A censura e o silêncio vistos à luz da Teoria da Cortesia: análise pragmalinguistica de Diatriba de amor contra un hombre sentado de Gabriel García Márquez

Autores

  • Víctor Julián Vallejo Zapata Universidad de Antioquia

DOI:

https://doi.org/10.17533/udea.ikala.5136

Palavras-chave:

Teoria da cortesia, análise conversacional, silêncio, censura, Diatriba de amor contra un hombre sentado de Gabriel García Márquez

Resumo

Este artigo apresenta alguns resultados da análise pragmalinguistica de Diatriba de amor contra un hombre sentado de Gabriel García Márquez, especificamente os que tangem aos modelos da teoria da cortesia e à análise conversacional. A análise centra-se na censura e no silêncio, esgrimidos respectivamente por Graciela e o marido (protagonistas do drama) como único recurso interacional. Selecionaram-se duas emissões compostas por esses atos comunicativos; para a censura estabeleceu-se o nível de ameaça à imagem, diferenciando quando aponta para a imagem positiva e para a imagem negativa; para o silêncio estabeleceu-se a negativa a cumprir com os lugares pertinentes à transição (LPT) e os movimentos. Dentro das conclusões encontramos a censura como um ato de fala que atenta simultaneamente contra as duas imagens; por outro lado, caracteriza-se comunicativamente o silêncio do marido, identificando seu significado, embora careça de conteúdo proposicional. 

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Biografia do Autor

Víctor Julián Vallejo Zapata, Universidad de Antioquia

Professor of Chair, Department of Psychology, Faculty of Social and Human Sciences, Regionalization Program, University of Antioquia.

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Publicado

2011-11-30

Como Citar

Vallejo Zapata, V. J. (2011). A censura e o silêncio vistos à luz da Teoria da Cortesia: análise pragmalinguistica de Diatriba de amor contra un hombre sentado de Gabriel García Márquez. Íkala, Revista De Lenguaje Y Cultura, 16(3), 45–65. https://doi.org/10.17533/udea.ikala.5136

Edição

Seção

Artigos de Pesquis