Identidade inglesa pré-moderna e alteridade romana em Cimbeline de Shakespeare: considerações desde o gênero
DOI:
https://doi.org/10.17533/udea.ikala.v25n01a12Palavras-chave:
ethos romano, identidade inglesa, drama histórico romano, Cimbeline, ShakespeareResumo
O objetivo deste trabalho é caracterizar o drama Cimbeline de Shakespeare com base em certos aspectos próprios do gênero histórico romano shakespeariano, por meio dos que se manifestam diversas tensões entre a identidade inglesa pré-moderna e o ethos romano, tomado como modelo imperialista pela Inglaterra jacobina e elisabetana. A análise da obra aborda-se, por um lado, desde uma perspectiva histórico-revisionista sobre a Inglaterra pré-moderna e, por outro, desde a armação idiossincrática do drama romano de Shakespeare. Conclui-se que Cimbeline desdobra uma irónica dialética entre o duplo cânone do ethos romano, romanitas e pietas, posicionando-o como contraditório e prejudicial para a saúde do organismo político e social. A Roma de Shakespeare em Cimbeline representa tudo o contrário ao modelo romano idealizado pela propaganda imperial isabelina em seu processo de construção da poiesis nacional.
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