O Pai assassinado na Colômbia: entre o pai viril e o pai amoroso
DOI:
https://doi.org/10.17533/udea.ikala.v23n03a02Palavras-chave:
assassinato do pai, revanche, Mi confesión, No hay causa perdida, El olvido que seremosResumo
O presente artigo analisa a presença do pai assassinado na narrativa colombiana das duas últimas décadas. Para tal efeito, foram escolhidos três textos que por suas características romanescas e narrativas, pela posição central que tem esse assassinato e por sua importância mediática os tornam claramente representantes da amostra. Tais textos são Mi confesión de Mauricio Aranguren, No hay causa perdida de Álvaro Uribe Vélez e El olvido que seremos de Héctor Abad Faciolince. Acha-se uma relação entre as características dos pais descritos e as respostas dos filhos perante o assassinato. Assim, três tipos de reação podem ser identificados: a vingança sanguinária em Mi confesión, a salvação da pátria em No hay causa perdida e a escrita desencantada em El olvido que seremos.
Downloads
Referências
Abad-Faciolince, H. (2011). El olvido que seremos. Barcelona: Seix Barral.
Aranguren, M. (2005). Mi confesión. Madrid: SEPHA.
Botero, J. (2011). La vida no es fácil, papi: Tanja Nijmeijer la holandesa de las Farc. Santafé de Bogotá: Ediciones B, Grupo Z.
Chevalier, J. (1986). Diccionario de los símbolos. Barcelona: Editorial Herder.
Cubides, F. (2006). Reseña de El olvido que seremos. Retrieved from http://fcubides.tripod.com/sitebuildercontent/sitebuilderfiles/abad-resenhacorrerevisa.pdf
Efe. (2012). Héctor Abad recibirá el “Premio Literario de Derechos Humanos.” El Espectador.
Escobar, A. (2011). Lectura sociocrítica de El olvido que seremos: de la culpa moral a la culpa ética. Estudios de Literatura Colombiana, (29), 165–195.
Freud, S. (n.d.). Obras completas [versión pdf]. Recuperado de scribd.com.
Gonzálvez Torralbo, H. (2007). Reseña de Mi confesión. Revelaciones de un criminal de guerra de Mauricio Aranguren Molina. AIBR. Revista de Antropología Iberoamericana, 2(1), 156–158.
Lefevere, A. (1992). Translation, rewriting and the manipulation of literary fame. Londres: Routledge.
Legendre, P. (1994). El crimen del cabo Lortie. Tratado sobre el padre. Madrid: Siglo Veintiuno de España Editores, S.A.
Liberman, A. (1994). La nostalgia del padre: un ensayo sobre el derrumbe de la certeza paterna. Madrid: Ediciones Temas de Hoy.
Nabokov, V. (2012). The Annotated Lolita. Londres: Penguin Modern Classics.
Palmer, J. (1983). La novela de misterio (thrillers): génesis y estructura de un género popular. México, D.F.: Fondo de Cultura Económica.
Raguet-Bouvart, C. (1996). Lolita, un royaume au-delà des mers. Bordeaux: Presses Universitaires de Bordeaux.
Silva, M. (2013). Avatares de la distinción histórica entre la escritura de la historia y la escritura de ficciones. Íkala, 18(2), 97–110.
Simpson, D. (1998). Courtly Love. The School for New Learning. Retrieved from http://condor.depaul.edu/dsimpson/tlove/courtlylove.html
Uribe Vélez, A. (2012). No hay causa perdida. Londres: Celebra.
Vallejo, V. (2008). Amando a Pablo, odiando a Escobar: la increíble historia de amor entre el narcotraficante más buscado del mundo y la estrella más famosa de Colombia. Barcelona: Debate.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Íkala

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.