Docentes noveles de inglês em shock: quais fatores o ocasionam?

Autores

  • Merylein Higuita Lopera Universidad de Antioquia
  • Ana Elsy Díaz Universidad de Antioquia

DOI:

https://doi.org/10.17533/udea.ikala.v20n2a03

Palavras-chave:

docentes novatos, shock do docente novato, fatores geradores de shock

Resumo

Esta pesquisa tem o propósito de identificar os fatores geradores de shock no docente novel de inglês durante os primeiros quatro anos de exercício em uma instituição educativa de Medellín. Fazendo uso de um procedimento de pesquisa qualitativa e no quadro interpretativo etnográfico clássico, contamos com a participação de oito docentes de inglês em exercício na educação fundamental, em uma instituição pública de Medellín, com grau de licenciados em línguas estrangeiras da Escola de Idiomas da Universidade de Antioquia, obtido entre 2007 e 2009, com quem se realizou uma enquete e uma entrevista focal. Os achados evidenciam que o shock experimentado pelos docentes participantes obedece fundamentalmente a situações de violência no contexto sociocultural com impacto na instituição educativa; experiências de indisciplina e desconhecimento das estratégias para lograr o “manejo da turma”; desconhecimento de políticas educativas, linguísticas e laborais; desconhecimento das estratégias didáticas eficazes em relação com o ensino e a aprendizagem; e, relações negativas com os outros docentes da instituição.

|Resumo
= 409 veces | PDF (ENGLISH)
= 235 veces| | HTML (ENGLISH)
= 12 veces|

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Merylein Higuita Lopera, Universidad de Antioquia

M.A in Education, B.A in foreign languages, University of Antioquia.

Ana Elsy Díaz, Universidad de Antioquia

Ph.D. in Pedagogical Sciences, Foreign Languages pedagogy and teaching Investigation group coordinator; Languages School; University of Antioquia. 

Referências

Azcárate, P. & Cuesta, J. (2005). El profesorado novel de secundaria y su práctica. Estudio de un caso en las áreas de ciencias. Enseñanza de las ciencias: Revista de Investigación y Experiencias Didácticas, 23(3), 393–402.

Bullough, R. (2006). El proceso de transformarse en docente. En: Pozo, J., Scheuer, N., Pérez, M., Mateos, M., Martín, E., Cruz, M. (eds.). Nuevas formas de pensar la enseñanza y el aprendizaje: las concepciones de profesores y alumnos (pp. 79–134). España: Grao.

Feixas, M. (2002). El profesorado novel: Estudio de su problemática en la Universidad Autónoma de Barcelona. Boletín de la Red Estatal de Docencia Universitaria, 2(1), 13–29.

Fuentealba, R. (2006). Convertirse en profesor: la persona y la localización social de la formación del profesorado. Foro educacional, 10, 65–106.

Hernández, R. & Collado, C. & Batista, P. (2008). Metodología de la investigación (4ª. ed.). México: McGraw–Hill Interamericana.

Huberman, M., Thompson, C., & Weiland, S. (1998). Perspective on the teaching career. En Biddle, B., Good, T. and Goodson, I. (eds.), International Handbook of Teachers and Teaching (pp. 11–78). Londres: Kluwer.

Imbernón, F. (1994). La formación y el desarrollo profesional del profesorado: hacia una nueva cultura profesional. Recuperado de http://www.bnm.me.gov.ar/cgi–bin/wxis.exe/opac/?IsisScript=opac/opac.xisdbn=BINAMtb=autsrc=linkquery=IMBERNON,%20FRANCISCOcantidad=formato=sala=

Luján, C. & Insuasty, E. (2008). Análisis de la práctica docente desde un enfoque de la enseñanza reflexiva. Lenguaje, 36(2), 447–471.

Mahecha, R. (2003). My experience teaching English to young learners and teenagers: Some reflections. Profile, 4(1), 96–98.

Marcelo, C. (1988). Profesores principiantes y programas de inducción a la práctica docente. Recuperado de http://e-spacio.uned.es/fez/view.php?pid=bibliuned:20340

Marcelo, C. (1999). Estudio sobre estrategias de inserción profesional en Europa. Revista Iberoamericana de Educación, 19 106–108.

Marcelo, C. & Mayor, C. & Murillo, P. (2009). Monográfico: profesorado principiante e inserción profesional a la docencia. Profesorado. Revista de Currículum y Formación de Profesorado, 13(1), 3–5.

Peralta, L. & Martínez, M. T. (2010). Proyecto: Hacia un modelo de intervención para la inserción profesional de profesores noveles en la educación municipalizada chilena: Una experiencia piloto en la Corporación Municipal de Valparaíso. Recuperado de http://accelera.uab.cat/documents_edo/biblio/Coyhaique2011.pdf

Pineda, D. & Frodden, C. (2008). The development of a novice teacher's autonomy in the context of EFL in Colombia. Profile,9(1), 143–162.

Vivas, M., Becerra, G. & Díaz, D. (2005). La formación del profesorado novel en el Departamento de Pedagogía de la Universidad de Los Andes, Táchira. Revista Electrónica de Investigación Educativa, 7,(1). Recuperado de http://redie.uabc.mx/vol7no1/contenido–vivas.html

Widlak, H. (1984). El shock que produce la práctica: el fracaso de la aplicación del saber. Educación, 30, 95–107.

Publicado

2015-08-10

Como Citar

Lopera, M. H., & Díaz, A. E. (2015). Docentes noveles de inglês em shock: quais fatores o ocasionam?. Íkala, Revista De Lenguaje Y Cultura, 20(2), 173–185. https://doi.org/10.17533/udea.ikala.v20n2a03

Edição

Seção

Estudos Empíricos