A hipótese abdutiva como estratégia didática de pesquisa na sala de aula

Autores

  • Mónica Moreno Torres Universidad de Antioquia
  • Edwin Carvajal Córdoba Universidad de Antioquia
  • Yeimy Arango Escobar Universidad de Antioquia

DOI:

https://doi.org/10.17533/udea.ikala.11196

Palavras-chave:

hipótese abdutiva, abdução criativa, romance policial, pesquisa na sala de aula, Charles Sanders Pierce, pesquisa em didática da literatura

Resumo

Este texto aborda a pergunta sobre como traduzir a hipótese abdutiva em uma estratégia didática para a pesquisa na sala de aula. Sua compreensão e sua intepretação apoiam-se em procedimentos metodológicos do discurso peirceano aplicados na educação e na literatura, e da lógica do pensamento científico baseada na abdução, a dedução e a indução. Expõe-se um caso didático em que se aplicam os procedimentos da hipótese abdutiva e que dá como resultado as vantagens que representa para a educação no impulso de uma liberdade racional na sala de aula, respeitando as diferenças individuais dos estudantes, seu bem-estar físico e seu gosto estético. Finalmente, conclui-se que a aplicação da hipótese abdutiva em educação exige um uso criativo do conhecimento fundado na lógica do pensamento científico, que rompe com a visão racionalista da indução e a dedução, e na concepção dos métodos da ciência como atos liberadores que estimulam a capacidade de pesquisar, julgar e atuar no meio do diverso, em oposição a uma visão homogênea da sociedade. 

|Resumo
= 132 veces | PDF (ENGLISH)
= 122 veces|

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mónica Moreno Torres, Universidad de Antioquia

is a Ph.D. candidate in Education and holds a Master ́s degree in Colombian Literature from Universidad de Antioquia, Colombia. She currently works as full time teacher at Universidad de Antioquia, Colombia.

Edwin Carvajal Córdoba, Universidad de Antioquia

holds a Ph.D. in Literature Theory and Comparative Literature from Universidad de Granada, España. He currently works as full time teacher at Universidad de Antioquia, Colombia.

Yeimy Arango Escobar, Universidad de Antioquia

holds a Bachelor degree in Humanities, Spanish Language from Universidad de Antioquia, Colombia. She currently works as Educational project coordinator at the Fundación Taller de Letras Jordi Sierra i Fabra, Colombia.

Referências

Barrena, S. (2007). La razón creativa. Crecimiento y finalidad del ser humano según C. S. Peirce. Madrid, España: Rialp

Barrena, S. (2008). Charles S. Peirce: Razón creativa y educación. Utopía y Praxis Latinoamericana (40), 11-38. Recuperado de http://www.unav.es/gep/BarrenaUtopia.html

Bonfantini, A., & Proni, G. (1989). To guess or not to guess. En T., Sebeok & U., Eco. El signo de los tres (pp.165-184). Barcelona, España: Lumen.

De Camilloni, A. (Coord.) (2008). El saber didáctico. Buenos Aires, Argentina: Paidós.

Eco, U. (1989). Cuernos, cascos, zapatos: algunas hipótesis sobre los tres tipos de abducción. En T., Sebeok & U., Eco. El signo de los tres (pp. 265- 294). Barcelona, España: Lumen.

Friedrich, O. (1970). Educación del hombre para la conversación. Revista Tubingen, (1), 9-27.

Gadamer, H. (2004). Verdad y método II. Salamanca, España: Ediciones Sígueme.

Hintikka, J., & Hintikka, M. (1989). Sherlock Holmes y la lógica moderna: hacia una teoría de la búsqueda de información a través de la formulación de preguntas. En T., Sebeok & U., Eco. El signo de los tres (pp. 210-229). Barcelona, España: Lumen.

Iser, W. (2005). Rutas de la interpretación. México D.F., México: Fondo de Cultura Económica.

Jauss, H. (2008). Historia de la literatura como una provocación a la ciencia literaria. En R., Dietrich (Comp.) En busca del texto. Teoría de la recepción literaria (pp. 55-71). Barcelona, España: Taurus Humanidades.

Klafki, W. (1987). La importancia de las teorías clásicas de la educación para una concepción de la educación general hoy. Revista Educación, (34).

Mendoza, A., Briz, E., Cantero, F., Galera, F., González, J., Hernando, L., García-Cervigón, A., Sánchez, L, Sepúlveda, F., & Terrón, J. (2003). Didáctica de la lengua y la Literatura para primaria. Madrid, España: Gráficas Rógar.

Morino, A. (1978). Poe e Borges/Bio Casares: L'investigatore e il veggente. En M., Obit, & E., González (traducts.). E. A. Poe. Dal Gotico alla Fantascienza (pp. 45-76) Milan, Italia: Mursia Editores.

Palma, O. (2008). La obra de Charles Peirce: aportes significativos a la teoría y praxis del currículum educacional moderno. En III Jornadas

Peirce en Argentina. Recuperado de http://www.unav.es/gep/IIIPeirceArgentinaPalma.html

Peirce, Ch. (1898). La primera regla de la lógica. (Ruiz, C., trad.) Recuperado de http://www.unav.es/gep/FirstRuleOfLogic.html

Peirce, Ch. (1901a). El tratamiento apropiado de las hipótesis (Capítulo preliminar para un examen del argumento de Hume contra los milagros, en su Lógica y en su Historia). Recuperado de http://www.unav.es/gep/TratamientoApropiadoHipotesis.html

Peirce, Ch. (1901b). Razonamiento. (Ruiz, C., trad.) Recuperado de http://www.unav.es/gep/Reasoning.html

Peirce, Ch. (1903). Una conjetura para el acertijo, Ch. S. Peirce (1903). En F., Vevia (trad.) Charles S. Peirce. Escritos filosóficos (pp. 201-243). Michoacán, México: Colegio de Michoacán.

Peirce, Ch. (1970). Deducción, inducción e hipótesis. (Ruíz, J., trad.) Buenos Aires, Argentina: Aguilar.

Santaella, L. (1992). Estrategias para la aplicación de Peirce a la literatura. Signa (1), 52-81.

Sebeok, T. & Eco, U. (1989). One, two, three...Uberty (A modo de introducción). En T., Sebeok, & U. Eco El signo de los tres (pp. 19-35). Barcelona, España: Lumen.

Shaw, D. (2007). Días de terror. Bogotá, Colombia: Norma.

Downloads

Publicado

2012-09-11

Como Citar

Moreno Torres, M. ., Carvajal Córdoba, E. ., & Arango Escobar, Y. . (2012). A hipótese abdutiva como estratégia didática de pesquisa na sala de aula. Íkala, Revista De Lenguaje Y Cultura, 17(2), 181–197. https://doi.org/10.17533/udea.ikala.11196

Edição

Seção

Artigos de Pesquis