Considerações sobre a leitura no âmbito universitário

Autores

  • José Ignacio Henao Universidad de Antioquia
  • Luz Stella Castañeda Universidad de Antioquia

DOI:

https://doi.org/10.17533/udea.ikala.8543

Palavras-chave:

conhecimento, hipertexto, ensino superior, educação cultural, literacia

Resumo

As reflexões que se apresentam neste artigo fazem parte do quadro teórico da pesquisa “A leitura na Universidade de Antioquia”. Os autores centram-se no papel que cumpre a leitura na formação do estudante universitário, no desafio que representam os novos sistemas de comunicação para o desenvolvimento da literacia no âmbito do ensino superior e a repercussão que tem a leitura de xerox na formação intelectual do estudante.

|Resumo
= 329 veces | PDF (ESPAÑOL (ESPAÑA))
= 4115 veces|

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Ignacio Henao, Universidad de Antioquia

Son profesores de la facultad de comunicación de la Universidad, han sido co-investigadores de varios proyectos desde 1986

Luz Stella Castañeda, Universidad de Antioquia

Son profesores de la facultad de comunicación de la Universidad, han sido co-investigadores de varios proyectos desde 1986

Referências

CASSANY, Daniel, 1996, “La cultura de la escritura: planteamientos didácticos”, en: Aspectos didácticos de Lengua y Literatura, 8, Cassany, D. y otros. Zaragoza: Universidad de Zaragoza

CUBILLOS REYES, Constanza, 1998, Saldo en Rojo, Bogotá, Planeta.

DA SILVA, Ezequiel Theodoro, 1993, “Lectura y ciudadanía”, en: Memorias del 1er Congreso Nacional de Lectura. Santa Fé de Bogotá, Fundalectura, p.24.

DONALD, Lu, 1997, El Internet en el aula. Nuevas oportunidades para la alfabetización, el aprendizaje y la enseñanza, en: Memorias del Tercer Congreso Nacional de Lectura. Bogotá, Fundalectura, pp. 47 – 68

EL ESPECTADOR, Un milenio para leer, Bogotá (may. 17 1996), p. 4D

EL TIEMPO, Un intento por defender el español, Bogotá (nov. 10 1997), p 5C

_______, Fotocopias, ¿y dónde están los autores?, Bogotá (abr. 30 1997), p. 6C

FONDO DE LECTURA ECONÓMICA, Azteca Boletín Bibliográfico, México, vol. 1, no. 3 (ago. 1996), p. 48

HENAO ÁLVAREZ, Octavio, El texto electrónico: un nuevo reto para loa didáctica de la lectoescritura, en: Lengua y Vida, Buenos Aires, vol. 19, no. 1 (mar. 1998), pp. 17 – 23

MELO, Jorge Orlando, Libros, televisión y computadores: viejas y nuevas tecnologías de la lectura, en: Memorias del Tercer Congreso Nacional de Lectura. Bogotá, Fundalectura, 1997, pp. 21 – 46

PACHECO, José Emilio, La lectura como placer, en: Hojas de Lectura, Bogotá, no. 43 (dic. 1996), pp. 14 – 21

PETIT, Michèle, 1999, Nuevos acercamientos a los jóvenes y la lectura, México, Fondo de Cultura Económica.

PIERRE, Regine, Saber leer hoy: de la definición a la evaluación del saber-leer, en: La Lectura, Cali (1997), pp. 131 – 164

SALLENAVE, Danièle, 1997, Letras Muertas, Buenos Aires, Losada.

SARLO, Beatriz, La vuelta al siglo en bicilceta, en: Magazín Dominical, Bogotá, no. 746 (jul. 31 1997), pp. 3 – 7

STEINER, George, Libros en una era de postanalfabetismo, en: Revista Universidad de Antioquia, Medellín, No. 255 (ene.-mar. 1999), pp. 7 – 15

WOOLF, Virginia, ¿Cómo hay que leer un libro?, en: Leer y Releer, Medellín, no. 19 (1998).

Publicado

2000-04-06

Como Citar

Henao, J. I., & Castañeda, L. S. (2000). Considerações sobre a leitura no âmbito universitário. Íkala, Revista De Lenguaje Y Cultura, 5(1), 7–24. https://doi.org/10.17533/udea.ikala.8543

Edição

Seção

Articles

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)