Mulheres colombianas em dois filmes transnacionais: a construção de uma imagem de mulher

Autores

  • Manuel Silva Rodríguez Universidad del Valle

DOI:

https://doi.org/10.17533/udea.ikala.v21n01a05

Palavras-chave:

cinema colombiano, cinema transnacional, imagologia, estudos feministas do cinema, olhar pornográfico, economia transnacional, mulheres colombianas no cinema, El Arriero (Guillermo Calle, 2009), Raiva (Sebastián Cordero, 2009)

Resumo

Este artigo descreve e analisa as representações de mulheres colombianas nas longas-metragens de ficção El arriero (2009) e Rabia (2009), as duas realizadas na modalidade de coprodução. O texto propõe compreender a coprodução como parte do espaço transnacional e em sua metodologia segue os pressupostos da imagologia dos estudos feministas. Com tais ferramentas, o artigo procura estabelecer com quais traços se constroem imagens de mulheres associadas à nacionalidade colombiana. Finalmente, o texto conclui que o olhar pornográfico e a economia são determinantes na construção das imagens.

|Resumo
= 543 veces | PDF (ENGLISH)
= 606 veces| | HTML (ENGLISH)
= 140 veces|

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manuel Silva Rodríguez, Universidad del Valle

Profesor titular, Universidad del Valle.

Referências

Amossy, R., y Herschberg, A. (2005). Estereotipos y clichés. Buenos Aires: Eudeba.

Anderson, B. (1993). Comunidades imaginadas. Reflexiones sobre el origen y la difusión del nacionalismo. México: Fondo de Cultura Económica.

Bataille, G. (2000). El erotismo. Barcelona: Tusquets.

Beck, U. (2008). ¿Qué es la globalización? Falacias del globalismo. Respuestas a la globalización. Barcelona: Paidós.

Bourdieu, P. (2000). La dominación masculina. Barcelona: Anagrama.

Gadamer, H.-G. (1996). Verdad y método I. Salamanca: Sígueme.

Gómez, M. M. (1997). Derecho y pornografía. Bogotá: Siglo del Hombre.

Gubern, R. (2005). La imagen pornográfica y otras perversiones ópticas. Barcelona: Anagrama.

Horkheimer, M., y Adorno, T. (1998). Dialéctica de la Ilustración. Madrid: Trotta.

Kuhn, A. (1991). Cine de mujeres. Feminismo y cine. Madrid: Cátedra.

Moragas, M. d. (2011). Interpretar la comunicación. Barcelona: Gedisa.

Osorio, O. (2009). Entrevista a Guillermo Calle, director de El arriero: la ópera prima de un veterano. Kinetoscopio, 72-75.

Proimágenes Colombia (s. f. 1). El arriero. Recuperado el 20 de mayo de 2014, de: Proimágenes Colombia (s. f. 1). El arriero. Recuperado el 20 de mayo de 2014, de:http://www.proimagenescolombia.com/secciones/cine_colombiano/peliculas_colombianas/pelicula_plantilla.php?id_pelicula=1811

Proimágenes Colombia (s. f. 2). Rabia. Recuperado el 20 de mayo de 2014, de: http://www.proimagenescolombia.com/secciones/cine_colombiano/peliculas_colombianas/pelicula_plantilla.php?id_pelicula=1899

Filmografía

El arriero. Director: Guillermo Calle. Año: 2009. Elenco: María Cecilia Sánchez, Elkin Díaz, Julián Díaz, Paula Castaño, Paco Hidalgo, Carmenza Cossio. Nacionalidad: Colombia, España. Duración: 93 min.

Rabia. Director: Sebastián Cordero. Año: 2009. Elenco: Martina García, Gustavo Sánchez, Concha Velasco, Xavier Elorriaga, Álex Brendemühl, Iciar Bollain. Nacionalidad: Colombia, España. Duración: 96 min.

Publicado

2015-10-02

Como Citar

Silva Rodríguez, M. (2015). Mulheres colombianas em dois filmes transnacionais: a construção de uma imagem de mulher. Íkala, Revista De Lenguaje Y Cultura, 21(1), 63–77. https://doi.org/10.17533/udea.ikala.v21n01a05

Edição

Seção

Artigos Metodológicos