Guadalupe anos sem conta. Uma posta em cena dos abusos do poder estatal na Colômbia
DOI:
https://doi.org/10.17533/udea.ikala.v21n03a07Palavras-chave:
postdramatic theatre, La Candelaria theatre group, Guadalupe años sin cuenta, Guadalupe Salcedo Unda, Colombia’s Armed ForcesResumo
Tendo como referência o trabalho estético e poético do grupo de Teatro La Candelaria, este texto enfoca-se na posta em cena dos abusos de poder do Estado e das Forças Armadas nacionais na Colômbia. A “criação coletiva” Guadalupe años sin cuenta (1975), feita e representada pelo grupo bogotano, recria e põe em cena a história do primeiro guerrilheiro colombiano que foi assassinado pelas Forças Armadas do país. Natural dos Llanos Orientales, a figura de Guadalupe Salcedo Unda é reconstruída desde as vozes e memórias silenciadas das classes subalternas que presenciaram tal acontecimento; elas foram consideradas referente durante a indagação prévia à criação da peça teatral.
Downloads
Referências
Álvarez Pinilla, B. E. (2013). El caso de Guadalupe Salcedo y las guerrillas del llano entre 1949-1957 como una respuesta a la violencia bipartidista colombiana. Bogotá D.C.: Facultad de Ciencia Política y Gobierno de la Universidad Colegio Mayor de Nuestra Señora del Rosario.
Biblioteca Luis Ángel Arango (2014). Marulanda Vélez, Manuel (“Tirofijo”). Recuperado de http://www.banrepcultural.org/blaavirtual/biografias/marulanda-manuel.htm
Brecht, B. (1983). Escritos sobre teatro. Buenos Aires: Nueva visión.
Caracol (2014). Bogotazo, el día que explotó la lucha bipartidista. Recuperado de http://www.caracol.com.co/noticias/bogota/bogotazo-el-dia-que-exploto-la-lucha-bipartidista/20140409/nota/2169500.aspx
Centro Nacional de Memoria Histórica (2013). ¡Basta ya! Colombia: memoria de guerra y dignidad. Bogotá: Centro Nacional de Memoria Histórica.
Colombia aprende. (2014). 9 de abril: El Bogotazo. Recuperado de http://www.colombiaaprende.edu.co/html/home/1592/article-122701.html
Esquivel, C. (2014). Teatro La Candelaria: memoria y presente del teatro colombiano. Barcelona: Universidad Autónoma de Barcelona.
Garavito, C. L. (1987). Guadalupe años sin cuenta: el lenguaje oral como instrumento de resistencia ideológica. Latin American Theatre Review, 20(2), 5-16.
Jobard, F. (2011). Abusos policiales. La fuerza pública y sus usos. Buenos Aires: Prometeo.
Lehmann, H.-T. (2010). El teatro posdramático: una introducción. Telón de fondo. Revista de teoría y crítica teatral, 12, 1-19.
Molano Bravo, A. (2012). Guadalupe Salcedo Unda, general del Llano. Recuperado de http://www.elespectador.com/opinion/guadalupe-salcedo-unda-general-del-llano-columna-352196
Pardo, J. M. (2000). Santiago García entre la historia y la premonición. Nómadas, 12, 197-203. http://www.redalyc.org/pdf/1051/105115263019.pdf
Romero, R. (2014). Guadalupe Salcedo Unda, sin olvido. Recuperado de http://centromemoria.gov.co/guadalupe-salcedo-unda-sin-olvido/
Taylor, Diana, y Fuentes, Marcela A. (2011). Estudios avanzados de performance. México: Fondo de Cultura Económica.
Teatro La Candelaria (1975). Guadalupe años sin cuenta. Bogota: Teatro La Candelaria.
Tovar Pinzón, H. (2003). Entre el color y el terror. Amérique Latine Histoire & Mémoire. Les Cahiers ALHIM, 6. Recuperado de http://alhim.revues.org/768
Viviescas, V. (2006). Modalidades de representación en la escritura dramática colombiana moderna. Literatura: teoría, historia, crítica, 8, 17-51.
Viviescas, V. (2012). Pequeña enciclopedia de La Candelaria: entrevista a Santiago García. Literatura: teoría, historia, crítica, 14, 229-261.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Ikala

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.