Criação de uma comunidade de prática para a formação de docentes na integração das TIC nos processos de aprendizagem e ensino de línguas estrangeiras

Autores

  • Juan Rodrigo Bedoya-González Universidad de Antioquia
  • Miguel Orlando Betancourt-Cardona Universidad de Antioquia
  • Fabio León Villa-Montoya Universidad de Antioquia

DOI:

https://doi.org/10.17533/udea.ikala.v23n01a09

Palavras-chave:

comunidade de prática, didática das línguas estrangeiras, TIC na educação, línguas estrangeiras, TPACK (conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo)

Resumo

Este artigo descreve o desenvolvimento e os achados finais de um projeto de pesquisa que consistiu na criação de uma comunidade de prática (CP), conformada por um grupo de docentes de línguas estrangeiras, interessados em aprender e construir conhecimento sobre os aspectos didáticos e instrumentais para a integração das tecnologias da informação e a comunicação (TIC) como ferramenta de apoio para sua prática docente. Os membros do grupo núcleo trabalharam durante 2 semestres na fundamentação teórica, a criação dos materiais audiovisuais e o desenho e implementação das atividades dinamizadoras para estimular e promover a participação dos outros membros da comunidade. Os achados mostram um impacto positivo no interesse e apropriação das TIC nos membros do núcleo e alguns dos membros ativos. Um desafio constante da comunidade foi o de integrar mais membros do grupo periférico nas atividades presenciais e virtuais.

|Resumo
= 1311 veces | PDF (ESPAÑOL (ESPAÑA))
= 649 veces| | HTML (ESPAÑOL (ESPAÑA))
= 123 veces|

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juan Rodrigo Bedoya-González, Universidad de Antioquia

Profesor de tiempo completo, Escuela de Idiomas.

Miguel Orlando Betancourt-Cardona, Universidad de Antioquia

Traductor e intérprete oficial. Profesor de la Escuela de Idiomas.

Fabio León Villa-Montoya, Universidad de Antioquia

Profesor cátedra de la Escuela de Idiomas.

Referências

Acosta, Y. & Poveda, D. (2014). Formación didáctica de profesores de inglés a través de comunidades de aprendizaje. Congreso Iberoamericano de Ciencia y Tecnología, Innovación y Educación. Recuperado de http://www.oei.es/historico/congreso2014/memoriactei/789.pdf

Bozu, Z. & Imbernon, F. (2009). Creando comunidades de práctica y conocimiento en la Universidad: una experiencia de trabajo entre las universidades de lengua catalana. Recuperado de http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=78011179004.

Cox, S. & Graham, C. (2009). An elaborated model of the TPACK framework. In I. Gibson et al. (Eds.), Proceedings of Society for Information Technology & Teacher Education International Conference 2009 (pp. 4042–4049). Chesapeake, VA: AACE.

Elliot, D. (2009). Internet technologies and language teacher education. En Thomas, M. (2009). Handbook of research on web 2.0 and second language learning. Nagoya, Japan: University of Commerce and Business.

Enriquez, S. (2014). Una comunidad de práctica como espacio de aprendizaje abierto para docentes. Puertas abiertas: Revista de la Escuela de Lenguas, (10). Recuperado de http://www.puertasabiertas.fahce.unlp.edu.ar/numeros/numero-10/una-comunidad-de-practica-como-espacio-de-aprendizaje-abierto-para-docentes

Galeano Marín, M. E. (2004). Estrategias de investigación social cualitativa, el giro en la mirada. Medellín: La Carreta.

Gómez, L. & Silas, J. (2016). La comunidad virtual de práctica. Alternativa para la formación continua de profesores. Revista de Investigación Educativa, (22). Recuperado de http://revistas.uv.mx/index.php/cpue/article/view/1924/pdf_2

Greca, I. & El-Hani, C. (2015). Docentes e investigadores en comunidades virtuales de práctica para el desarrollo profesional docente y la mejoría de la enseñanza de las ciencias. Revista de la enseñanza de la física. Recuperado de https://revistas.unc.edu.ar/index.php/revistaEF/article/view/11407/11883

Hanewald, R. (2013). Teachers’ learning in online communities of practice: two case studies from Australia. International Conference on Educational Technologies 2013. Retrieved from http://files.eric.ed.gov/fulltext/ED557178.pdf

Imbernón, F. (2011). Un nuevo desarrollo profesional del profesorado para una nueva educación. Revista de Ciencias Humanas. 12(19), 75-86.

Koehler, M., Mishra, P., Kereluik, K., Shin, T. & Graham, C. (2014). The Technological Pedagogical Content and Knowledge Framework (pp. 101-111). En Spector, J. M., Merrill, M. D., Jan, E., & Bishop, M. J. (Edit.) Handbook of Research on Educational Communications and Technology, 4a. ed. New York: Springer.

Mateos-Aparicio, M. (2009). DIM (Didáctica y Multimedia): dinámica y efectividad de una comunidad de aprendizaje con fines educativos. Recuperado de http://www.raco.cat/index.php/DIM/article/view/166861/218930

Nishino, T. (2012). Multi-membership in Communities of Practice: An EFL Teacher’s Professional Development. TESl-EJ. The Electronic Journal for English as a Second Language, 16(2). Recuperado de http://www.tesl-ej.org/wordpress/issues/volume16/ej62/ ej62a1/

Reinders, H. (2009). Technology and second language teacher education. In Bums, A. & J. C. Richards (Eds.). The Cambridge Guide to Second Language Teacher Education, (pp. 230- 237). New York, NY: Cambridge University Press.

Riel, M., & Polin, L. (2004). OnLine Learning Communities: Common Ground and Critical Differences in Designing Technical Environments. En S.A. Barab et al (Eds). Designing Virtual Communities in the Service of Learning. (pp. 16-50). New York: Cambridge University Press.

Rodríguez, J. (2008). Comunidades virtuales de práctica y aprendizaje. Barcelona: Publicacions I Edicions Universitat de Barcelona.

Sanz, S. (2005). Comunidades de práctica virtuales: acceso y uso de contenidos. En: Lara Navarra, Pablo. (Coord.). Uso de contenidos digitales: tecnologías de la información, sociedad del conocimiento y universidad. Revista de Universidad y Sociedad del Conocimiento (RUSC), 2(2). UOC. Recuperado de http://www.uoc.edu/rusc/2/2/dt/esp/sanz.pdf. ISSN 1698-580X//ISBN 84-9788-335-7

Tai, S. J. D. (2015). From TPACK-in-action workshops to classrooms: CALL competency developed and integrated. Language Learning & Technology, 19(1), 139–164. Retrieved from http://llt.msu.edu/issues/february2015/tai.pdf

Universidad: una experiencia de trabajo entre las universidades de lengua catalana. Revista de Universidad y Sociedad del Conocimiento. Recuperado de http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=78011179004

Wenger, E. (1998). Communities of practice: Learning, meaning and identity. Cambridge: Cambridge University Press.

Wenger, E., McDermott, R., & Snyder, W. (2002). Cultivating communities of practice: A guide to managing knowledge. USA: Harvard Business School Press. ISBN 1-57851-330-8.

White, S., Léon-Urrutia, M., Borthwick, K., White, S. (2015). Massive Open Online Course Mentoring for a Connected Community of Practice of Language Teachers. Retrieved from

https://www.researchgate.net/publication/284726852_Massive_Open_Online_Course_Mentoring_for_a_Connected_Community_of_Practice_of_Language_Teachers

Publicado

2018-02-12

Como Citar

Bedoya-González, J. R., Betancourt-Cardona, M. O., & Villa-Montoya, F. L. (2018). Criação de uma comunidade de prática para a formação de docentes na integração das TIC nos processos de aprendizagem e ensino de línguas estrangeiras. Íkala, Revista De Lenguaje Y Cultura, 23(1), 121–139. https://doi.org/10.17533/udea.ikala.v23n01a09