Pergunta nas tutorias dos centros de escrita

Autores

  • Lina Calle Arango Pontificia Universidad Católica de Chile

DOI:

https://doi.org/10.17533/udea.ikala.v24n01a07

Palavras-chave:

conversa, tutor par, aprendizagem colaborativa, competência comunicativa, escrita acadêmica

Resumo

Grande parte dos estudos ao redor das tutorias nos centros de escrita põe em evidência que a relação que se estabeleça entre o tutor e o tutorado resulta determinante no que diz respeito ao cumprimento ou não do objetivo dos centros de escrita, que desde avançada a segunda metade do século XX determinou-se  como a necessidade de trabalhar sobre as habilidades comunicativas do indivíduo, e não mais sobre o próprio produto. No entanto, dentro dessa distinção, pouco espaço tem sido outorgado à importância da utilização da pergunta como ferramenta chave para potenciar a análise e a reflexão em termos de competência comunicativa.

|Resumo
= 637 veces | PDF (ESPAÑOL (ESPAÑA))
= 264 veces| | VISOR (ESPAÑOL (ESPAÑA))
= 11 veces| | HTML (ESPAÑOL (ESPAÑA))
= 30 veces|

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lina Calle Arango, Pontificia Universidad Católica de Chile

Centro DIGA
Profesora investigadora asistente

Colegio de Estudios Superiores de Administración-CESA

Referências

Ashton-Jones, E. (1988). Asking the right questions: a heuristic for tutors. Writing Center Journal 9(1), 29-36.

Boquet, E. (1999). "Our little secret": A history of writing centers, pre- to post-open admissions. College Composition and Communication 50(3), 463-482.

Brooks, J. (1991). Minimalist Tutoring: Making the Student Do All the Work. Writing Lab Newsletter (15)6, 1-4.

Bruffee, K. (1984). Peer tutoring and the "Conversation of Mankind". En G. Ed. Olson , Writing Centers: Theory and Administration (págs. 3-15). Urbana, IL: NCTE.

Calle Arango, L. (En prensa). Educación superior: la alfabetización en géneros discursivos. Educação & Realidade.

Calle Arango, L., Pico, A. L., & Murillo, J. H. (2017). Los centros de escritura: entre nivelación académica y construcción del conocimiento. Cadernos de Pesquisa 47(165), 872-895. Recuperado de: http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/article/view/3882/pdf.

Carino, P. (1995). Early Writing Centers: Toward a History. The Writing Journal Center, 103-113.

Carino, P. (1996). Open Admissions and the Construction of Writing Center History: A Tale of Three Models. The Writing Center Journal 17(1), 30-48.

Carino, P. (2003). Power and authority in peer tutoring. En M. Pemberton, & J. Kinkead, The Center Will Hold (págs. 97-113). Colorado: University Press of Colorado.

Carlino, P. (2001). ¿Quién debe ocuparse de enseñar a leer y a escribir en la universidad? Tutorías, simulacros de examen y síntesis de clases en humanidades. Lectura y vida 21(1), 6-14.

Carlino, P. (2007). ¿Qué nos dicen las investigaciones internacionales sobre la escritura en la universidad? Cuadernos de Psicopedagogía (4), 21-40.

Castelló, M. (2014). Los retos actuales de la alfabetización académica: estado de la cuestión y últimas. Enunciación, v. 19, no. 2, 346-365.

Chomsky, N. (1957). Estructuras sintácticas. México: Siglo Veintiuno Editores, 1974.

Clark, I. L. (1988). Collaboration and ethics in Writing Centers Pedagogy. The Writing Center Journal 9(1), 3-12.

Clark, I. L., & Healy, D. (1996). Are Writing Centers Ethical? Writing Program Administration 20(1/2).

Cooper, M. (1994). Really Useful Knowledge: A cultural Studies Agenda for Writing Centers. The Writing Center Journal 12(2), 97-111.

Driscoll, D. L. (2015). Building connections and transferring knowledge: The benefits of a peer tutoring course beyond the writing center. The Writing Center Journal 35(1), 153-181.

Galicia, I. X., Sánchez, H., & Ventura, P. (2105). Contenido social-experimental de las asignaturas: su influencia en las preguntas de alumnos y profesores universitarios. Revista de Investigación Educativa 21, 121-147.

Harris, M. (1992). The Writing Center and Tutoring in WAC Programs. En The writing center (págs. 109-122).

Hernández, F. L. (1999-2000). Los métodos de enseñanza de lenguas y las teorías de aprendizaje. Encuentro. Revista de investigación e innovación en la clase de idiomas, 11, 141-153.

Hubbuch, S. (1988). A Tutor Needs to Know the Subject Matter to Help s Student With a Paper: ____ Agree ____ Disagree ______ Not Sure. The Writing Center Journal 8(2), 23-30.

Hughes, B., Gillespie, P., & Kail, H. (2010). What They Take with Them: Findings from the Peer Writing Tutor Alumni Research Project. The Writing Center Journal 30(2), 12-46.

Hymes, D. (1972). On Communicative Competence. En J. B. Pride, & J. Holmes (eds), Sociolinguistics (págs. 269-293). Harmondsworth: Penguin.

Johnston, S., Cornwell, S., & Yoshida, H. (2010). Writing centers and tutoring in tutoring in Japan and Asia. JALT2009 Conference Proceedings, 692-701.

Kiedaisch, J., & Dinitz, S. (2008). Look Back and Say 'So What': The Limitations of the Generalist Tutor. En R.

Barnett, & J. Blumner, The Longman Guide to Writing Center Theory and Practice (págs. 260-271). USA: Pearson Education.

Kinkead, J. (2008). The National Writing Centers Association as Mooring: A Personal History of the First Decade.En R. Barnett, & J. Blumner, The Longman Guide to Writing Center Theory and Practice (págs. 29-40). USA: Pearson Education.

Leahy, R. (1990). What the College Writing Center is-and isn't. College Teaching, 38(2), 43-48.

Lundsford, A. (1991). Collaboration, Control, and the Idea of a Writing Center. The Writing Center Journal 12(1), 3-10.

Lunsford, A. A., & Ede, L. (2011). Reflections on Contemporary Currents in Writing Center Work. The Writing Center Journal 31(1), 11-24.

Molina (ed.), V. (2015). Panorama de los centros y programas de escritura en Latinoamérica. Cali: Pontificia Universidad Javeriana de Cali.

Molina, V. (2014). Centros de escritura: una mirada retrospectiva para entender el presente y futuro de estos programas en el contexto latinoamericano. Legenda 18(8), 9-33.

Molina, V. (2016). Capítulo XIII. Los centros de escritura en Latinamérica: consideraciones para su diseño e implementación. En G. Bañales Faz, M. Castelló Badía, & N. A. Vega López (coords.), Leer y escribir en la educación superior. Propuestas educativas basadas en la investigación (págs. 339-362). Libros Digitales de Acceso Libre.

Moore, R. (1950). The writing clinic and the writing laboratory. National Council of Teachers of English 11(7), 388-393.

North, S. (1984). The idea of a writing center. College English 46(5), 433-446.

North, S. (2008). Revisiting "The idea of a Writing Center". En R. Barnett, & J. Blumner, The Longman Guide to Writing Center Theory and Practice (págs. 79-91). USA: Pearson Education.

Núñez, J. A. (2013). Una aproximación a los centros de escritura en Iberoamérica. Legenda 17(17), 64-102.

Pemberton, M. (1995). Rethinking the WAC/Writing Center connection. The Writing Center Journal 15(2), 116-133.

Roscoe, R., & Chi, M. (2007). Understanding Tutor Learning: Knowledge-Building and Knowledge-Telling in Peer Tutor's Explanations and Questions. Review of Educational Research 77(4), 534-574.

Roscoe, R., & Chi, M. (2008). Tutor learning: The role of explaining and responding to questions. Instructional Science 36(4), 321-350.

Rosenshine, B., Meister, C., & Chapman, S. (1996). Teaching Students to Generate Questions: A Review of the Intervention Studies. Review of Educational Research 66(2), 181-221.

Sadker, M., & Sadker, D. (1993). Técnicas para la elaboración de preguntas. En J. Cooper (coord.), Estrategias de Enseñanza (págs. 173-228). México: Limusa.

Shamoon, L., & Burns, D. (1995). A Critique of Pure Tutoring. The Writing Center Journal 15(2), 135-151.

Summerfield, J. (2008). Writing Centers: A Long View. En R. Barnett, & J. Blumner, The Longman Guide to Writing Center Theory and Practice (págs. 22-28). USA: Pearson Education.

Tzu-Shan, C. (2017). The idea of a writing center in asian countries: A preliminary search of models in Taiwan. Praxis: a writing center Journal.

van Rensburg, W. (2006). Making Academia Transparent : Negotiating Academic Identities in the Writing Center [documento pdf]. Zeitschrift-schreiben.eu 9.6, Recuperado de: https://zeitschrift-schreiben.eu/globalassets/zeitschrift-schreiben.eu/2006/rensburg_academicidenities.pdf.

Voigt, A., & Girgensohn, K. (2015). Peer Tutoring in Academic Writing with Non- Native Writers in a German Writing Center–Results of an Empirical Study. Journal of Academic Writing 5(1), 65-73.

Waldo, M. L. (1993). The last best place for writing across the curriculum: The writing center. WPA: Writing Program Administration 16(3), 15-26.

Waller, S. (2002). A Brief History of University Writing Centers: Variety and Diversity. Recuperado el 12 de septiembre de 2015, de New Foundations Web Site: http://www.newfoundations.com/History/WritingCtr.html

Widdowson, H. (1978). Teaching Language as Communication. Hong Kong: Oxford University Press.

Zuleta Araújo, O. (2005). La pedagogía de la pregunta, una contribución para el aprendizaje. Educere 9(28), 115-119.

Publicado

2019-01-24

Como Citar

Calle Arango, L. (2019). Pergunta nas tutorias dos centros de escrita. Íkala, Revista De Lenguaje Y Cultura, 24(1), 137–152. https://doi.org/10.17533/udea.ikala.v24n01a07