Fatores que influem na escolha do ensino de inglês língua estrangeira em escolas públicas primárias na Colômbia
DOI:
https://doi.org/10.17533/udea.ikala.v27n2a11Palavras-chave:
ensino primário, ensino de inglês, inglês como uma língua estrangeira, pesquisa biográfica, pesquisa narrativaResumo
No ensino público primário colombiano há uma falta de professores treinados para ensinar inglês. Por esta razão, este estudo procurou revelar os fatores associados à escolha do ensino como profissão, particularmente a escolha de ensinar inglês, por professores em algumas instituições públicas de ensino em Santiago de Cali, Colômbia. Para este fim, foi aplicado um guia de entrevista biográfico- narrativa a quatro professores. Verificou-se que a escolha do ensino de línguas estrangeiras por esses professores foi determinada por fatores sociológicos (tais como influências familiares ou relações contextuais, nas quais se destaca o papel de outros, tais como mães professoras ou professores memoráveis), fatores psicológicos (relacionados a um gosto pela profissão e por línguas) e fatores econômicos (associados à estabilidade no emprego). Conclui-se que é importante motivar os professores treinados em inglês a escolher a escola primária como campo de ação, considerando suas experiências de vida e treinamento.
Downloads
Referências
Bolívar, A., Domingo, J., y Fernández, M. (2001). La investigación biográfico-narrativa en educación. Enfoque y metodología. Editorial La Muralla, S.A.
Bolívar, A. (2002). “¿De nobis ipsis silemus?”: Epistemología de la investigación biográfico-narrativa en educación. Revista electrónica de investigación educativa, 4(1), 40 – 65. http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1607-40412002000100003
Bolívar, A. y Domingo, J. (2006). La investigación biográfica y narrativa en Iberoamérica: Campos de desarrollo y estado actual. Forum: Qualitative Social Research, 7(4), 1 – 33. http://jbposgrado.org/icuali/La%20investigacion%20biografica%20y%20narrativa%20en%20iberoamerica%20%20%20.pdf
Brown, D. (2002). Career Choice and Development. John Wiley & Sons Inc. http://www.borbelytiborbors.extra.hu/ZSKF/CareerDevelopment.pdf
Bruner, J. (2003). La fábrica de historias. Derecho, literatura, vida.
Cruz, E., y Pulido, N. (2009). Factores de los ciclos de vida profesional de maestros universitarios: narraciones de experiencias (Tesis de maestría). Universidad de la Salle, Bogotá. Colombia.
Cucás, D., y Jiménez (2011). Perfil de los profesores de inglés de secundaria del sector público en el área urbana del municipio de Florida – Valle (Monografía de pregrado). Universidad del Valle, Cali. Colombia.
De la Mano, M., Moro, M., y Simões, M. (2013). Motivaciones en la elección de la carrera universitaria: metas y objetivos de los estudiantes de grado en el área de biblioteconomía y documentación en las universidades de Salamanca y Coimbra. Estudio presentado en el I Seminario Hispano-Brasileño.
Díaz, G., y Santamaría, J. (2009). Concepciones y reflexiones sobre la formación de los profesores a partir de los relatos de vida pedagógica (Tesis de maestría). Universidad de la Salle, Bogotá. Colombia.
Fedesarrollo (2015). Informe mensual del mercado laboral. Bilingüismo en el mercado laboral colombiano. ACEIP. Bogotá y Cundinamarca. https://www.repository.fedesarrollo.org.co/bitstream/handle/11445/2667/IML_Julio_2015.pdf?sequence=3&isAllowed=y
García, M., Lubián, P., y Moreno, A. (2010). “La investigación biográfico narrativa en educación”. https://docplayer.es/18510293-La-investigacion-biografico-narrativa-en-educacion-ma-rosario-garcia-sanchez-patricia-lubian-garcia-ana-moreno-villajos.html
Martínez, M. (2006). La investigación cualitativa (síntesis conceptual). Revista IIPSI. 9(1), 123-146 https://doi.org/10.15381/rinvp.v9i1.4033
Mendoza, M. (1994). Factores que influyen en la elección profesional de los alumnos del centro regional de educación normal “Dr. Gonzalo Aguirre Beltrán” de Tuxpan, Veracruz (Tesis de maestría). Universidad autónoma de Nuevo León, México.
Mereshian, N. R., y Calatayud, P. (2009). Alternativas en la elección de la carrera docente. Educación, Lenguaje y Sociedad, 6(6), 251-264. http://www.biblioteca.unlpam.edu.ar/pubpdf/ieles/n06a13mereshian.pdf
Moreno, A. (2004). “Historia de vida” e investigación. En M. Martínez. (Ed.), Ciencia y arte en la metodología cualitativa (pp. 203-228). Editorial Trillas.
Mórtola, G., Barrea, M.; López, G.; Lavalletto, M.; Porto, K.; Fernández, M.; Nápoli, S. (2016). La apropiación del discurso vocacional por parte de individuos que eligen la enseñanza primaria como campo laboral. Escuela Normal Superior nº 3. Bernardino Rivadavia. Instituto Nacional de Formación docente. Ministerio de Educación de Argentina.
Ojeda, M.C. (2008). Rasgos de la identidad del profesor de enseñanza media en su trayectoria de formación y desempeño profesionales. ¿Cómo, cuándo y con quiénes adquiere su condición de profesor? Revista Electrónica de Investigación Educativa, 10(02), 1-14. http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1607-40412008000200004
Pidello, M., Rossi, B., y Sagastizabal, M. (2013). Las voces de los docentes: motivos de elección de la carrera docente, valores subyacentes. Educación, XXII (43), 113 – 128. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5056915
Rambur, M. (2015). Ser docente hoy: Una aproximación a las razones que fundamentan la elección (Trabajo final de grado). Universidad Nacional de La Plata, Argentina.
Romero, L., y Gracida, J. (2011). La profesión docente ¿elección o inducción? Perspectivas docentes, 47, 19-25. https://doi.org/10.19136/pd.a0n47.562
Sánchez, A. (2013). Bilingüismo en Colombia. Documento de trabajo sobre economía Regional. No. 191, Banco de la República. https://www.banrep.gov.co/sites/default/files/publicaciones/archivos/dtser_191.pdf
Siciliani, J. (2014). Contar según Jerome Bruner. Itinerario educativo, XXVIII (63), 31 – 59. https://doi.org/10.21500/01212753.1480
Veiravé, D., Ojeda, M., Núñez, C., y Delgado, P. (2006). La construcción de la identidad de los profesores de enseñanza media. Biografías de profesores. Revista Iberoamericana de educación, 40(03), 1-11. https://doi.org/10.35362/rie4032512
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Íkala, Revista de Lenguaje y Cultura
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.