolidar lugares e ambientes lúdico e sócio-histórico.
Downloads
Referências
Augé M. (1992/2000) "No lugares" espacios del anonimato una antropología sobremodernidad. Editorial Gedisa. Barcelona, España.
Bachelard G. (1957/2000). La poética del espacio. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica de Argentina.
Carreño, J. Rodríguez, A. B. & Gutierrez, P. (2014). Lineamientos de intervención de la recreación en la escuela. Magis, Revista Internacional de Investigación en Educación. 6 (13), 83-97.
De Certeau. (1990/2000). La Invención de lo Cotidiano. Vol 1. El arte de hacer. México: Universidad Iberoamericana.
Escolano A. (2000). Tiempos y espacios para la escuela. Madrid: Biblioteca Nueva.
Foucault M. (1976). Vigilar y Castigar. Madrid: Siglo Veintiuno Editores.
Haesbaert, R. (2007). Mito de la Desterritorialización: "del fin de los territorios a la multiterritorialidad" En: http://www.unc.edu.ar/extensionunc/vinculacion/instituciones-sociales-y-salud/acciones-realizadas/2010/seminario-extensionista-aportes-de-la-epidemiologia-comunitaria/unc-seumito-desterritorializacion.pdf. Recuperado 23 de abril de 2014.
Lefebvre H. (1974/2013). La Producción del Espacio. Madrid: Capitán Swing.
Restrepo G, (s.f.). Aproximación Cultural al Concepto de Territorio. En: Biblioteca Virtual Luis Angél Arango. Índice de artículos sobre geografía. Banco de la República. En: http://www.banrepcultural.org/blaavirtual/geografia/geografia/aprox.htm. Recuperado 14 de Septiembre de 2013.
Rodríguez, A. B. (2013). El tiempo y el territorio, categorías de intervención de la Recreación en la Escuela. Revista Educación Física y Deporte. No. 32. (1). 1241-1251.
Rodríguez, A. Carreño, J. & Gutierrez, P. (2013). Categorías claves en el diseño de programas o proyectos de la recreación en la escuela. Lúdica Pedagógica. Vol. 2 No. 18. 65-77.