Ler e escrever na universidade: o caso da Instituição Universitária de Envigado

Autores

  • José Ignacio Henao Universidad de Antioquia
  • David A. Londoño-Vasquez Institución Universitaria de Envigado
  • Ladis Yuceima Frias-Cano Insititución Universitaria de Envigado

DOI:

https://doi.org/10.17533/udea.ikala.15569

Palavras-chave:

análise crítica do discurso, argumentação pragmadialéctica, cultura escrita, linguística textual, letramento

Resumo

Neste artigo apresentam-se os resultados de três pesquisas realizadas na Instituição Universitária de Envigado sobre os níveis de leitura e escrita dos estudantes dos programas de Direito e Psicologia. As três pesquisas foram realizadas desde o semestre 2010-II até 2013-I. Tais pesquisas foram qualitativas de tipo descritivo-comparativo; além disso, em cada uma delas realizou-se uma intervenção aos participantes desde a Linguística Textual, a Análise Crítica do Discurso e a Argumentação Pragma-dialética. Finalmente, os resultados apontam que por meio dessa intervenção é possível que os estudantes com baixos níveis de cultura escrita melhorem seus níveis de literacidade.

|Resumo
= 212 veces | PDF (ENGLISH)
= 111 veces| | HTML (ENGLISH)
= 32 veces|

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Ignacio Henao, Universidad de Antioquia

Master in Sociology of Education, Member of the Group of Regional Linguistic Studies of the University of Antioquia, Professor of Chair of the University Institution of Envigado.

David A. Londoño-Vasquez, Institución Universitaria de Envigado

English-French-Spanish translator. Master in Linguistics, Doctor in Social Sciences, Childhood and Youth, Full Time Teacher at the University Institution of Envigado. Researcher ID: F-8907-2013. ORCID: 0000-0003-1110-7930

Ladis Yuceima Frias-Cano, Insititución Universitaria de Envigado

Librarian, Master in International Trade. Member of the research group in Psychology and Aesthetic Philosophy of the IUE, Coordinator of Digital Services of the Library of the IUE.

Referências

Barletta, N. & Mizuno, J. (2005). Una propuesta para el manejo del lenguaje del texto de Ciencias naturales. En: Zona Próxima, 1 (6), p.32-47. Barranquilla: Universidad del Norte.

Bernstein, B. (1989). Clases, códigos y control. Estudios teóricos para una sociología del lenguaje, vol. 2. Madrid: Akal.

Brunner Ried, J. J (mayo 15, 2013). El fracaso de la educación pública en América Latina. En: El Espectador. Disponible en: http://www.elespectador.com/noticias/actualidad/vivir/articulo-422239-el-fracaso-deeducacion-publica-america-latina

Carlino, P. (2005). Escribir, leer y aprender en la Universidad. México D. F: Fondo de Cultura Económica.

Calsamiglia, H. & Tusón, A. (1999). Las cosas del decir. Barcelona. Ariel.

Cassany, D., & Morales, O. (2009). Leer y escribir en la universidad: Los géneros científicos. En Cassany, D. (Comp.), Para ser letrados. pp. 109-128. Barcelona, España: Paidós.

Cassany, D. (2005a). Los significados de la comprensión crítica. En: Lectura y Vida, 26(3), p. 32-45.

Cassany, D. (2005b). Navegando con timón crítico. En: Cuadernos de Pedagogía, (352), p. 36-39.

Cassany, D. (2006). Tras las líneas. Sobre lectura contemporánea. Barcelona: Anagrama.

Castañeda, L. S., & Henao, J. I. (1999). La lectura en la Universidad de Antioquia: Informe preliminar. En Revista Signos, 32(45-46), 83-101.

Castañeda, L. S. & Henao, J. I. (2002). El papel del lenguaje en la apropiación de conocimiento. Bogotá: ICFES.

Castañeda, L. S. & Henao, J. I. (2003). La Lingüística Textual como alternativa para mejorar la lectura y la escritura en la Educación Superior. Estudio de un caso. En: Actas Pedagógicas, 2(1), pp. 76-84.

Castañeda, L. S. & Henao, J. I. (2005) La lingüística textual y la cultura escrita en la universidad. En: Zona Próxima, (6), pp. 12-31.

Changeux, Jean Pierre (2005). El hombre de verdad. México: Fondo de Cultura Económica.

Cisneros, M. (2005). La Lectura y escritura en la Universidad: una investigación diagnóstica. Pereira: Universidad Tecnológica del Pereira.

Creme, P. & Lea, M. (2003). Escribir en la Universidad. Barcelona: Gedisa.

Cuervo, C. & Flórez, R. (2005). El regalo de la escritura. Bogotá: Unibiblos.

Durkheim, E. (2005[1895]). Las reglas del método sociológico. México D. F: Fondo de Cultura Económica.

Fairclough, N. (1989). Language and Power. London: Longman.

Ferreiro, E. (1999). Cultura escrita y educación: conversaciones con Emilia

Ferreiro. México D. F: Fondo de Cultura Económica.

Freire, P. (1993). Pedagogía de la esperanza. Buenos Aires: Siglo XXI Editores.

Germano, W. (2008). Cómo transformar tu tesis en libro. Madrid: Siglo XXI.

Halliday, M. A. K. (1982). El lenguaje como semiótica social. México D. F: Fondo de Cultura Económica

Henao, J., Londoño, D., Frías, L., & Castañeda, L. (2011). Literacy levels of Psychology Students at Universidad de Envigado. Zona Próxima, (15), 54-77.

Londoño, D., Henao, J, Frías, L., & Marín, G. (2010). El análisis del discurso y la formación de lectores críticos, autónomos y democráticos. El libro total (Fundación.). Bucaramanga, Colombia: Fundación El Libro Total. Retrieved from http://www.ellibrototal.com/ltotal/ficha.jsp?idLibro=5298

Londoño, D., Henao, J., Frías, L., & Marín, G. (2011). ¿Cómo leen y escriben los estudiantes del programa de Psicología de la IUE?. En: Cuadernos del Siune (2), pp. 19-30. Envigado: Institución Universitaria de Envigado. Retrieved from http://issuu.com/ladisfrias/docs/cuadernos_siune___litma_correcci_n__1_

Londoño, D., Henao, J., Frías, L., & Marín, G. (2012). El análisis del discurso y la literacidad: Lectura critica a una columna de opinión. En: Arboleda Aparicio, J. C. (Ed.), Colección Pedagogia Iberoamericana Reflexiones y Recursos Pedagógicos (pp. 51-66). Cali (Valle del Cauca): Redipe.

Londoño, D. & Castañeda, L. S. (2010). Basil Bernstein y la relación lenguaje-educación: El caso del Semestre de Afianzamiento de la Institución Universitaria de Envigado. En: Revista Lasallista de Investigación 8(2), pp. 18-32. Caldas: Corporación Universitaria Lasallista.

Londoño, D. (2013). Análisis sociolingüístico de los niveles de literacidad en jóvenes de la Institución Universitaria de Envigado [Tesis inédita de doctorado]. CINDE, Universidad de Manizales, Caldas.

López, S. (2003). Área interacción comunicativa y lenguaje. En: Revista El Eafitense, pp. 10-11.

Maya, L. (2006). La lingüística textual en los procesos de literacia [Tesis de maestría]. Universidad de Antioquia, Medellín.

Montoya, J.; Arbeláez, O. & Álvarez, A. (2009). Una propuesta de lectura y escritura en la educación superior. Medellín: Editorial UPB.

Montoya, J.; Arbeláez, O. & Álvarez, A. (2010). Lectura y escritura en la universidad. Medellín: Editorial UPB.

Moreno, F. (1990). Metodología sociolingüística. Madrid: Gredos.

Puig Farrás, J. & Castañeda N., L. S. & Henao S., J. I. (1986). Clase social y lenguaje: investigación en bachilleres de Medellín. Medellín: Universidad de Antioquia.

Red de Lectura y escritura en educación Superior, REDLEES (2013). Lineamientos para que docentes y estudiantes participen de una cultura académica: ¿Cómo fortalecer una política institucional para el desarrollo de la lectura y la escritura? (documento preliminar inédito). Bogotá: ASCUN

Rincón, G. & Gil, J. (2010). Estado de tendencias en las prácticas de lectura y escritura académicas en la universidad del valle. En: ¿Para qué se lee y escribe en la universidad colombiana? [Primer informe de la investigación]. Disponible en: http://sintesis.univalle.edu.co/2010/septiembre/lectura.pdf (Consultado: 30/04/2011).

Sánchez, C. (2004). Comprensión Textual. Bogotá: Universidad Sergio Arboleda.

Tejada, H. & Vargas, A. (2007). Hacia una integración de la literacidad, la literacidad funcional y la literacidad cultural en Colombia. En: Lenguaje, 35(1), pp. 197-219.

Toro, L.; Arboleda, L.; Henao, J. I. & Arcila, M. (2008). ¿Cómo leen y escriben los estudiantes que ingresan a la universidad? En: Revista Universidad de Medellín, 43(85), p. 123-136. Medellín: Universidad de Medellín.

Ulloa, A. & Carvajal, G. (2005): Jóvenes universitarios, cultura escrita y tecnocultura: Análisis de los resultados arrojados por la encuesta en una investigación sobre lectura, escritura, conocimiento y tecnocultura en la universidad. En: Revista Anagramas, Facultad de Comunicación Social, Universidad de Medellín.

Ulloa, A. & Carvajal, G (2008) Lectura y comprensión textual. En: Revista Entreartes. Facultad de Artes de la Universidad del Valle.

Van Dijk, T. (1991). La ciencia del texto. Barcelona: Paidós.

Van Dijk, T. (1999). Ideología. Barcelona, Gedisa.

Van Dijk, T. (2010). Discurso, conocimiento, poder y política. Hacia un análisis crítico epistémico del discurso. Revista de Investigación Lingüística, (13), pp. 167215. Universidad de Murcia,

Van Eemeren, F. & Grootendost, R. (1990). Analyzing argumentative discourse. In: R. Trapp & J. Schuetz (eds.), Perspectives on Argumentation. Essays in Honor of Wayne Brockriede. Prospect Heights, pp. 86106. IL: Waveland Press.

Van Eemeren, F. & Grootendost, R. (1992). Argumentation, Communication, and Fallacies: a Pragma-dialectical Perspective. Hillsdale, NJ: Lawrence Erlbaum Associates.

Van Eemeren, F.; Grootendost, R., y Snoeck, F. (2006). Argumentación, comunicación y falacias: una perspectiva pragma-dialéctica. 2. ed. Santiago de Chile: Universidad Católica de Chile.

Publicado

2014-01-01

Como Citar

Henao, J. I., Londoño-Vasquez, D. A., & Frias-Cano, L. Y. (2014). Ler e escrever na universidade: o caso da Instituição Universitária de Envigado. Íkala, Revista De Lenguaje Y Cultura, 19(1), 27–45. https://doi.org/10.17533/udea.ikala.15569

Edição

Seção

Estudos Empíricos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)