Ler e escrever na universidade: o caso da Instituição Universitária de Envigado
DOI:
https://doi.org/10.17533/udea.ikala.15569Palavras-chave:
análise crítica do discurso, argumentação pragmadialéctica, cultura escrita, linguística textual, letramentoResumo
Neste artigo apresentam-se os resultados de três pesquisas realizadas na Instituição Universitária de Envigado sobre os níveis de leitura e escrita dos estudantes dos programas de Direito e Psicologia. As três pesquisas foram realizadas desde o semestre 2010-II até 2013-I. Tais pesquisas foram qualitativas de tipo descritivo-comparativo; além disso, em cada uma delas realizou-se uma intervenção aos participantes desde a Linguística Textual, a Análise Crítica do Discurso e a Argumentação Pragma-dialética. Finalmente, os resultados apontam que por meio dessa intervenção é possível que os estudantes com baixos níveis de cultura escrita melhorem seus níveis de literacidade.
Downloads
Referências
Barletta, N. & Mizuno, J. (2005). Una propuesta para el manejo del lenguaje del texto de Ciencias naturales. En: Zona Próxima, 1 (6), p.32-47. Barranquilla: Universidad del Norte.
Bernstein, B. (1989). Clases, códigos y control. Estudios teóricos para una sociología del lenguaje, vol. 2. Madrid: Akal.
Brunner Ried, J. J (mayo 15, 2013). El fracaso de la educación pública en América Latina. En: El Espectador. Disponible en: http://www.elespectador.com/noticias/actualidad/vivir/articulo-422239-el-fracaso-deeducacion-publica-america-latina
Carlino, P. (2005). Escribir, leer y aprender en la Universidad. México D. F: Fondo de Cultura Económica.
Calsamiglia, H. & Tusón, A. (1999). Las cosas del decir. Barcelona. Ariel.
Cassany, D., & Morales, O. (2009). Leer y escribir en la universidad: Los géneros científicos. En Cassany, D. (Comp.), Para ser letrados. pp. 109-128. Barcelona, España: Paidós.
Cassany, D. (2005a). Los significados de la comprensión crítica. En: Lectura y Vida, 26(3), p. 32-45.
Cassany, D. (2005b). Navegando con timón crítico. En: Cuadernos de Pedagogía, (352), p. 36-39.
Cassany, D. (2006). Tras las líneas. Sobre lectura contemporánea. Barcelona: Anagrama.
Castañeda, L. S., & Henao, J. I. (1999). La lectura en la Universidad de Antioquia: Informe preliminar. En Revista Signos, 32(45-46), 83-101.
Castañeda, L. S. & Henao, J. I. (2002). El papel del lenguaje en la apropiación de conocimiento. Bogotá: ICFES.
Castañeda, L. S. & Henao, J. I. (2003). La Lingüística Textual como alternativa para mejorar la lectura y la escritura en la Educación Superior. Estudio de un caso. En: Actas Pedagógicas, 2(1), pp. 76-84.
Castañeda, L. S. & Henao, J. I. (2005) La lingüística textual y la cultura escrita en la universidad. En: Zona Próxima, (6), pp. 12-31.
Changeux, Jean Pierre (2005). El hombre de verdad. México: Fondo de Cultura Económica.
Cisneros, M. (2005). La Lectura y escritura en la Universidad: una investigación diagnóstica. Pereira: Universidad Tecnológica del Pereira.
Creme, P. & Lea, M. (2003). Escribir en la Universidad. Barcelona: Gedisa.
Cuervo, C. & Flórez, R. (2005). El regalo de la escritura. Bogotá: Unibiblos.
Durkheim, E. (2005[1895]). Las reglas del método sociológico. México D. F: Fondo de Cultura Económica.
Fairclough, N. (1989). Language and Power. London: Longman.
Ferreiro, E. (1999). Cultura escrita y educación: conversaciones con Emilia
Ferreiro. México D. F: Fondo de Cultura Económica.
Freire, P. (1993). Pedagogía de la esperanza. Buenos Aires: Siglo XXI Editores.
Germano, W. (2008). Cómo transformar tu tesis en libro. Madrid: Siglo XXI.
Halliday, M. A. K. (1982). El lenguaje como semiótica social. México D. F: Fondo de Cultura Económica
Henao, J., Londoño, D., Frías, L., & Castañeda, L. (2011). Literacy levels of Psychology Students at Universidad de Envigado. Zona Próxima, (15), 54-77.
Londoño, D., Henao, J, Frías, L., & Marín, G. (2010). El análisis del discurso y la formación de lectores críticos, autónomos y democráticos. El libro total (Fundación.). Bucaramanga, Colombia: Fundación El Libro Total. Retrieved from http://www.ellibrototal.com/ltotal/ficha.jsp?idLibro=5298
Londoño, D., Henao, J., Frías, L., & Marín, G. (2011). ¿Cómo leen y escriben los estudiantes del programa de Psicología de la IUE?. En: Cuadernos del Siune (2), pp. 19-30. Envigado: Institución Universitaria de Envigado. Retrieved from http://issuu.com/ladisfrias/docs/cuadernos_siune___litma_correcci_n__1_
Londoño, D., Henao, J., Frías, L., & Marín, G. (2012). El análisis del discurso y la literacidad: Lectura critica a una columna de opinión. En: Arboleda Aparicio, J. C. (Ed.), Colección Pedagogia Iberoamericana Reflexiones y Recursos Pedagógicos (pp. 51-66). Cali (Valle del Cauca): Redipe.
Londoño, D. & Castañeda, L. S. (2010). Basil Bernstein y la relación lenguaje-educación: El caso del Semestre de Afianzamiento de la Institución Universitaria de Envigado. En: Revista Lasallista de Investigación 8(2), pp. 18-32. Caldas: Corporación Universitaria Lasallista.
Londoño, D. (2013). Análisis sociolingüístico de los niveles de literacidad en jóvenes de la Institución Universitaria de Envigado [Tesis inédita de doctorado]. CINDE, Universidad de Manizales, Caldas.
López, S. (2003). Área interacción comunicativa y lenguaje. En: Revista El Eafitense, pp. 10-11.
Maya, L. (2006). La lingüística textual en los procesos de literacia [Tesis de maestría]. Universidad de Antioquia, Medellín.
Montoya, J.; Arbeláez, O. & Álvarez, A. (2009). Una propuesta de lectura y escritura en la educación superior. Medellín: Editorial UPB.
Montoya, J.; Arbeláez, O. & Álvarez, A. (2010). Lectura y escritura en la universidad. Medellín: Editorial UPB.
Moreno, F. (1990). Metodología sociolingüística. Madrid: Gredos.
Puig Farrás, J. & Castañeda N., L. S. & Henao S., J. I. (1986). Clase social y lenguaje: investigación en bachilleres de Medellín. Medellín: Universidad de Antioquia.
Red de Lectura y escritura en educación Superior, REDLEES (2013). Lineamientos para que docentes y estudiantes participen de una cultura académica: ¿Cómo fortalecer una política institucional para el desarrollo de la lectura y la escritura? (documento preliminar inédito). Bogotá: ASCUN
Rincón, G. & Gil, J. (2010). Estado de tendencias en las prácticas de lectura y escritura académicas en la universidad del valle. En: ¿Para qué se lee y escribe en la universidad colombiana? [Primer informe de la investigación]. Disponible en: http://sintesis.univalle.edu.co/2010/septiembre/lectura.pdf (Consultado: 30/04/2011).
Sánchez, C. (2004). Comprensión Textual. Bogotá: Universidad Sergio Arboleda.
Tejada, H. & Vargas, A. (2007). Hacia una integración de la literacidad, la literacidad funcional y la literacidad cultural en Colombia. En: Lenguaje, 35(1), pp. 197-219.
Toro, L.; Arboleda, L.; Henao, J. I. & Arcila, M. (2008). ¿Cómo leen y escriben los estudiantes que ingresan a la universidad? En: Revista Universidad de Medellín, 43(85), p. 123-136. Medellín: Universidad de Medellín.
Ulloa, A. & Carvajal, G. (2005): Jóvenes universitarios, cultura escrita y tecnocultura: Análisis de los resultados arrojados por la encuesta en una investigación sobre lectura, escritura, conocimiento y tecnocultura en la universidad. En: Revista Anagramas, Facultad de Comunicación Social, Universidad de Medellín.
Ulloa, A. & Carvajal, G (2008) Lectura y comprensión textual. En: Revista Entreartes. Facultad de Artes de la Universidad del Valle.
Van Dijk, T. (1991). La ciencia del texto. Barcelona: Paidós.
Van Dijk, T. (1999). Ideología. Barcelona, Gedisa.
Van Dijk, T. (2010). Discurso, conocimiento, poder y política. Hacia un análisis crítico epistémico del discurso. Revista de Investigación Lingüística, (13), pp. 167215. Universidad de Murcia,
Van Eemeren, F. & Grootendost, R. (1990). Analyzing argumentative discourse. In: R. Trapp & J. Schuetz (eds.), Perspectives on Argumentation. Essays in Honor of Wayne Brockriede. Prospect Heights, pp. 86106. IL: Waveland Press.
Van Eemeren, F. & Grootendost, R. (1992). Argumentation, Communication, and Fallacies: a Pragma-dialectical Perspective. Hillsdale, NJ: Lawrence Erlbaum Associates.
Van Eemeren, F.; Grootendost, R., y Snoeck, F. (2006). Argumentación, comunicación y falacias: una perspectiva pragma-dialéctica. 2. ed. Santiago de Chile: Universidad Católica de Chile.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Íkala, Revista de Lenguaje y Cultura
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.