Crescendo juntos: educação, desenvolvimento e transformação social no Departamento do Meta (Colombia)

Autores

  • Claudia Maritza Guzmán Ariza Universidade dos Llanos

DOI:

https://doi.org/10.17533/udea.efyd.v33n2a07

Palavras-chave:

Jovens, Desenvolvimento, Escola, Educação

Resumo

O projeto pretende a princípio compreender, apelando à etnografia como ferramenta metodológica, os atuais problemas vinculados ao sistema educativo que afetam o desenvolvimento social no departamento do Meta, concretamente nos municípios Granada, Castilla la Nueva, Puerto Gaitán e Puerto López. Para consegui-lo, fez-se necessário inicialmente articular a aparentemente óbvia relação que existe entre educação e desenvolvimento, para o qual a proposta opta pelas correntes teóricas que desde uma visão alternativa privilegiam o desenvolvimento humano sobre o crescimento econômico.

 

|Resumo
= 651 veces | PDF (ESPAÑOL (ESPAÑA))
= 381 veces| | HTML (ESPAÑOL (ESPAÑA))
= 70 veces|

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Maritza Guzmán Ariza, Universidade dos Llanos

- Doutor em Estudos Sociais pela Universidade Nacional da América Latina de Córdoba, Argentina. - Mestre em Educação, Universidade Externado da Colômbia. - Pesquisador do jogo, grupo de habilidades corporais e motoras. - Professor da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Licenciatura em Educação Física da Universidade de Los Llanos, Colômbia.

Referências

Aigneren, M. (2009). La técnica de recolección de información mediante los grupos focales. Medellín: Universidad de Antioquia, Centro de Estudios de Opinión.

Alsina, M. & Bravo, P. (2006). Posmodernidad y crisis de identidad. IC Revista Científica de Información y Comunicación, 3,125-146.

Bauman, Z. (2005). Identidad. Madrid: Editorial Losana.

Duschatzyk, S., & Correa, C. (2003). Chicos en banda. Los caminos de la subjetividad en el declive de las instituciones. Buenos Aires: Paidós Tramas Sociales.

García, A. M. (2013). Elementos para la discusión sobre educación y desarrollo. Responsabilidad de la académica en la construcción de un proyecto político para la región del Meta (Documento Escuela de Pedagogía). Meta: Universidad de los Llanos.

Goulet. D. (1999). Ética del desarrollo. Guía teórica y práctica. Madrid: IEPALA.

Hurtado, D. R. (2011). Entramados. Jóvenes y configuraciones de significaciones imaginarias de deseo. Popayán: RUDECOLOMBIA, Colección de tesis doctorales.

Laies, G., & Santos, A. (2011). La educación y los nuevos jóvenes. En Secretaría de Educación Pública de México (Org.), Seminario La construcción de políticas educativas para la inserción social y la laboral de los jóvenes. México: Secretaría de Educación Pública.

Max-Neef, M. (1993). Desarrollo a escala humana: conceptos, aplicaciones y algunas reflexiones. Montevideo, Uruguay: Nordan Comunidad.

Nuñez, J. J. (2003). La ciencia y la tecnología como procesos sociales. Lo que la educación científica no debería olvidar. La Habana: Editorial Félix Varela.

Rosanvallon, P., & Fitoussi, J. (1997). La nueva era de las desigualdades. Buenos Aires: Manantial.

Rosello, R. T. (2008). Pensar la comunicación en diálogo con el desarrollo. Revista Futuros, 6(20).

Sen, A. (2000). Development as freedom. USA: Oxford University Press.

Velásquez, F. (1998). Gobierno local y promoción del desarrollo. Una reflexión sobre el caso Colombiano. En Gobiernos locales y desarrollo en América Latina. Los casos de Perú, Bolivia, Colombia y Chile. Lima: PDGL/USAID.

Publicado

2014-11-24

Como Citar

Ariza, C. M. G. (2014). Crescendo juntos: educação, desenvolvimento e transformação social no Departamento do Meta (Colombia). Educación Física Y Deporte, 33(2), 381–403. https://doi.org/10.17533/udea.efyd.v33n2a07

Edição

Seção

Artigos de pesquisa

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.