Fatores que influem na escolha do ensino de inglês língua estrangeira em escolas públicas primárias na Colômbia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17533/udea.ikala.v27n2a11

Palavras-chave:

ensino primário, ensino de inglês, inglês como uma língua estrangeira, pesquisa biográfica, pesquisa narrativa

Resumo

No ensino público primário colombiano há uma falta de professores treinados para ensinar inglês. Por esta razão, este estudo procurou revelar os fatores associados à escolha do ensino como profissão, particularmente a escolha de ensinar inglês, por professores em algumas instituições públicas de ensino em Santiago de Cali, Colômbia. Para este fim, foi aplicado um guia de entrevista biográfico- narrativa a quatro professores. Verificou-se que a escolha do ensino de línguas estrangeiras por esses professores foi determinada por fatores sociológicos (tais como influências familiares ou relações contextuais, nas quais se destaca o papel de outros, tais como mães professoras ou professores memoráveis), fatores psicológicos (relacionados a um gosto pela profissão e por línguas) e fatores econômicos (associados à estabilidade no emprego). Conclui-se que é importante motivar os professores treinados em inglês a escolher a escola primária como campo de ação, considerando suas experiências de vida e treinamento.

|Resumo
= 756 veces | PDF (ESPAÑOL (ESPAÑA))
= 378 veces| | HTML (ESPAÑOL (ESPAÑA))
= 0 veces|

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pamela Londoño, Universidad Guadalupe Victoria

Docente, Institución EducativaTécnica Gabriel García Márquez, Cali, Colombia.

Referências

Referencias

Bolívar, A., Domingo, J., y Fernández, M. (2001). La investigación biográfico-narrativa en educación. Enfoque y metodología. Editorial La Muralla, S.A.

Bolívar, A. (2002). “¿De nobis ipsis silemus?”: Epistemología de la investigación biográfico-narrativa en educación. Revista electrónica de investigación educativa, 4(1), 40 – 65. http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1607-40412002000100003

Bolívar, A. y Domingo, J. (2006). La investigación biográfica y narrativa en Iberoamérica: Campos de desarrollo y estado actual. Forum: Qualitative Social Research, 7(4), 1 – 33. http://jbposgrado.org/icuali/La%20investigacion%20biografica%20y%20narrativa%20en%20iberoamerica%20%20%20.pdf

Brown, D. (2002). Career Choice and Development. John Wiley & Sons Inc. http://www.borbelytiborbors.extra.hu/ZSKF/CareerDevelopment.pdf

Bruner, J. (2003). La fábrica de historias. Derecho, literatura, vida.

Cruz, E., y Pulido, N. (2009). Factores de los ciclos de vida profesional de maestros universitarios: narraciones de experiencias (Tesis de maestría). Universidad de la Salle, Bogotá. Colombia.

Cucás, D., y Jiménez (2011). Perfil de los profesores de inglés de secundaria del sector público en el área urbana del municipio de Florida – Valle (Monografía de pregrado). Universidad del Valle, Cali. Colombia.

De la Mano, M., Moro, M., y Simões, M. (2013). Motivaciones en la elección de la carrera universitaria: metas y objetivos de los estudiantes de grado en el área de biblioteconomía y documentación en las universidades de Salamanca y Coimbra. Estudio presentado en el I Seminario Hispano-Brasileño.

Díaz, G., y Santamaría, J. (2009). Concepciones y reflexiones sobre la formación de los profesores a partir de los relatos de vida pedagógica (Tesis de maestría). Universidad de la Salle, Bogotá. Colombia.

Fedesarrollo (2015). Informe mensual del mercado laboral. Bilingüismo en el mercado laboral colombiano. ACEIP. Bogotá y Cundinamarca. https://www.repository.fedesarrollo.org.co/bitstream/handle/11445/2667/IML_Julio_2015.pdf?sequence=3&isAllowed=y

García, M., Lubián, P., y Moreno, A. (2010). “La investigación biográfico narrativa en educación”. https://docplayer.es/18510293-La-investigacion-biografico-narrativa-en-educacion-ma-rosario-garcia-sanchez-patricia-lubian-garcia-ana-moreno-villajos.html

Martínez, M. (2006). La investigación cualitativa (síntesis conceptual). Revista IIPSI. 9(1), 123-146 https://doi.org/10.15381/rinvp.v9i1.4033

Mendoza, M. (1994). Factores que influyen en la elección profesional de los alumnos del centro regional de educación normal “Dr. Gonzalo Aguirre Beltrán” de Tuxpan, Veracruz (Tesis de maestría). Universidad autónoma de Nuevo León, México.

Mereshian, N. R., y Calatayud, P. (2009). Alternativas en la elección de la carrera docente. Educación, Lenguaje y Sociedad, 6(6), 251-264. http://www.biblioteca.unlpam.edu.ar/pubpdf/ieles/n06a13mereshian.pdf

Moreno, A. (2004). “Historia de vida” e investigación. En M. Martínez. (Ed.), Ciencia y arte en la metodología cualitativa (pp. 203-228). Editorial Trillas.

Mórtola, G., Barrea, M.; López, G.; Lavalletto, M.; Porto, K.; Fernández, M.; Nápoli, S. (2016). La apropiación del discurso vocacional por parte de individuos que eligen la enseñanza primaria como campo laboral. Escuela Normal Superior nº 3. Bernardino Rivadavia. Instituto Nacional de Formación docente. Ministerio de Educación de Argentina.

Ojeda, M.C. (2008). Rasgos de la identidad del profesor de enseñanza media en su trayectoria de formación y desempeño profesionales. ¿Cómo, cuándo y con quiénes adquiere su condición de profesor? Revista Electrónica de Investigación Educativa, 10(02), 1-14. http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1607-40412008000200004

Pidello, M., Rossi, B., y Sagastizabal, M. (2013). Las voces de los docentes: motivos de elección de la carrera docente, valores subyacentes. Educación, XXII (43), 113 – 128. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5056915

Rambur, M. (2015). Ser docente hoy: Una aproximación a las razones que fundamentan la elección (Trabajo final de grado). Universidad Nacional de La Plata, Argentina.

Romero, L., y Gracida, J. (2011). La profesión docente ¿elección o inducción? Perspectivas docentes, 47, 19-25. https://doi.org/10.19136/pd.a0n47.562

Sánchez, A. (2013). Bilingüismo en Colombia. Documento de trabajo sobre economía Regional. No. 191, Banco de la República. https://www.banrep.gov.co/sites/default/files/publicaciones/archivos/dtser_191.pdf

Siciliani, J. (2014). Contar según Jerome Bruner. Itinerario educativo, XXVIII (63), 31 – 59. https://doi.org/10.21500/01212753.1480

Veiravé, D., Ojeda, M., Núñez, C., y Delgado, P. (2006). La construcción de la identidad de los profesores de enseñanza media. Biografías de profesores. Revista Iberoamericana de educación, 40(03), 1-11. https://doi.org/10.35362/rie4032512

Publicado

2022-05-18

Como Citar

Londoño, P. (2022). Fatores que influem na escolha do ensino de inglês língua estrangeira em escolas públicas primárias na Colômbia. Íkala, Revista De Lenguaje Y Cultura, 27(2), 468–483. https://doi.org/10.17533/udea.ikala.v27n2a11