A linguagem da imagem e o desenvolvimento da atitude crítica na sala de aula: proposta didática para a leitura de signos visuais
DOI:
https://doi.org/10.17533/udea.ikala.7999Palavras-chave:
imagem, didática, leitura, retórica visual, quadrinhosResumo
Dentro do projeto de pesquisa intitulado “Didática da imagem”, financiado pela Pró-reitoria de Pesquisas e Extensão da Universidade Industrial de Santander (código 5229), propôs-se em uma primeira etapa a necessidade de realizar uma tarefa interpretativa da relação entre os imaginários e as práticas de um grupo de professores ao redor da imagem visual (ou para ser mais precisos, dos signos visuais). Simultaneamente, com os resultados obtidos nesse projeto, estão sendo construídas as bases de uma didática específica que permita abordar esse tipo de sistemas de significação, não como simples meios para facilitar a compreensão de noções abstratas por parte dos estudantes, mas também como objetos de ensino e aprendizagem cuja interpretação pressupõe processos complexos de pensamento. Por tal motivo, o presente artigo sintetiza, em primeiro lugar, uma base teórica para sustentar as complexas operações cognoscitivas envolvidas na leitura de um tipo particular de imagem (quadrinhos) e estabelece as consequências desses processos no conceito de alfabetização que tem ainda forte enraizamento na escola; em segundo lugar, tenta exemplificar a tese anterior a partir de uma proposta didática geral orientada para a análise de uma série de signos visuais que, como os quadrinhos, procuram persuadir por meio do uso de operações retóricas diversas. Isso tudo tem como objetivo demonstrar que a leitura de imagens tem a capacidade de promover a atitude crítica nos estudantes na mesma medida que o faz a leitura do texto escrito.
Downloads
Referências
Aguaded, J. (2002). Enseñar a ver televisión: de la caja mágica al ojo crítico. En Instituto de Investigaciones de la Comunicación. La televisión: ¿enemiga o aliada? (pp. 13-45). Caracas, Venezuela: Universidad Central de Venezuela.
Arizpe, E., & Styles, M. (2004). Lectura de imágenes. Los niños interpretan textos visuales. México D.F., México: Fondo de Cultura Económica.
Arnheim, R. (1998). El pensamiento visual. Barcelona, España: Paidós.
Aumont, J. (1992). La imagen. Barcelona, España: Paidós.
Barragán, R. (2005). Presencia de los lenguajes no verbales en el área de lengua castellana. En Vásquez, F. (ed.). La didáctica de la lengua: estado de la discusión en Colombia (pp. 253-262). Cali, Colombia: Universidad del Valle-ICFES.
Barthes, R. (1974). La semiología. Buenos Aires, Argentina: Tiempo Contemporáneo.
Beuchot, M. (2007). Interpretación, analogía e iconicidad. En Lizarazo, D. (ed.). Semántica de las imágenes, figuración, fantasía e iconicidad (pp. 15-28). México D.F., México: Siglo XXI.
Bellenger, L. (1999). La persuasión. México D.F., México: Fondo de Cultura Económica.
Buckingham, D. (2005). Educación en medios. Alfabetización, aprendizaje y cultura contemporánea. Barcelona, España: Paidós.
Dondis, D. (2008). La sintaxis de la imagen. Introducción al alfabeto visual. Barcelona, España: Gustavo Gili.
Eco, U. (2010). Apocalípticos e integrados. Barcelona, España: Debolsillo.
Ferrés, J. (2000). Educar en una cultura del espectáculo. Barcelona, España: Paidós.
Gee, J. (2005). La ideología en los discursos. Madrid, España: Morata.
Gombrich, E. (2003). Los usos de las imágenes. Estudios sobre la función social del arte y la comunicación visual. México D.F., México: Fondo de Cultura Económica.
Gómez, W., & Barragán, R. (2007). La caricatura como herramienta para el desarrollo del pensamiento crítico. En G., Aragón, I., Kostina, M.,
Pérez, & G., Rincón (Eds.). Perspectivas sobre la enseñanza de la lengua materna, las lenguas y la literatura. Memorias del congreso Perspectivas sobre la enseñanza de la lengua materna, las lenguas y la literatura. Universidad del Valle.
González, C. (1986). Imagen y sentido, elementos para una semiótica visual. México D.F., México: UNAM.
Groupe µ. (1993). Tratado del signo visual. Madrid, España: Cátedra.
Kress, G. (2005). El alfabetismo en la era de los nuevos medios de comunicación. Málaga, España: Aljibe.
Ministerio de Educación Nacional. (1998). Lineamientos curriculares. Lengua castellana. Bogotá, Colombia: Magisterio.
Ministerio de Educación Nacional. (2003). Estándares básicos de calidad en matemáticas y lenguaje. Bogotá, Colombia: Ministerio de Educación Nacional.
Nickerson, R., Perkins, D., & Smith, E. (1998). Enseñar a pensar. Aspectos de la aptitud intelectual. Barcelona, España: Paidós.
Ong, W. (2000). Oralidad y escritura. Tecnologías de la palabra, México D.F., México: Fondo de Cultura Económica.
Rojas, M. (2006). El imaginario. Civilización y cultura del siglo XXI. Buenos Aires, Argentina: Prometeo.
Simone, R. (2001). La tercera fase. Formas de saber que estamos perdiendo. Madrid, España: Taurus.
Sönesson, G. (2004). De la reproducción mecánica a la producción digital. Semiótica cultural en la sociedad de imágenes. Razón y Palabra, 38. Recuperado de http://www.razonypalabra.org.mx/anteriores/n38/gsonesson.html
Vilches, L. (1988). La lectura de la imagen: prensa, cine, televisión. Barcelona, España: Paidós, Barcelona.
Wunenburger, J. (2005). La vida de las imágenes. Buenos Aires, Argentina: Jorge Baudino Editores- Universidad Nacional de San Martín.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Íkala, Revista de Lenguaje y Cultura
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.