Atividades e tarefas de escrita acadêmica no contexto universitário (graduação)
DOI:
https://doi.org/10.17533/udea.ikala.v20n3a05Palavras-chave:
práticas, representações sociais, escrita acadêmica, atividades de escrita e didáticaResumo
O presente artigo descreve parcialmente os resultados obtidos na pesquisa doutoral intitulada: Práticas e representações sociais da escrita acadêmica universitária. O objetivo geral do trabalho apontou a identificar e analisar as representações sociais que docentes e estudantes manifestam sobre a escrita acadêmica e sua relação com as práticas de escrita dos estudantes. Um dos objetivos específicos, do qual se dá conta no presente artigo, foi descrever e analisar as atividades e tarefas de escrita que realizam os estudantes nas aulas universitárias. O quadro teórico está fundamentado, por um lado, na teoria das representações sociais (Moscovici, 1984; Abric, 2001; Jodelet, 1984, 2008) e, por outro, nos postulados teóricos e didáticos da escrita acadêmica – triada sistémica: professor-aluno-saber (Chevallard, 2005) – e alguns aspectos da ação didática de Brouseeau (1998), Rickemnann (2009), Camps (2001), Castello (2011) e Lerner (2001), entre outros. A metodologia apresenta um enfoque qualitativo-etnográfico de proceder hermenêutico. Os resultados demonstraram que as atividades de escrita acadêmica seguem padrões sistemáticos de atuação tipo: leitura, pergunta, resposta (LPR); a configuração dessas atividades é facilmente previsível pelos estudantes devido ao seu caráter consecutivo e ritualizado.
Downloads
Referências
Abric, J. C. (2001). Prácticas sociales y representaciones. México: Ediciones Coyoacán.
Bazerman, Ch. (2008). La escritura de la organización social y la situación alfabetizada de la cognición: extendiendo las implicaciones sociales. Signos 41(68), 355–380.
Bourdieu, P. (2007). El sentido práctico. Buenos Aires: Siglo XXI.
Britos, M. y otros. (2008). Lectores y lectoras. Prácticas y medios de subjetivación. Revista Iberoamericana de Educación 45(5). Recuperado de http://www.rieoei.org/deloslectores/2401Britos.pdf
Brousseau, G. (1998). Théorie des situations didactiques. Grenoble: La Pensée Sauvage.
Camps A. (1996). Proyectos de lengua: entre la teoría y la práctica. Cultura y Educación (2), 33–57.
Camps A. (2001). El aula como espacio de investigación y reflexión. España: Grao.
Cardona, G. (1991). Antropología de la escritura. España: Gedisa.
Carlino, P. (2002). ¿Quién debe ocuparse de enseñar a leer y a escribir en la universidad?: tutorías, simulacros de examen y síntesis de clase en las humanidades. Lectura y Vida 23(1), 6–14.
Carlino, P. (2003). Representaciones sobre la escritura y formas de representarla en universidades de América del Norte. Revista de Educación (336), 143–168.
Carlino, P. (2005). Escribir, leer y aprender en la universidad. Argentina: Fondo de Cultura Económica.
Castelló, M., Corcelles, M., Iñesta, A., Vega, N. y Bañales, G. (2011). La voz del autor en la escritura académica: Una propuesta para su análisis. Signos, 44(76), 105– 117, Valparaíso.
Chevallard, I. (2005). La transposición didáctica (3a. ed.). Argentina: Aiqué
Chartier, R. (1996). Escribir las prácticas. Argentina: Color Efe.
Chartier, R. (2006). El mundo como representación. España: Gedisa.
Coll, C. y Sánchez, E. (mayo–agosto, 2008). El análisis de la interacción: líneas de investigación. Revista de Educación 346, 15–32.
De Certeau, M. (2007). La invención de lo cotidiano. Artes del hacer. México: Universidad Iberoamericana.
Derrida, J. (1971). De la gramatología (trad. O. del Barco y C. Ceretti). Buenos Aires: Siglo Veintiuno.
Ferreiro, E. (2001). Pasado y presente de los verbos leer y escribir. Argentina: Fondo de Cultura Económica.
Hidalgo N., A. y Grupo Val.Es.Co. La transcripción de un corpus de lengua hablada. En J. Murillo Medrano (ed.). Actas del II Coloquio Internacional del Programa EDICE. ''Actos de habla y cortesía en distintas variedades del español: Perspectivas teóricas y metodológicas'' (pp. 275–318). Estocolmo y Costa Rica: EDICE.
Jodelet, D. (1984). La representación social: fenómenos, conceptos y teoría. En S. Moscovici Psicología social (t. II, pp. 469–494). España: Paidós.
Jodelet, D. (Septiembre de 2008). El movimiento de retorno al sujeto y el enfoque de las representaciones sociales. Revista electrónica de Ciencias Sociales 3(5). México. Recuperado de http://www.culturayrs.org.mx/revista/num5/Jodelet.html
Kalman, J. (2008). Discusiones conceptuales en el campo de la escritura escrita. Revista Iberoamericana de Educación 46,107–134.
Lerner, D. (2001). Leer y escribir en la escuela: lo real, lo posible y lo necesario. México: Fondo de Cultura Económica.
Larrosa, J. (1996). La experiencia de la lectura. Barcelona: Laertes.
Lemke, J. (1990). Talking science: Language, learning, and values. Norwood, NJ: Ablex.
Medvédev, P. y Bajtín, M. La evaluación social, su papel, el enunciado concreto y la construcción poética. Criterios, La Habana–México D.F., edición especial de homenaje a Bajtín, julio 1993, pp. 9–18. [PDF] Recuperado de http://www.criterios.es/pdf/I391medvedev.pdf
Moscovici, S. (1984). Psicología social (t. II). España: Paidós.
Ortiz, E. M. (2011). La escritura académica universitaria: estado del arte. Íkala, Revista de Lenguaje y Cultura, 16(28), 17–41.
Ortiz, E. M. (2009). Representaciones sociales de la escritura y la lectura en la educación básica y media. Revista Núcleo. Revista de la Escuela de Idiomas Modernos, 36,127–150.
Petrucci, A. (1999). Alfabetismo, escritura y sociedad. Barcelona: Gedisa.
Rickenmann, R. (2009). Metodologías clínicas de investigación en didácticas y formación del profesorado: un estudio de los dispositivos de formación en alternancia, [en línea], recuperado de: http://www.unige.ch/fapse/clidi/textos/Clinicadid%E1ctica-RR.pdf
Rincón, G. et al. (1999). La enseñanza de la lengua escrita y de la lectura. Colombia: Arango Editores.
Scardamalia, M. y Bereitier, C. (1992). Dos modelos explicativos de los procesos de producción escrita. Infancia y Aprendizaje (58), 43–64.
Sensevy, G. & Mercier, A. (2007). Agir ensemble: l'action didactique conjointe du professeur et des eleves. Rennes: PUR.
Street, B. (2003). ¿What's ''new'' in new literacy studies? Critical approaches to literacy in theory and practice. Current Issues in Comparative Education (CICE). 2(5), 77–102.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Ikala

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.


