A visualidade produzida na palavra e os fatores que dão relevância e protagonismo na construção de texto em Pedro Nava
DOI:
https://doi.org/10.17533/udea.ikala.2716Palavras-chave:
construção textual, informatividade, semelhança, ícone, processo de criação, morteResumo
O presente artigo mostra como, na construção do texto do moralista brasileiro Pedro Nava, as palavras e as expressões elevam o nível compositivo, devido ao caráter de visualidade que o autor lhes outorga. O método de análise derivou do conceito de informatividade, tal como descrito por Beaugrande e Dressler, e do conceito semiótico de ícone. Os resultados permitem afirmar que existe uma relação entre a informatividade provinda de associações por semelhança e uma relação de visualidade que o autor estabelece entre a palavra com o mundo que influencia a construção do texto, proporcionando-lhe maior grau de expressividade e valor estético.
Downloads
Referências
Bandeira, M. (1958). Poesia e prosa. Vol. 1. Rio de Janeiro, Brasil: Aguilar.
Beaugrande, R. de, y Dressler, W. U. (1997). Introducción a la lingüística del texto. Barcelona, Espanha: Editorial Ariel, S.A.
NAVA, P. (1972). Nava, um baú de lembranças. In: Jornal do Brasil. Rio de Janeiro, Brasil: 4 nov.
_______. (1975). O personagem Fnal. In: Jornal do Brasil - Suplemento O livro. Rio de Janeiro, Brasil: 6 dez..
______.(1983a). Fazer 80 anos é uma aventura perigosa. In: Última Hora, Rio de Janeiro, Brasil: 27 jun.
Nava, P. (1983). Baú de ossos: memórias 1. 6 ed. Rio de Janeiro, Brasil: Nova Fronteira.
______. (1986). Balão cativo: memórias 2. 4.ed. Rio de Janeiro, Brasil: Nova Fronteira.
______. (1976). Chão de ferro: memórias 3. 3. ed. Rio de Janeiro, Brasil: José Olympio.
______. (1979). Beira-mar: memórias 4. 2. ed. Rio de Janeiro, Brasil: José Olympio.
______. (1981). Galo-das-trevas: memórias 5. 3. ed. Rio de Janeiro, Brasil: José Olympio.
______. (1983). O círio perfeito: memórias 6. Rio de Janeiro, Brasil: Nova Fronteira.
Pichón-Rivière, E. (2000). O processo grupal. Trad. Marco Aurélio Fernandes Velloso, 6
ed. São Paulo, Brasil: Martinsiontes.
Pignatari, D. (1991). O que é comunicação poética. 3 ed. São Paulo, Brasil: Brasiliense.
Proust, M. (1986). Le temps retrouvé. 7 ed. Paris, França:
G. P. Flammarion.
Valente, N., y Brosso, R. (1999). Elementos de semiótica – comunicação verbal e alfabeto
visual. São Paulo, Brasil: Editora Panorama.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2007 Íkala, Revista de Lenguaje y Cultura
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.