A formação integral: uma aproximação a partir da pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.17533/udea.ikala.15341Palavras-chave:
formação, pedagogia, ensino, aprendizagem, língua estrangeira, representaçõesResumo
Neste artigo expõem-se os resultados da pesquisa em que se indagou sobre as representações que têm os docentes de inglês de educação fundamental, em algumas instituições públicas de Medellín, Colômbia, sobre o ideal de formação integral. A partir de um enfoque de pesquisa qualitativa, foi implementada uma enquete com perguntas abertas aplicadas a dezenove docentes e, posteriormente, foi realizada uma entrevista em profundidade a cinco dos inquiridos. A informação coletada foi submetida à técnica de análise crítica do discurso proposta por Teun Van Dijk (2003). As principais descobertas permitem reconhecer que tais representações refletem cinco linhas temáticas principais: (1) Formação integral de um ser humano multidimensional; (2) Formação de um ser humano valioso; (3) Formação integral, aprendizagem de uma língua estrangeira e aproximação a diferentes culturas; (4) Formação integral, ensino das línguas estrangeiras e pessoas autônomas; (5) Formação integral e competência comunicativa em língua estrangeira. Observou-se que as representações dos docentes sobre a formação integral têm uma marcada ênfase ética – moral, valores e normas – e que ela, analisada desde o ensino da língua estrangeira, não se deve reduzir ao uso de estruturas linguísticas básicas em contextos de comunicação imediatos e quotidianos.
Downloads
Referências
Álvarez, C., & González, E. (1998). Lecciones de Didáctica General. Bogotá, Colombia: Edinalco Ltda.
Chávez, J. (1998). Introducción a la Pedagogía General. Manuscrito inédito.
Castorina, J. (Ed.). (2005). Construcción conceptual y representaciones sociales. El conocimiento de la sociedad. Buenos Aires, Argentina: Editorial Miño y Dávila.
Constitución Política de Colombia. (1991). Bogotá, Colombia: Panamericana Editorial.
Delors, J. (1996). La educación encierra un tesoro. Madrid, España: Ediciones UNESCO.
Díaz, A., & Quiroz, R. (2005). Educación, instrucción y desarrollo. Medellín, Colombia: Imprenta Universidad de Antioquia.
Díaz, A., & Carmona, N. (2010). Representaciones de los docentes de inglés sobre el proceso de formación integral: ¿qué descripción ofrecen de ella? Íkala, revista de lenguaje y cultura, 15(24), 173–203.
Echavarría, C. (2011). Concepciones de ciudadanía y de ejercicio ciudadano en un grupo de jóvenes en situación de protección. Revista Educación y Pedagogía, 23(59), 203–204.
Galeano, E. (2004). Diseño de proyectos en la investigación cualitativa. Medellín, Colombia: Fondo Editorial Universidad EAFIT.
González, A., Pulido, M., & Díaz, A. (2005). Modelo pedagógico de la Escuela de Idiomas de la Universidad de Antioquia. Medellín, Colombia: Editorial Universidad de Antioquia.
Hernández, R., Fernández, C., & Baptista, L. (1998). Metodología de la investigación. México, DF, México: Editorial McGraw Hill.
Maldonado, M. (2001). Las competencias, una opción de vida. Metodologías para el diseño curricular. Bogotá, Colombia: Ecoe Ediciones.
Ministerio de Educación Nacional. (1994). Ley General de Educación. Bogotá, Colombia: Ediciones FECODE.
Ministerio de Educación Nacional. (1999). Lineamientos Curriculares para el Área de Idiomas Extranjeros. Bogotá, Colombia: Editorial Delfín Ltda.
Ministerio de Educación Nacional (2006). Estándares básicos de Competencias en lengua extranjera: inglés. Bogotá, Colombia: Imprenta Nacional.
Orrego, L., & Díaz, A. (2010). Empleo de estrategias de aprendizaje de lenguas extranjeras: Inglés y francés. Íkala, revista de lenguaje y cultura, 15(24), 105–142.
Orozco, L. (2002). La formación integral como base para definir estrategias de un pensamiento lúcido y pertinente. Revista Debates, 32, 26–38.
Priest, S. (1994). Teorías y filosofías de la mente. Madrid, España: Editorial Cátedra.
Tobón, S. (2010). Formación integral y competencias. Pensamiento complejo, currículo, didáctica y evaluación. Bogotá, Colombia: Ecoe Ediciones.
Van Dijk, T. (2003). El discurso como estructura y proceso. Barcelona, España: Editorial Gedisa.
Valera, O. (1998). Problemas actuales de la Pedagogía y de la Psicología Pedagógica. Bogotá, Colombia: EDITEMAS AVC.
Vanegas, M. (2010). Más allá del sentido común: Representaciones sociales de la enseñanza del idioma inglés en el marco del Plan Nacional de Bilingüismo. (Tesis de maestría inédita). Universidad de Antioquia, Medellín, Colombia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Íkala, Revista de Lenguaje y Cultura
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.