A estética cinematográfica em La casa grande, de Álvaro Cepeda Samudio
DOI:
https://doi.org/10.17533/udea.ikala.v28n1a11Palavras-chave:
La casa grande, Literatura colombiana, Álvaro Cepeda Samudio, Cinema, Cinematografia, LiteraturaResumo
Partindo de uma abordagem interdisciplinar, este artigo analisa a persistente estética cinematográfica em La casa grande de Cepeda Samudio por meio de uma abordagem sem precedentes da obra literária em termos técnicos cinematográficos, tais como planos, espacialidade, efeitos sonoros, escrita de roteiro e imagens. Desta forma, amplia-se a tendência puramente indicativa com a qual este assunto foi abordado anteriormente no romance. A análise é baseada no
background biográfico do autor, suas influências artísticas e sua forma particular de tomar o evento histórico e traduzi-lo em literatura. O objetivo é chegar a uma interpretação de La casa grande como se fosse uma produção cinematográfica baseada em exemplos concretos. Conclui-se que a presença dessas características cinematográficas é generalizada e original por natureza, estabelecendo assim pontos de partida para posterior discussão sobre a presença de momentos sensíveis e imagens fetiches na obra.
Downloads
Referências
Barthès, R. et al. (1970). Análisis estructural del relato (Beatriz Dorriots, Trad.). Editorial Tiempo Contemporáneo.
Carrière, J. C. y Bonitzer, P. (1991). Práctica del guion cinematográfico. Paidós Comunicación.
Cepeda Samudio, A. (1967). La casa grande. Editorial Jorge Álvarez.
Cepeda Samudio, A. (2008). Los cuentos de Juana. Grupo Editorial Norma.
Cepeda Samudio, A. (2008a). Barranquilla en Domingo. En Los cuentos de Juana (pp. 27-34). Grupo Editorial Norma.
Cepeda Samudio, A. (2008b). Las muñecas que hace Juana no tienen ojos. En Los cuentos de Juana (pp. 18-26). Grupo Editorial Norma.
Cepeda Samudio, A. (2008c). Por debajo de este ahogado ha corrido mucha agua. En Los cuentos de Juana (pp. 43-51). Grupo Editorial Norma.
Cepeda Samudio, A. (2009a). Tap room. En Todos estábamos a la espera. (pp. 15-23). Punto de Lectura.
Cepeda Samudio, A. (2009b). Todos estábamos a la espera. En Todos estábamos a la espera. (pp. 8-14) Punto de Lectura.
Cepeda Samudio, A. (2017). La casa grande. Penguin Random House.
Cepeda Samudio, A., Grau Araújo, E., Vicens, L. y García Márquez, L. (Dirs.). (1954). La langosta azul [Cortometraje]. Los Nueve-Seis-Tres.
Dos Passos, J. (1925). Manhattan transfer. ePub: Hechadelluvia editora. https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/673091/mod_resource/content/1/Manhattan%20Transfer%20-%20John%20Dos%20Passos.pdf
Gamarra, H. (2016). Introducción a la cinematografía. Itaú Fundación. http://www.fundacionitau.com.py/Content/Gacetillas/Gacetilla_131430960000000000_4514.pdf
Gaudreault, A. y Jost, F. (1995). El relato cinematográfico. Paidós.
Gilard, J. (2009). El grupo de Barranquilla y el cuento: Cepeda Samudio, el experimentador. En F. Rodríguez Amaya (Ed.), Plumas y pinceles i. La experiencia artística y literaria del grupo de Barranquilla en el Caribe colombiano al promediar del siglo xx (pp. 181-194). Bergamo University Press. https://www.researchgate.net/publication/281115246_Plumas_y_Pinceles_I_La_experiencia_artistica_y_literaria_del_grupo_de_Barranquilla_en_el_Caribe_colombiano_al_promediar_del_siglo_XX
Martínez Pardo, H. (1978). Historia del cine colombiano. Editorial América Latina.
Mier, A. C. (2006). La narrativa experimental de Álvaro Cepeda Samudio. Cuadernos de Literatura del Caribe e Hispanoamérica, (4), 21-48. https://dialnet.unirioja. es/servlet/articulo?codigo=5810322
Murillo Posada, A. (2006). La modernización y las violencias (1930-1957). En L. E. Rodríguez Baquero et al. Historia de Colombia. Todo lo que hay que saber. (pp. 265-310). Taurus.
Pollmann, L. (1971). La “nueva novela” en Francia y en Iberoamérica. Gredos.
Restrepo Sánchez, G. (2003). Breve historia de los cineastas del Caribe colombiano. Ideas Gráficas.
Reyes, C. J. (1966). Soldados. La Casa de La Cultura.
Rodríguez Amaya, F. A. (2015). Las poéticas de La casa grande. Una lectura de La hermana. En Fabio Rodríguez Amaya y Jacques Gilard (Coords.), Á. Cepeda Samudio, Obra literaria (edición crítica) (pp. 217-287). crla-Archivos (item, cnrs).
Russo, E. A. (1998). Diccionario de cine. Paidós Ibérica.
Samper Pizano, D. (1998). Legado de Cepeda Samudio. Tres vientos distintos, un solo huracán verdadero. Huellas, (51-53), 120-123. https://rcientificas.uninorte.edu.co/huellas/Huellas%20No.%2051-52-53.pdf
Sellés, M. y Racionero, A. (2008). El lenguaje cinematográfico (vol. 20). Editorial uoc.
Tamayo, C. (2006). Hacia una arqueología de nuestra imagen: cine y modernidad en Colombia (1900-1960). Signo y Pensamiento, 25(48), 39-54. https://revistas.javeriana.edu.co/index.php/signoypensamiento/article/view/3682
Vélez Upegui, M. (1999). Novelas y no-velaciones: ensayos sobre algunos textos narrativos colombianos. Fondo Editorial Universidad eafit.
Vergara Aguirre, A. (2001). Coordenadas para un plano de La casa grande de Álvaro Cepeda Samudio. Estudios de Literatura Colombiana, (8), 72-95. https://revistas. udea.edu.co/index.php/elc/article/view/10472
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2022 Íkala, Revista de Lenguaje y Cultura
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.