A dinâmica do currículo e a evolução da autonomia na aprendizagem do inglês

Autores

  • Myriam del Carmen Cabrales Vargas Universidad de San Buenaventura-Cartagena
  • Jaime Andrés Cáceres Universidad San Buenaventura-Cartagena

DOI:

https://doi.org/10.17533/udea.ikala.11514

Palavras-chave:

autonomia, consciência cognitiva, metacognição, conteúdos, trabalho independente

Resumo

Esta pesquisa, realizada no programa de formação de licenciados em línguas estrangeiras da Universidade de San Buenaventura, estuda como evolui a autonomia na aprendizagem de inglês, do nível básico aos níveis superiores, levando em consideração a gestão da aprendizagem e alguns componentes da dinâmica curricular, tais como os conteúdos das disciplinas, o trabalho em aula e os trabalhos independentes. Trata-se de uma pesquisa descritiva-comparativa de caráter diacrónico que, por meio da análise de dados quantitativos e qualitativos, permitiu caracterizar os elementos em estudo e compará-los entre si. Os resultados conduziram a propor que embora o currículo ofereça, de maneira implícita, muitos elementos geradores de autonomia, ela evolui relativamente pouco de um nível para o outro. Pelo anterior, evidenciou-se a necessidade de implementar de maneira explícita, um plano organizado e bem fundamentado para promover a autonomia na aprendizagem, se o que se deseja é que os estudantes evoluam nesse sentido.

|Resumo
= 137 veces | PDF (ENGLISH)
= 97 veces|

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Myriam del Carmen Cabrales Vargas, Universidad de San Buenaventura-Cartagena

holds a Master’s degree in Language Sciences from University of Franche- Compté, France. She is currently the
Head of the graduate program in Modern Languages at Universidad de San Buenaventura-Cartagena,
Colombia.

Jaime Andrés Cáceres, Universidad San Buenaventura-Cartagena

holds a Bachelor’s degree in Modern Languages with emphasis in English and French from Universidad de San Buenaventura-Cartagena, Colombia. He currently works as teacher at Universidad San Buenaventura-Cartagena, Colombia.

Referências

André, B. (1989). Autonomie et enseignement / apprentissage des langues étrangères. París, Francia: Didier.

André, B. (1992). De l'autonomisation à l'autonomie en didactique des langues non maternelles. En L., Porcher (Coord.), Le français dans le

Monde: les autoapprentissages (pp. 66-74). París, Francia: CLE International.

Ariza, A., & Viáfara, J. (2009). Un modelo tutorial entre compañeros como apoyo al aprendizaje autónomo del inglés. Íkala, revista de lenguaje y cultura, 13(19), 173-209. Recuperado de http://aprendeenlinea.udea.edu.co/revistas/index.php/ikala/article/view/2696/2153

Barbot, M. (2001). Les auto-apprentissages. París, Francia: CLE International.

Benson, P. (2001). Teaching and researching autonomy in language learning. Edimburgo, Escocia: Pearson Education.

Briones, G. (1988). Métodos y técnicas avanzadas de investigación aplicadas a la educación y a las ciencias sociales. Bogotá, Colombia: Icfes.

Cabrales, M., Cáceres J., & Feria, I. (2010). La autonomía en el aprendizaje del inglés y su relación con los trabajos independientes asignados a los estudiantes. Íkala, revista de lenguaje y cultura, 15(26), 119-147.

Demazière, F. (2005). Autonomie, autoformation, formations ouvertes. AEM (Autoformation et enseignement multimédia). Recuperado de http://didatic.net/article.php3?id_article=63

Esteve, O., Arumí, M., & Cañada, M. (2003). Hacia la autonomía del aprendiz en la enseñanza de lenguas extranjeras en el ámbito universitario: el enfoque por tareas como puente de unión entre el aprendizaje en el aula y el trabajo en autoaprendizaje. Recuperado de http://ciam.ucol.mx/villa/docs/CCVA_ARFL_007.pdf

Flórez, R., & Tobón, A. (2001). Investigación educativa y pedagógica. Bogotá, Colombia: Mc Graw Hill.

Frodden, C., & Mesa, C. (2004). Promoting autonomy through project work. Íkala, revista de lenguaje y cultura, 9(15), 205-230. Recuperado de http://aprendeenlinea.udea.edu.co/revistas/index.php/ikala/article/view/3147/2914

García, J. (2005). Aprendizaje en grupo y desarrollo de la autonomía individual en la formación de futuros profesores de lenguas extranjeras. Porta Linguarum, 4, 109-120. Recuperado de http://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=1709358

Hunt, R., & Ellis, H. (2007). Fundamentos de Psicología cognitiva. México D.F., México: Manual Moderno

Lamas, H. (2008). Aprendizaje autorregulado, motivación y rendimiento académico. Liberabit, 14, 15-20, Recuperado de http://www.revistaliberabit.com/libarabit14/hector_lamas15-20.pdf

Lebrón, A. (2009). El papel de las estrategias de aprendizaje en la adquisición de segundas lenguas: su relevancia en el aula de inglés. Temas para la Educación, 3, 1-19. Recuperado de http://www2.fe.ccoo.es/andalucia/docu/p5sd4979.pdf

Mongelos, A. (2000). Autonomía de aprendizaje en la adquisición de segundas lenguas: la expresión escrita en la enseñanza del inglés. Revista de Psicodidáctica, 10, 75-88. Recuperado de http://www.ehu.es/ojs/index.php/psicodidactica/article/download/298/295

Martínez-Fernández, R. (2007). Concepción de aprendizaje y estrategias metacognitivas en estudiantes universitarios de psicología. Anales de Psicología, 23(1), 7-16.

Monleón, L., Zarco, M., & Villanueva, A. (2010), Aprendizaje semi-dirigido: sistemática empleada en UAM-Xochimilco Trabajo presentado en el VI Foro de Estudios en Lenguas Internacional (FEL), Chetumal, México. Recuperado de http://fel.uqroo.mx/adminfile/files/memorias/monleon_cebollada_lucrecia_et_al.pdf ]

Navarro, B. (2008). Propuesta para potenciar la independencia cognoscitiva en la educación superior. Recuperado de http://www.monografias.com/trabajos19/independencia-cognoscitiva/independencia-cognoscitiva.shtml

Organista, P. (2005). Conciencia y metacognición. Avances en Psicología Latinoamericana, 23, 78-79.

Universidad de San Buenaventura. (2009). Documento Maestro Licenciatura en Lenguas Modernas con énfasis en Inglés y Francés. Cartagena, Colombia: Universidad de San Buenaventura.

Downloads

Publicado

2013-05-08

Como Citar

Cabrales Vargas, M. del C., & Cáceres, J. A. (2013). A dinâmica do currículo e a evolução da autonomia na aprendizagem do inglês. Íkala, Revista De Lenguaje Y Cultura, 18(1), 45–60. https://doi.org/10.17533/udea.ikala.11514

Edição

Seção

Estudos Empíricos