Desenvolvimento de competências científicas na primeira infância. Um estudo de caso com as crianças do nível de educação pré-escolar, pré-escola II, da Instituição Educativa Villa Flora, da cidade de Medellín
DOI:
https://doi.org/10.17533/udea.ikala.v21n02a07Palavras-chave:
competências científicas, inferência, hipótese, projeto lúdico-pedagógico, educação infantilResumo
O presente texto é produto de uma pesquisa que teve por objetivo analisar o desenvolvimento das competências científicas nos estudantes de nível de educação pré-escolar, pré-escola II, da Instituição Educativa Villa Flora, da cidade de Medellín, por meio do “Projeto lúdico-pedagógico: Meu corpo”. Nele participaram 4 meninas e 4 meninos, entre os 5 e 6 anos. A pesquisa inscreve-se no paradigma qualitativo e o estudo de caso empregou-se como estratégia metodológica. Formam utilizados a observação não participante, o registro de áudio e vídeo, e, por último, a grade de desempenho para analisar os resultados. Observou-se que os estudantes usam, de maneira flexível e espontânea, suas habilidades e conhecimentos em ações e relações quotidianas, esse “saber-fazer”, consigo mesmo, com os outros e com o entorno. Além disso, quando propõem hipóteses e fazem inferências para resolver um problema simples, tornam-se realizações que ajudam na formação e habilidade científica.
Downloads
Referências
Claxton, G. (2001). Educar mentes curiosas, el reto de la ciencia en la escuela. 2. a ed. Madrid: Gráficas Rógar.
Colombia, Ministerio de Educación Nacional (1994).Decreto 1860 de 1994, por el cual se reglamenta parcialmente la Ley 115 de 1994, en los aspectos pedagógicos y organizativos generales. Diario Oficial, 41.473, del 5 de agosto. Recuperado de http://www.mineducacion.gov.co/1621/articles172061_archivo_pdf_decreto1860_94.pdf
Colombia, Asamblea Constituyente (1991). Constitución Política de Colombia de 1991. Recuperado de: http://www.alcaldiabogota.gov.co/sisjur/normas/Norma1.jsp?i=4125.
Colombia, Congreso de la República (1994). Ley 115 de febrero 8 de 1994, por la cual se expide la Ley General de Educación. Recuperado de http://www.mineducacion.gov.co/1621/articles-85906_archivo_pdf.pdf
Colombia, Ministerio de Educación Nacional (1997). Decreto 2247 de 1997, por el cual se establecen normas relativas a la prestación del servicio educativo del nivel preescolar y se dictan otras disposiciones.
Recuperado de http://www.mineducacion.gov.co/1621/articles-104840_archivo_pdf.pdf
Colombia, Ministerio de Educación Nacional (1998). Serie Lineamientos curriculares de preescolar. Bogotá: Cooperativa Editorial Magisterio.
Colombia, Ministerio de Educación Nacional (2009a). Documento No 10. Desarrollo infantil y competencias en la primera infancia. Bogotá: Ministerio de Educación Nacional.
Colombia, Ministerio de Educación Nacional (2009b). Elementos conceptuales. Aprender y Jugar, instrumento diagnóstico de competencias básicas en transición. Bogotá: Ministerio de Educación Nacional. Recuperado de http://redes.colombiaaprende.edu.co/ntg/men/archivos/Referentes_Calidad/Modelos_Flexibles/Nivelemos/Elementos_conceptuales.pdf
Colombia, Ministerio de Educación Nacional (2010). Documento No. 13. Aprender y jugar. Instrumento diagnóstico de competencias básicas en transición. Bogotá: Ministerio de Educación Nacional. Recuperado de http://cms.univalle.edu.co/todosaaprender/anexos/enelcamino/5-MENDocumentonumero13.pdf
Colombia, Ministerio de Educación Nacional (2013). Estrategia de atención integral a la primera infancia. Fundamentos políticos, técnicos y de gestión. Bogotá: Ministerio de Educación Nacional. Recuperado de: http://www.deceroasiempre.gov.co/QuienesSomos/Documents/Fundamientospoliticos-tecnicos-gestion-de-cero-a-siempre.pdf
Colombia, Ministerio de Educación Nacional (2014). Serie de orientaciones pedagógicas para la educación inicial en el marco de la atención integral. Documento No. 20 Sentido de la educación inicial. Bogotá: Ministerio de Educación Nacional. Recuperado de http://www.mineducacion.gov.co/primerainfancia/1739/articles-341880_archivo_pdf_doc_20.pdf
Hernández, C. (2005). ¿Qué son las “competencias científicas”? Recuperado de: http://www.acofacien.org/archivos/ba37e1_QUE%20SON%20LAS%20COMPETENCIAS%20CIENTIFICAS%20-%20C.A.%20Hernandez.PDF
Martínez, M. (2006). La investigación cualitativa (Síntesis conceptual). Revista IIPSI, 9(1), 123-146.
Orozco H. B. (2003). El niño: científico, lector, y escritor, matemático. Formación de herramientas científicas en el niño pequeño. 2. a ed. Cali: Artes gráficas del Valle Editores.
Pino, M. (2005). Algunos métodos y técnicas de recogida y análisis de datos. Orense: Universidad de Vigo. Recuperado de: http://mpino.webs.uvigo.es/tecnicasdeinv.pdf
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Ikala
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.